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Substituiçao dos F-16's

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Duarte

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5655 em: Dezembro 07, 2025, 07:51:53 pm »
E existem potenciais compradores para os F-16?
O Brasil não precisa de caças?  :mrgreen:

Mais depressa Chile ou Argentina, não só para os F-16, mas se calhar compram as Meko também..

Ou então aproveitar o programa Alemão Ringtausch de troca de material militar para ajudar a Ucrânia. Enviamos F-16 e recebemos desconto em EF.
« Última modificação: Dezembro 08, 2025, 05:33:00 pm por Duarte »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5656 em: Dezembro 07, 2025, 08:31:37 pm »
E existem potenciais compradores para os F-16?
O Brasil não precisa de caças?  :mrgreen:

Mais depresso Chile ou Argentina, não só para os F-16, mas se calhar compram as Meko também..

Ou então aproveitar o programa Alemão Ringtausch de troca de material militar para ajudar a Ucrânia. Enviamos F-16 e recebemos desconto em EF.


O Brasil, o Chile ou a Argentina compram se quiserem. É com eles.

Mas, quanto a alguns foristas se divertirem a rebaixar o Brasil com a ideia de eles comprarem a nossa sucata, digo o seguinte;
1)  Com a compra de SAAB Gripen E e com o acesso a tecnologia e capacidade de alteração dos sistemas do caça (que negociaram e PAGARAM) e...
2)  Com o avanço tecnológico dos sistemas desse aparelho...
... esses pobres zucas que querem rebaixar vão estar em melhores condições para um programa futuro de Geração 6 que nós (ricos :mrgreen: ) estaremos se optarmos apenas por F-35. Porque com o F-35, só vamos aprender a usá-lo. nenhuma empresa portuguesa vai aprender nada sobre tecnologia de 5ªG.

Portanto, se temos mesmo, mesmo que comprar F-35...   comprem.
Mas comprem também um 4.5 novo, e negoceiem como os brasileiros acesso aos sistemas e seu desenvolvimento.

Não vejo essa oportunidade vir de França.
Pode ser Gripen, num acordo como o do Brasil.
Pode ser Airbus, aproveitando o que já temos (joint venture Airbus CRITICAL).
O LUS-222 é moeda de troca com os dois.

Quanto a rebaixar o Brasil;
Quero ver as vossas caras quando lançarem á água o primeiro submarino nuclear.

Vejam:

From what we know, can we expect that Brazil will really build a nuclear powered submarine? Give me a short answer.


Yes saabGripen.
Brazil is firmly advancing its nuclear submarine program, with contracts signed, milestones reached, and the first vessel — the Álvaro Alberto — scheduled for delivery in the 2030s.

Brazil has already completed the conventional phase of its PROSUB program and shifted full focus to the nuclear-powered submarine, backed by significant investment and international cooperation with France.


 

« Última modificação: Dezembro 07, 2025, 08:34:09 pm por saabGripen »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5657 em: Dezembro 08, 2025, 05:09:12 pm »
Também na edição deste mês da "AirForces Monthly".



Agora só falta conhecer em detalhe o pacote da Airbus.  c56x1
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5658 em: Dezembro 08, 2025, 05:22:38 pm »
Também na edição deste mês da "AirForces Monthly".



Agora só falta conhecer em detalhe o pacote da Airbus.  c56x1

Pelo que sei, Typhoon, A-400M e MRTT+Caracal.
Lets wait...
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5659 em: Dezembro 08, 2025, 05:40:03 pm »

Pelo que sei, Typhoon, A-400M e MRTT+Caracal.
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Querem ver que com a nova política externa dos EUA, vai ser 1 Esq. EF novos e 1 Esq. EF usados... :o
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5660 em: Dezembro 08, 2025, 05:55:47 pm »
Muito bem visto... O Charlie Jaguar já tinha publicado anteriormente, passo a citar: "É um rumor e naturalmente vale o que vale, mas começou esta semana a circular na FAP que "os primeiros Eurofighter poderão chegar a Monte Real no 1º semestre de 2030", para alegadamente equipar a Esq. 201 "Falcões"."

Pode ser que os supostos "Usados e modernizados" sejam para o 1º Esq. de EF, e depois venham gradualmente os novos para a 2º Esq.

Vamos esperar pacientemente!
 

Pelo que sei, Typhoon, A-400M e MRTT+Caracal.
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Querem ver que com a nova política externa dos EUA, vai ser 1 Esq. EF novos e 1 Esq. EF usados... :o
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5661 em: Dezembro 08, 2025, 06:36:20 pm »
Também na edição deste mês da "AirForces Monthly".



