REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS

• 4065 Respostas
  • 1136444 Visualizações
*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7238
  • Recebeu: 8184 vez(es)
  • Enviou: 5612 vez(es)
  • +10217/-2955
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #3825 em: Julho 30, 2025, 01:05:29 pm »
Portugal quer liderar dois projetos de rearmamento europeu, e adere a programa Security Action for Europe (SAFE) de empréstimos para Defesa

https://expresso.pt/politica/defesa/2025-07-29-portugal-quer-liderar-dois-projetos-de-rearmamento-europeu-e-adere-a-programa-de-emprestimos-para-defesa-ae70c174
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Duarte, Mentat

*

Mentat

• Perito
  • **
  • 559
  • Recebeu: 346 vez(es)
  • Enviou: 400 vez(es)
  • +85/-43
« Responder #3826 em: Julho 30, 2025, 02:17:19 pm »
Portugal quer liderar dois projetos de rearmamento europeu, e adere a programa Security Action for Europe (SAFE) de empréstimos para Defesa

https://expresso.pt/politica/defesa/2025-07-29-portugal-quer-liderar-dois-projetos-de-rearmamento-europeu-e-adere-a-programa-de-emprestimos-para-defesa-ae70c174

Sendo ainda algo vago, são ambas belas notícias. Veremos na prática que projetos são esses, quanto se vai pedir emprestado e em que moldes.
Eppur si muove.

*

dc

• Investigador
  • 10306
  • Recebeu: 5288 vez(es)
  • Enviou: 865 vez(es)
  • +5382/-1297
« Responder #3827 em: Julho 30, 2025, 05:46:40 pm »
A notícia fala imediatamente dos KCs e dos STs.  :snip:

A ver vamos se não são esses os dois "projectos" dos quais Portugal quer ser "líder".

*

Duarte

• Investigador
  • 5088
  • Recebeu: 868 vez(es)
  • Enviou: 2355 vez(es)
  • +3251/-1468
« Responder #3828 em: Julho 30, 2025, 11:31:49 pm »
Portugal plans $4.6 billion in port investments by 2035, mostly private

Os 1.5% para infraestruturas?  8)

https://www.reuters.com/markets/commodities/portugal-plans-46-billion-port-investments-by-2035-mostly-private-2025-07-30
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7238
  • +10217/-2955
« Responder #3829 em: Julho 31, 2025, 11:38:00 am »
Os 1.5% para infraestruturas?  8)

Claro, tudo o que servir para aldrabar, perdão, inflacionar as percentagens.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Duarte

*

Duarte

• Investigador
  • 5088
  • Recebeu: 868 vez(es)
  • Enviou: 2355 vez(es)
  • +3251/-1468
« Responder #3830 em: Agosto 01, 2025, 06:38:08 pm »
Portugal formalizes interest in joining the program for Defense loans

The projects presented include munitions, satellite systems, land systems, naval platforms, unmanned systems, and other capabilities.

https://www.portugalpulse.com/portugal-formalizes-interest-in-joining-the-program-for-defense-loans

слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L

*

nelson38899

• Investigador
  • 5687
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 910 vez(es)
  • +761/-2759
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, JohnM

*

sivispacem

• Investigador
  • 1703
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 1039 vez(es)
  • +464/-618
« Responder #3832 em: Agosto 06, 2025, 10:13:43 pm »
https://www.dn.pt/sociedade/ministro-da-defesa-cronologia-ao-mil%C3%ADmetro-meta-dos-2-ser%C3%A1-cumprida-sem-contabilidade-criativa?fbclid=IwY2xjawMAnthleHRuA2FlbQIxMQABHhcI8fFOapHVsULyuIAZu0bMGB1fpvsmDpLoy_dWQEA8TtQVCCdpAUg_wksN_aem_nbp4ne3Orin-sgQBKYVs3g

ia postar o mesmo link  :)

Lido o artigo a correr, uma coisa me chocou - Portugal tem a 2ª maior percentagem de despesas com pessoal, apenas atrás da Itália, mas no entanto o efectivo continua a estar quase 10.000 abaixo do que deveria ser.
É caso para perguntar se o total do orçamento da Defesa seria suficiente para pagar os salários do efectivo caso os números estivessem a 100%.
E que Defesa teríamos, sem meios e sem dinheiro para os adquirir....
Cumprimentos,

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, P44

*

JohnM

• Investigador
  • 1768
  • Recebeu: 1237 vez(es)
  • Enviou: 540 vez(es)
  • +353/-56
« Responder #3833 em: Agosto 06, 2025, 10:15:28 pm »
https://www.dn.pt/sociedade/ministro-da-defesa-cronologia-ao-mil%C3%ADmetro-meta-dos-2-ser%C3%A1-cumprida-sem-contabilidade-criativa?fbclid=IwY2xjawMAnthleHRuA2FlbQIxMQABHhcI8fFOapHVsULyuIAZu0bMGB1fpvsmDpLoy_dWQEA8TtQVCCdpAUg_wksN_aem_nbp4ne3Orin-sgQBKYVs3g

Interessante como a primeira coisa que é mencionada ainda para este ano são novas fragatas (mesmo antes dos programas que já estamos todos fartos de conhecer, como os NPO e os ST) e depois fala explicitamente em defesas antiaéreas de baixo e de médio alcance. Aguardemos por novidades, mas assim à primeira, parece-me encorajador…
Se forem fragatas, serão novas ou usadas? O dinheiro tem que ser gasto em 2025, só já têm 5 meses para o gastar, por isso é certo que não deverá haver concurso, deverá ser uma solução negociada Estado-a-Estado… agora, com que Estado? Mistério…

