FAP SEGUNDO MINHA VISÃO

  • 119 Respostas
  • 44611 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10902
  • Recebeu: 6442 vez(es)
  • Enviou: 5019 vez(es)
  • +8584/-2118
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #105 em: Janeiro 06, 2023, 10:08:48 am »
Muito obrigado amigo Luis e desejo igualmente votos de bom ano!
Apenas comecei há pouco mais de um ano a interessar-me pelo mundo da aviação pelo que tenho ainda muito a aprender!

 Com o Simões estás em muito boas mãos!

Como é que eu nunca me lembrei de utilizarmos também por cá o P-3 para combate a incêndios... imperdoável da minha parte. :domador:

Olha que os 314 também vem preparados para o combate aos FF.
Não sabias pois não?? :mrgreen:

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7305
  • Recebeu: 8303 vez(es)
  • Enviou: 5668 vez(es)
  • +10219/-2955
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #106 em: Janeiro 06, 2023, 11:26:30 am »
Olha que os 314 também vem preparados para o combate aos FF.
Não sabias pois não?? :mrgreen:

Ah, deve ser para combater os incêndios "à sueca", gamando as GBU-12 aos F-16. Que cabeça a minha! :mrgreen:

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7305
  • Recebeu: 8303 vez(es)
  • Enviou: 5668 vez(es)
  • +10219/-2955
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #107 em: Janeiro 06, 2023, 11:35:52 am »
6 Embraer E195 e apenas 2 Canadair?
20 M-346 e apenas 10 F-35?

Isso é que são as prioridades todas trocadas. Com tantos E-jets na FAP, aí é que os políticos e chefias andavam aí a voar de um lado para o outro como se fossem celebridades em jactos privados.  :mrgreen:

A United vai encostar os 38 E175 que possui na frota, é aproveitar!  :jaja2:

https://www.flightglobal.com/fleets/united-confirms-it-will-park-up-to-38-embraer-e175-jets-in-favour-of-mesa-crj900s/151495.article
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mafets

*

sidewinder

  • Membro
  • *
  • 9
  • Recebeu: 7 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-1
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #108 em: Fevereiro 21, 2025, 11:56:38 am »
Se posso dar uma opiniao em relação a visao da FAP.

6 C-130J super hercules
10/12 C-27J Spartan
2 A330 MRTT
Mantendo e actualizando os actuais P3C CUP PLUS (BA11 e destacamento na BA4) para depois entrar no programa do airbus A321MPA
EH101 modernizados e mantendo a frota na BA4.
Aposta nos helicopteros da leonardo para realizar missoes do koala
M346 missao deixada para tras apois o phase out do AJET
Super tucano para substituir os actuais TB30
Manter a aposta no Black hawk para uso militar e civil
F-16V block 70/72 na BA5 e destacamento na BA4
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 10244
  • Recebeu: 4063 vez(es)
  • Enviou: 1268 vez(es)
  • +4168/-7027
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #109 em: Fevereiro 21, 2025, 12:07:19 pm »
O TB30 faz treino Básico enquanto que o ST A29 faz treino avançado. O Tucano A27 da mesma empresa é que faz treino básico.  ;)



Saudações

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 10346
  • Recebeu: 5324 vez(es)
  • Enviou: 866 vez(es)
  • +5382/-1312
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #110 em: Fevereiro 21, 2025, 02:58:53 pm »
Se posso dar uma opiniao em relação a visao da FAP.

6 C-130J super hercules
10/12 C-27J Spartan
2 A330 MRTT
Mantendo e actualizando os actuais P3C CUP PLUS (BA11 e destacamento na BA4) para depois entrar no programa do airbus A321MPA
EH101 modernizados e mantendo a frota na BA4.
Aposta nos helicopteros da leonardo para realizar missoes do koala
M346 missao deixada para tras apois o phase out do AJET
Super tucano para substituir os actuais TB30
Manter a aposta no Black hawk para uso militar e civil
F-16V block 70/72 na BA5 e destacamento na BA4

Já temos C-295 e KC-390, não fazia sentido trocar pelos concorrentes só porque sim.
Agora seria diferente era vender 2 KC-390, para comprar 2 MRTT.
Fazia sentido era modernizar os C-295, incluindo a conversão dos 2 VIMAR para MPA (e adicionar a lança de abastecimento).

