Anthropos com o devido respeito esquece o C130 ou acft semelhantes para o Combate aos FF o tempo perdido em reabastecer de retardante/agua ou o que quer que seja torna este equipamento nada adequado e apenas uma perda de tempo/dinheiro se alguma vez operar nos ditos Combates aos FF !
Os meios médios/pesados tem de possuir capacidade de atestar os tanques em rios/lagos/lagoas/mar etc o que torna os ditos equipamentos muito mais adequados e eficazes nas suas missões !!!
Não te preocupes que não duvido disso, nunca fui defensor dessa coisa de pôr os C130 a combater incêndios, até porque me parece uma simples coisa de "pessoal, se for eu que mande, é já pôr a FA a combater incêndios!". Politiquices vazias de quem pouco ou nada sabe.
Quanto aos Helis apesar de na foto teres um 101, acho que sim são uma mais valia não só como unidades de combate mas como unidades para posicionar as equipas de combate inicial aos FF, também.
Abraços
Eu vou explicar o contexto, que me falhou. O sr Miguel Mattos Chaves é um prof universitário, e militante do CDS que está sempre com ideias espectaculares. Uma delas é "meter a FA toda contra os incêndios", e naquele post fala de porque é que os Puma já não estão a fazer combate aos incêndios. Entretanto mete um EH101 nos comentários como exemplo de um Puma.
Ou seja, este, para mim, é um exemplo das politiquices de quem pouco sabe mas que muito quer mandar. Era só essa a minha questão.
Abraço e peço desculpa pela confusão