Sistema maffs duvido muito...até porque o potencial das aeronaves c-130h está a atingir alguns limites e a operação em ambiente de incêndio não deve ser uma realidade por outras lacunas existentes.
O sistema maffs da FAP é a versão 1 que implicava ter a descarga do "autocarro" maffs pela rampa traseira...a versão 2 que nunca tivemos faz a descarga através de uma adaptação nas portas laterais, o que é bem mais eficiente e menos perigoso para a aeronave e tripulação.
E nos últimos anos nunca vi nos meios contratados calda retardante...é sempre água, água e mais água...muitas vezes salgada....
Por isso, enterrem lá o MAFFS de uma vez por todas.
Breve resumo do que está por cá publicado.
A FAP teve o 1 mas isso foi para a sucata nos anos 90.

Tanto o MAFFs 1 como o 2 podem usar água. Uma foto de um C130H da FAP e outra da USAF (a calda cá pela Europa, segundo consta não pode ser usada por motivos ambientais).


Segundo o US Forest Service o sistema MAFFS 1 e 2 é de emergência. Só é activado quando não existe mais nada, seja contratado ou com possibilidade de ser activado. Aliás, o mesmo debate de "eficácia" estende-se aos EUA, e inclusive o Brasil que é usuário do Maffs 1, quanto muito usa 2 vezes ao ano. A diferença entre o 1 e o 2, além do que o Raphael adiantou, é que este último é usado com a cabine pressurizada (graças aos sistema adaptado às portas laterais)pelo que pode operar de maiores altitudes.
https://www.fs.fed.us/managing-land/fire/planes/maffsThe U.S. Forest Service contracts with private companies to provide airtankers to drop fire retardant as part of wildfire suppression efforts. But during periods of high wildfire activity, often there aren’t enough contracted airtankers to meet demands. That’s where Modular Airborne Fire Fighting Systems (MAFFS) come in.
Segundo o fire aviation (o CJ também já tinha postado algo semelhante), o C295W é que levara o sistema roll-on/roll-off de tanques internos, pelo que os nossos teriam além de adquirir o sistema, receber o upgrade para esta versão.
https://fireaviation.com/tag/c295/The system installed in the C295W will consist of two roll-on/roll-off internal tanks which can be removed after the fire season. The aircraft will then be available for its conventional role as a ramp-equipped, multi-role transport able to carry cargo, troops, paratroops, or stretchers.

O C130H está no fim da sua vida útil e só estará em serviço até à vinda do Kc, o qual para já não está certificado para usar o MAFFS1 nem o 2. Quanto muito o sistema poderia ser adquirido para "justificar" a compra, mas depois existiriam os inevitáveis problemas de quando, como e em que circunstância seria activado.
Cumprimentos