O Super Tucano é demasiado caro e complexo para a função do TB-30 - outros países têm optado por aeronaves de treino bem mais baratas para esse fim.
O M-346 seria uma opção tal como qualquer outra a jacto para treino avançado. No entanto, se era para gastar dinheiro num modelo a jacto, que fosse uma versão armada, para ter "duplo uso". Se é só para fazer treino, sai mais barato enviar os pilotos para uma escola internacional, e o resto do valor investido nas esquadras operacionais.
O Super Tucano não é carne nem peixe. Realisticamente não se adequa para substituir os TB-30 nem os Alpha Jet, para um país que planeia mais tarde ou mais cedo saltar para a 5ª geração.

Nos Koala não se mexe mais. O grosso das missões militares de helicópteros, deveria ser desempenhada pelos UH-60.
 

*

Pneucareca

  • Membro
  • *
  • 113
  • Recebeu: 66 vez(es)
  • Enviou: 872 vez(es)
  • +176/-190
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #111 em: Fevereiro 21, 2025, 07:00:16 pm »
Uma atualização à minha visão do futuro (combinado com o que se espera no futuro proximo) da FAP:

PATRULHAMENTO MARITIMO/FISCALIZAÇÃO/SALVAMENTO/APOIO/TRANSP./AJ.RÁDIO/CARGA
A400M - 2
KC-390 - 5
C-295M - 12 (com atualização)
P-3 ORION - 9   -»  A321 MPA - 6
FALCON 8x- 2 

TREINO
SR22 - 7
SUPER TUCANO - 12
M346 - 6

GUERRA ELECTRONICA/ATAQUE SOLO/RECON/INTERCEPÇÃO/BOMBER
F-16 - 28 -»  (18 em simultâneo com o F-35A até 2040) e futura substituição por 24 M-356FA)
F-35A - 17

HELIS
AW-119 -7
UH-60 - 9
AW-101 - 12

COMBATE A INCENDIOS
CL-515 - 4

DRONES
OGASSA - 12
AR5 - 5
EURODRONE - 5
« Última modificação: Fevereiro 22, 2025, 11:38:50 am por Pneucareca »
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1882
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1112/-1995
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #112 em: Fevereiro 21, 2025, 07:30:30 pm »
Uma atualização à minha visão do futuro (combinado com o que se espera no futuro proximo) da FAP:

PATRULHAMENTO MARITIMO/FISCALIZAÇÃO/SALVAMENTO/APOIO/TRANSP./AJ.RÁDIO/CARGA
A400M - 2
KC-390 - 5
C-295M - 12 (com atualização)
P-3 ORION - 9   -»  A321 MPA - 6
FALCON 8x- 2 

TREINO BÁSICO
SR22 - 7
SUPER TUCANO - 12
M346 - 6

GUERRA ELECTRONICA/ATAQUE SOLO/RECON/INTERCEPÇÃO/BOMBER
F-16 - 28 -»  (18 em simultâneo com o F-35A até 2040) e futura substituição por 24 M-356FA)
F-35A - 17

HELIS
AW-119 -7
UH-60 - 9
AW-101 - 12

COMBATE A INCENDIOS
CL-515 - 4

DRONES
OGASSA - 12
AR5 - 5
EURODRONE - 5


Parece-me uma visão aceitavel.

Só não entendo o que a FAP faz com 5 AR5.

5 AR5 a equipar a BIMBY já parece adequado.
E dois em cada fragata e dois em cada NPO.
Só aí já dá 27.

Perguntem á TEKEVER quantos já mandaram para a Ucrânia.

Nas FFAA portugueses já deviam estar 1000 drones de vários tipos e tamanhos.

Feitos em Portugal.

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 10346
  • Recebeu: 5324 vez(es)
  • Enviou: 866 vez(es)
  • +5382/-1312
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #113 em: Fevereiro 21, 2025, 11:05:25 pm »
Um AR5 a operar a partir de uma fragata ou NPO...
 

*

Ghidra

  • Perito
  • **
  • 435
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 145 vez(es)
  • +263/-173
  • 🙈🙉🙊
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #114 em: Fevereiro 21, 2025, 11:31:47 pm »
Um AR5 a operar a partir de uma fragata ou NPO...
Para esses era um assim
 

*

Ghidra

  • Perito
  • **
  • 435
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 145 vez(es)
  • +263/-173
  • 🙈🙉🙊
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #115 em: Fevereiro 21, 2025, 11:35:47 pm »
Um AR5 consegue levantar voo na bimby?
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1882
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1112/-1995
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #116 em: Fevereiro 21, 2025, 11:55:59 pm »
Sorry

Confundi com AR6
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 10346
  • Recebeu: 5324 vez(es)
  • Enviou: 866 vez(es)
  • +5382/-1312
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #117 em: Fevereiro 22, 2025, 12:35:23 am »
Um AR5 a operar a partir de uma fragata ou NPO...
Para esses era um assim


Já ficava contente com o Camcopter S100. Seria o primeiro UAV VTOL com possibilidade de ser armado do país.