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7238
  • +10217/-2955
« Responder #3834 em: Agosto 07, 2025, 08:16:24 am »
Interessante como a primeira coisa que é mencionada ainda para este ano são novas fragatas (mesmo antes dos programas que já estamos todos fartos de conhecer, como os NPO e os ST) e depois fala explicitamente em defesas antiaéreas de baixo e de médio alcance. Aguardemos por novidades, mas assim à primeira, parece-me encorajador…
Se forem fragatas, serão novas ou usadas? O dinheiro tem que ser gasto em 2025, só já têm 5 meses para o gastar, por isso é certo que não deverá haver concurso, deverá ser uma solução negociada Estado-a-Estado… agora, com que Estado? Mistério…

Espero bem que o soundbyte "... falo de fragatas para a Marinha" não seja a modernização das Vasco da Gama, caso contrário este Governo vem provar novamente que é mais do mesmo. Não me admiraria, muito sinceramente, mas para já vou dar o benefício da dúvida ao João Teixeira.

Depois sempre quero ver se a contabilidade criativa é ou não conversa.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, P44

*

Drecas

• Investigador
  • 2573
  • Recebeu: 1151 vez(es)
  • Enviou: 210 vez(es)
  • +599/-243
« Responder #3835 em: Agosto 07, 2025, 10:04:05 am »
Uns 2 meses atrás veio o Ministro das Finanças dizer que estavam há procura de despesas noutros ministérios para os 2%

Agora vem o Nuno Melo dizer que não vai haver contabilidade creativa e que isso é "conversa"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

LM

• Investigador
  • 3678
  • Recebeu: 1804 vez(es)
  • Enviou: 4638 vez(es)
  • +2601/-164
« Responder #3836 em: Agosto 07, 2025, 01:36:32 pm »

Espero bem que o soundbyte "... falo de fragatas para a Marinha" não seja a modernização das Vasco da Gama, caso contrário este Governo vem provar novamente que é mais do mesmo. Não me admiraria, muito sinceramente, mas para já vou dar o benefício da dúvida ao João Teixeira.

Fiquei, repentinamente, muito pessimista e triste... depois de ter ficado surpreendido e feliz com as declarações do Ministro.  :o

Vou-me "agarrar" às declarações do Presidente da idD, que também referiu "no caso da Marinha, como as NOVAS fragatas, também vão ter de ser decididos em breve"... o que não é nada certo, que MEKO com radar novo vs fragata nova é um saltinho.  :-\

Pior é o @P44, que já mandou vir poster de um projecto alemão e da sua empresa favorita no Brasil...  :mrgreen:
« Última modificação: Agosto 07, 2025, 01:38:41 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

dc

• Investigador
  • 10306
  • Recebeu: 5288 vez(es)
  • Enviou: 865 vez(es)
  • +5382/-1297
« Responder #3837 em: Agosto 07, 2025, 01:55:53 pm »

Lido o artigo a correr, uma coisa me chocou - Portugal tem a 2ª maior percentagem de despesas com pessoal, apenas atrás da Itália, mas no entanto o efectivo continua a estar quase 10.000 abaixo do que deveria ser.
É caso para perguntar se o total do orçamento da Defesa seria suficiente para pagar os salários do efectivo caso os números estivessem a 100%.

O que é verdadeiramente chocante, é que os salários dos militares portugueses nem sequer são tão altos como na grande maiorias dos países europeus. Basta comparar com a Bélgica, Holanda, Dinamarca, Noruega, etc, e vemos que gastamos muito com pessoal, para salários tão baixos.

Certamente estão a ser contabilizados salários da GNR, o que inflaciona tremendamente o valor. É a única forma que vejo de se gastar cerca 2900M anualmente com pessoal.

Pois, essa será a questão crítica. Vamos ver se é desta que ouvimos algo relativo à compra.

O mesmo para defesas aéreas de curto e sobretudo médio alcance.

Pena é continuar-se a não falar de munições. Em particular para F-16, que seria uma das maneiras mais rápidas de investir dinheiro em capacidade de combate a curto prazo.

*

PTWolf

• Investigador
  • 1300
  • Recebeu: 635 vez(es)
  • Enviou: 3519 vez(es)
  • +1406/-326
« Responder #3838 em: Agosto 07, 2025, 02:11:11 pm »

A resposta talvez em cortar em muitas gorduras e mordomias...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

P44

• Investigador
  • 21658
  • Recebeu: 7457 vez(es)
  • Enviou: 8441 vez(es)
  • +8162/-13624
« Responder #3839 em: Agosto 07, 2025, 03:47:48 pm »

Fiquei, repentinamente, muito pessimista e triste... depois de ter ficado surpreendido e feliz com as declarações do Ministro.  :o

Vou-me "agarrar" às declarações do Presidente da idD, que também referiu "no caso da Marinha, como as NOVAS fragatas, também vão ter de ser decididos em breve"... o que não é nada certo, que MEKO com radar novo vs fragata nova é um saltinho.  :-\

Pior é o @P44, que já mandou vir poster de um projecto alemão e da sua empresa favorita no Brasil...  :mrgreen:

Nunca mais te conto nada
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Charlie Jaguar