P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

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Duarte

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1035 em: Dezembro 22, 2025, 06:50:32 pm »

... então em princípio a Força Aérea terá interesse em contar com esta célula "60+03" (FAP "24812"). A acompanhar.

Poderá é ser para servir de vaca apenas, se não for recuperável?   
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sivispacem

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1036 em: Dezembro 22, 2025, 06:56:32 pm »
Entretanto, o "60+03/24812" permanece "grounded" nas Bermudas. Ainda ontem vi uma foto do mesmo, e segundo se diz por terras germânicas os alemães terão desistido do aparelho, não tendo intenções de o fazer voar mais. Por isso a batata quente passará para Portugal, e até agora não é claro se a FAP deseja ou não contar com esta célula.

Imagem captada na passada quarta-feira do "60+03" no Aeroporto Internacional das Bermudas.

(Crédito: P-3 Orion Research Group)



Sexta-feira uma fonte da Marinha Alemã comunicou ao P-3 ORG o seguinte:

Citar
The aircraft is deregistered in Germany and will be handed over to Portugal in January. Then it will be their business.

Portanto, a batata quente passará de facto em breve para as nossas mãos. Com o CEMFA a afirmar na recente entrevista ao DN que a frota de Orion irá ser reforçada de 5 para 11 aeronaves...

Citar
(...) Reforçámos igualmente a frota do P-3 no âmbito da vigilância e da segurança, passando de cinco para onze aeronaves, através de um protocolo com a Alemanha, que nos permitiu integrar seis aeronaves desta capacidade. Paralelamente, iniciámos o processo de modernização do P-3 em duas fases distintas. Encontra-se atualmente em curso a segunda fase dessa modernização, que vai conferir à aeronave uma maior capacidade de combate e introduzir uma nova vertente na vigilância, nomeadamente a capacidade de operar praticamente em tempo real, com elevada conectividade com outras capacidades. (...)

https://www.dn.pt/sociedade/general-cartaxo-alves-nunca-tivemos-tanta-gente-em-formao-na-fora-area-como-temos-agora

... então em princípio a Força Aérea terá interesse em contar com esta célula "60+03" (FAP "24812"). A acompanhar.

Curioso em saber como irá chegar cá....
Cumprimentos,
 

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Charlie Jaguar

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1037 em: Dezembro 22, 2025, 07:58:06 pm »
Poderá é ser para servir de vaca apenas, se não for recuperável?

Poderá, mas para isso terá de voar para Alverca ou Beja. Com os alemães a lavarem as mãos como Pôncio Pilatos, todas as responsabilidades inerentes ao estado e permanência do Orion nas Bermudas recaem para o Estado Português, logo diria ser importante arranjar maneira de rapidamente se encontrarem as condições para que as autoridades das Bermudas possam atribuir o respetivo CAA (Certificado de Avaliação de Aeronavegabilidade), de modo a que o P-3 possa encetar o ferry-flight em direção ao nosso país.


Curioso em saber como irá chegar cá....

A Força Aérea terá de enviar técnicos para averiguar o estado do aparelho. No entanto, a FAP tem o trunfo de praticamente 4 décadas de operação com este avião, algo que não aconteceu no caso alemão. Seja para uso operacional ou para fonte de peças, é importante contar com este Orion em território nacional.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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wyldething

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1038 em: Dezembro 22, 2025, 11:16:37 pm »
Poderá é ser para servir de vaca apenas, se não for recuperável?

Poderá, mas para isso terá de voar para Alverca ou Beja. Com os alemães a lavarem as mãos como Pôncio Pilatos, todas as responsabilidades inerentes ao estado e permanência do Orion nas Bermudas recaem para o Estado Português, logo diria ser importante arranjar maneira de rapidamente se encontrarem as condições para que as autoridades das Bermudas possam atribuir o respetivo CAA (Certificado de Avaliação de Aeronavegabilidade), de modo a que o P-3 possa encetar o ferry-flight em direção ao nosso país.


Curioso em saber como irá chegar cá....

A Força Aérea terá de enviar técnicos para averiguar o estado do aparelho. No entanto, a FAP tem o trunfo de praticamente 4 décadas de operação com este avião, algo que não aconteceu no caso alemão. Seja para uso operacional ou para fonte de peças, é importante contar com este Orion em território nacional.