Sorry

Confundi com AR6

Também não é o AR6, que esse não existe. No máximo, será AR3 VTOL.
 

*

sidewinder

  • Membro
  • *
  • 9
  • Recebeu: 7 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-1
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #118 em: Outubro 29, 2025, 06:49:32 pm »
Outra opinião.

F16V block 70/72 monte real + destacamento na BA4
Futura aquisição de F35
Mantendo e actualizando os actuais P3C CUP PLUS (BA11 e destacamento na BA4) para depois entrar no programa do airbus A321MPA
Kc390 + 2 ou 3 A400M
2 A330 MRTT
Instrução realizada pelo G120, A29N e Leonardo M346
AW119 koala para instrução asa rotativa, treino com NOTP, transporte aereo tatico
AW101 para transporte aereo tatico e missoes de combate. busca e salvamento apenas para CSAR

A maior mudança que sugeria seria a FAP acabar com a busca e salvamento civil. Seja no continente, seja nas ilhas, essa responsabilidade passaria para a ANPC devidamente equipada. Acabar com o duplo uso e focar apenas na area militar,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo

*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1240
  • Recebeu: 629 vez(es)
  • Enviou: 805 vez(es)
  • +90/-9
Re: FAP SEGUNDO MINHA VISÃO
« Responder #119 em: Hoje às 07:00:23 pm »
Porque a época natalícia está a chegar, a minha visão de quem não percebe nada disto...

Upgrade 19 x F-16AM/BM → F-16V entre 2027 – 2030. Custo: €1,100M – €1,600M
Compra 12 x F-35A (pacote inicial) entre 2029 – 2033 (entregas) Custo: €1,700M – €2,500M
Compra 12 x GCAP (planeamento + compra futura) participação entre 2026 – 2038, e entregas 2038 – 2045. Custo: €1,900M – €4,400M (participação+aquisição; altamente variável)
Compra 6 x A321 MPA (substitui 11 P-3C) entre 2029 – 2033. Custo: €1,080M – €2,000M
Compra 2 x A400M (substitui 2 C-130H-30) entre 2028 – 2030. Custo: €320M – €460M
Compra 2 x A330 MRTT entre 2029 – 2032. Custo: €450M – €650M
6 x KC-390 entre 2023 – 2028. Custo €960M
Upgrade 12 x C-295M → C-295W entre 2028 – 2032. Custo: €60M – €100M
Compra 4 x LUS-222 entre 2028 – 2031. Custo: €60 M – €100 M
Compra 12 x SR-20 TRAC (substitui Chipmunk) entre 2026 – 2027. Custo: €8M
12 x A-29N (substitui TB-30) entre 2025 – 2027. Custo: €200M
2 x DHC-515 entre 2029 – 2030
2 x C-130H
Compra 4 x Embraer Praetor 600 (2 VIP + 2 AEW&C) (substitui Falcon 50/900) entre 2030–2034. Custo: €270M–€330M
Upgrade 12 Leonardo EH-101 Merlin entre 2028 – 2033. Custo: €150 – €220M
9 x AW-109 Koala
9 x UH-60L BlackHawk entre 2023 – 2026. Upgrade 4 UH-60A → UH-60L entre 2028 – 2030. Custo €15M – €30M

Total de investimento: €€8,273M – €13,558M
Duração: 2025 – 2045

Três grandes blocos de investimento:
• Caças de 4.5ª–6ª geração (F-16V, F-35A, GCAP) → cerca de 60 – 65% do total.
• Plataformas estratégicas (A321 MPA, A330 MRTT, A400M, KC-390) → cerca de 25%.
• Upgrades e treino (C-295W, EH-101, UH-60, A-29N, SR-20, Praetor 600) → cerca de 10%.

Reservar +15–25% sobre estes totais para variações contratuais, câmbio, armas, infraestrutura e imponderáveis.
Alienar todas as aeronaves substituídas ao longo de 2025 e 2045: €257,2M – €370,7M.