Agora só falta conhecer em detalhe o pacote da Airbus.  c56x1

O interesse no Caracal é que se me escapa um pouco, confesso. Seria para substituir o EH 101 em todas das suas missões?
Mas não ia ser feita a sua actualização com a Leonardo? Ou seria apenas para missões CSAR (já existindo uma versão na FAP para esse fim, no papel)?

Depois há a questão da autonomia, muito inferior ao EH (pelo que vi, sem tanques adicionais nem aos Açores consegue chegar, o que teria fortes implicações nas missões SAR).
Mas posso estar enganado  :)

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5662 em: Dezembro 08, 2025, 07:10:24 pm »
Também na edição deste mês da "AirForces Monthly".



Agora só falta conhecer em detalhe o pacote da Airbus.  c56x1

Pelo que sei, Typhoon, A-400M e MRTT+Caracal.
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Falta saber que elementos da lista ficam de borla.  ;)

Não esquecer que a AIRBUS já é dona de terrenos em Santo Tirso, ao lado da fábrica atual, que dão para erguer outra mais ou menos do mesmo tamanho.

Espero não termos que esperar muito.
Mas, se o gov vê a necessidade de atualizar a "Estratégia"... é um ano para um painel de velhotes pensarem. Um ano - depois de começar.
« Última modificação: Dezembro 08, 2025, 07:11:57 pm por saabGripen »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5663 em: Dezembro 08, 2025, 07:35:49 pm »
Os últimos desenvolvimentos dos States relativamente à Europa podem ter sido a machadada final no 35...
Resta saber saber se para único proveito da AIRBUS,  ou se escancarou as portas também ao GRIPEN.
João Pereira
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5664 em: Dezembro 08, 2025, 07:57:27 pm »
Os últimos desenvolvimentos dos States relativamente à Europa podem ter sido a machadada final no 35...
Resta saber saber se para único proveito da AIRBUS,  ou se escancarou as portas também ao GRIPEN.

Os acionistas e empregados da LM devem estar muitos contentes com o génio dos negócios.  ???
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5665 em: Dezembro 08, 2025, 08:02:23 pm »
Os últimos desenvolvimentos dos States relativamente à Europa podem ter sido a machadada final no 35...
Resta saber saber se para único proveito da AIRBUS,  ou se escancarou as portas também ao GRIPEN.

Isso é bastante discutível e algo prematuro de afirmar. A verdade é que os clientes europeus do Lightning II têm vindo a crescer, e a grande maioria das nações do Velho Continente que já o operam têm inclusivamente apostado na aquisição de mais exemplares, não menos. Mas vamos ver que impacto prático, se algum, terá na Europa o recentemente divulgado NSS da administração Trump.

Por cá, e tal como temos vindo a falar neste tópico, o que continua de pé será um eurocanard (diria Typhoon com 80% de hipóteses vs. Gripen E com 20%) e F-35A Block 4. O Eurofighter terá neste momento clara vantagem, até porque permitirá mais tarde a entrada na 6ª geração europeia de caças.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5666 em: Dezembro 08, 2025, 08:42:47 pm »
Os últimos desenvolvimentos dos States relativamente à Europa podem ter sido a machadada final no 35...
Resta saber saber se para único proveito da AIRBUS,  ou se escancarou as portas também ao GRIPEN.

Isso é bastante discutível e algo prematuro de afirmar. A verdade é que os clientes europeus do Lightning II têm vindo a crescer, e a grande maioria das nações do Velho Continente que já o operam têm inclusivamente apostado na aquisição de mais exemplares, não menos. Mas vamos ver que impacto prático, se algum, terá na Europa o recentemente divulgado NSS da administração Trump.

Por cá, e tal como temos vindo a falar neste tópico, o que continua de pé será um eurocanard (diria Typhoon com 80% de hipóteses vs. Gripen E com 20%) e F-35A Block 4. O Eurofighter terá neste momento clara vantagem, até porque permitirá mais tarde a entrada na 6ª geração europeia de caças.

Se a AIRBUS nos oferecer uma excelente proposta para participar na 6a geração, será porque a SAAB nos oferece uma excelente proposta.
Isto porque a SAAB de certeza absoluta está a criar um plano para participar na 6a geração.

Portanto - bons tempos para Portugal.
 
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5667 em: Hoje às 02:30:53 pm »

Pelo que sei, Typhoon, A-400M e MRTT+Caracal.
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Querem ver que com a nova política externa dos EUA, vai ser 1 Esq. EF novos e 1 Esq. EF usados... :o

Eu acho que a malta aqui está a atirar foguetes, para aquilo que seria uma compra péssima para a FAP.

Criou-se a ilusão que um Governo vai estar disposto a comprar Typhoon e F-35 ao mesmo tempo, quando na verdade a FAP vai engolir o sapo dos Typhoon, e a única opção que vai ser aceite pelo Governo daí para a frente, é com mais Typhoon, adiando o salto geracional por 2/3 décadas.

É mais uma decisão tomada em cima do joelho, que pode ter consequências graves para o futuro do ramo.

E a questão orçamental não é de todo realista. Mesmo um pacote Airbus com apenas 20 Typhoon, 2 A-400 e 2 MRTT, custaria pelo menos 2500M, com a modernização Typhoon a custar uns 1500M. Depois de gastar mais de 4000M, alguém acredita que a FAP vai receber outros 4000M para 20 F-35, pouco tempo depois?  ::)
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5668 em: Hoje às 02:55:17 pm »
Da mesma forma que a MP está a dar um salto tecnológico impressionante com a aquisição das novas fragatas,  introduzido valências que pareciam miragens há poucos dias, a FAP deverá seguir-lhe os passos num futuro próximo.
Além disso, com a complementaridade e interligação e partilha de dados que os novos equipamentos militares permitem, há uma aquisição que, pelas capacidades acrescidas traria ao nosso sistema de defesa, considero prioritária. Meios AEW&C.
Nesse ponto, penso que seria pacífico olhar para a SAAB como o principal potencial fornecedor, seja na configuração BOMBARDIER, seja noutra entretanto considerada.
E aí,  inevitavelmente, deveremos estar a falar da EMBRAER ou AIRBUS.
A AIRBUS nunca chegou a integrar essa capacidade no A330, apesar de a ter proposto ao Reino Unido.
Já a EMBRAER possibilita a instalação no E145 e tem em estudo a instalação no KC-390.
Isso leva-nos a uma conclusão.
Se realmente quisermos avançar nesse sentido, e partindo do princípio que é mais ou menos certa a vinda de um pacote AIRBUS com EF, A400 e 330MRTT, caso este não inclua meios AEW&C, a EMBRAER posiciona-se como principal possível fornecedor, sobretudo se pensarmos que já somos parceiros noutros projectos.
Por outro lado, há uma forte ligação entre esta e a SAAB, com objectivos comuns.
Desta forma,  muito provavelmente a SAAB irá preparar um pacote onde incluirá,  para além do GRIPEN,  um AEW&C instalado numa plataforma EMBRAER,  puxando esta para o negócio como argumento de venda,  o que se entende.
Independentemente do que se decida, cada vez mais vejo a possibilidade de operarmos 2 caças europeus como uma realidade.
O alinhamento entre questões políticas resultantes das últimas ações americanas, com a inclusão praticamente obrigatória de um caça europeu na FAP e, caso se confirme,  a decisão de avançar para AEW&C,  faz-me pensar que essa realidade estará cada vez mais próxima, assim como o dito salto geracional.
A outra opção é simples.
EF + F35 e a compra do AEW&C à SAAB.
Resta saber se destes três não teremos de sacrificar um.

Não adianta comparar a compra de fragatas da MGP, por uns 3000M através do SAFE, e que representam um salto tecnológico grande, com pseudo-programas da FAP para os quais não existe sequer orçamento.

Desse programa tirado da cartola, os Typhoon usados + MLU custariam cerca de 3000M, e representariam um salto tecnológico muito mais reduzido do que o sucedido com as fragatas.
Ao incluírem A-400, MRTT, F-35 e AWACS, o salto tecnológico já seria maior, mas também seriam os custos.

Typhoon + A-400 + MRTT facilmente custariam 4000M+, com 20 F-35 novos a custar outros 4000M, e 2 mísero AWACS a custar perto de 1000M.

Um investimento de 9000M, que não inclui custos de operação, nem inclui a necessidade de substituir o Typhoon por 6G 15 anos mais tarde (soma mais 5000M pelo menos).

Olhando para estes valores, como é que há quem acredita que vamos ter isto tudo?


E depois tens a questão do pessoal. Tens falta de pessoal na actual FAP. Mas magicamente essa falta de pessoal deixa de existir ao duplicar o número de modelos de aeronave ao serviço do ramo?

Ou seja, a frota P-3 até há bem pouco tempo tinha apenas 2 ou 3 tripulações completas. Mas do nada, dá para operar 6 KC, 2/3 A-400, 2 MRTT, 2 AEW, 5-7 P-3, fora tudo o resto, e ainda 2 modelos de caças, de 25 para 40 aeronaves?  ???
Este pessoal todo (que não é só tripulações, é também mecânicos dedicados a cada modelo de avião) caiu das árvores? A FAP duplicou o número de pessoal em todas as especialidades, e ninguém nos contou?


Nós até podemos falar de aeronaves AEW, no devido tópico. Mas temos que ser realistas. E a realidade portuguesa diz que para a FAP faz mais sentido uma variante AEW do EuroDrone (mais barato e em maior número), por falta de tripulações suficientes para uma aeronave tripulada com essas funções.
 
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