Eu diria que a responsabilidade será do seguro da aeronave que embateu no P-3, ou da empresa de handling (não me recordo se estava a ser rebocada ou a taxiar)
 
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Charlie Jaguar

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1039 em: Hoje às 10:21:38 am »
Eu diria que a responsabilidade será do seguro da aeronave que embateu no P-3, ou da empresa de handling (não me recordo se estava a ser rebocada ou a taxiar)

E vamos lá ver se essa questão não se vai também transformar num imbróglio. Os alemães já se desligaram completamente deste assunto, agora temos de ser nós a avançar.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1040 em: Hoje às 11:45:24 am »
Eu diria que a responsabilidade será do seguro da aeronave que embateu no P-3, ou da empresa de handling (não me recordo se estava a ser rebocada ou a taxiar)

E vamos lá ver se essa questão não se vai também transformar num imbróglio. Os alemães já se desligaram completamente deste assunto, agora temos de ser nós a avançar.

Tem todos os ingredientes para se transformar num imbroglio do " kamandru ".
A gestao da area de manobra dos aerodromos, eh da responsabilidade da entidade aeroportuaria, agravada pelo facto de se ocorreu durante um reboque, vai implicar, ou nao, responsabilidades do  oficial de placa, do tratorista do tractor de PB e do FM se presente a acompanhar o reboque, e da TWR.
Se foi durante movimentacoes, taxis, dos acft envolvidos implica a TWR, os diversos flight deck crews, e a transcricao das comunicacoes, entre essas entidades, enfim a FAP, foi muito bem " enrabada", e desnecessariamente, quem deveria assumir todos os encargos e ate ser penalizada pela FAP eh a Luftwaffe eh o que digo.
Vamos lah a ver o que este filme vai dar.

Grande Abraco
« Última modificação: Hoje às 11:48:29 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1041 em: Hoje às 05:21:28 pm »
Eu diria que a responsabilidade será do seguro da aeronave que embateu no P-3, ou da empresa de handling (não me recordo se estava a ser rebocada ou a taxiar)

E vamos lá ver se essa questão não se vai também transformar num imbróglio. Os alemães já se desligaram completamente deste assunto, agora temos de ser nós a avançar.

Tem todos os ingredientes para se transformar num imbroglio do " kamandru ".
A gestao da area de manobra dos aerodromos, eh da responsabilidade da entidade aeroportuaria, agravada pelo facto de se ocorreu durante um reboque, vai implicar, ou nao, responsabilidades do  oficial de placa, do tratorista do tractor de PB e do FM se presente a acompanhar o reboque, e da TWR.
Se foi durante movimentacoes, taxis, dos acft envolvidos implica a TWR, os diversos flight deck crews, e a transcricao das comunicacoes, entre essas entidades, enfim a FAP, foi muito bem " enrabada", e desnecessariamente, quem deveria assumir todos os encargos e ate ser penalizada pela FAP eh a Luftwaffe eh o que digo.
Vamos lah a ver o que este filme vai dar.

Grande Abraco

Em primeiro lugar há que ver o que diz o acordo de cedência dos P-3 por parte da Alemanha - quantos, a que preço, local de entrega, pagamentos, etc, etc.  Se a obrigação da Alemanha é proceder à entrega dos mesmo na base onde estavam sediados (por exemplo), bom, parece-me que será a Alemanha a estar em incumprimemnto. Se assimm for, haverá lugar à revisão das condições do contrato, no mínimo.

Quanto ao apuramento das responsabilidade do sinistro lá pelo Caribe, isso até será secundário, embora se de facto se tratou do embate de uma viatura do handling do aeroporto isso será um caso de responsabilidade civil da operadora do veículo ou do aeroporto (que deverá ter cedido através de contrato de concessão essa actividade, provavelmente).

Portanto, e à laia de conclusão, parece-me que:

1 - Resolver a questão da responsabilidade com a Alemanha
2 - Rever as condições do contrato, se aplicável
3 - Só depois equacionar recuperação do P-3, se nisso houver interesse (que há, tudo dependerá do custo de eventual reparação)


Espero que seja mais um caso parecido com o acidente do KC nacional, que ao princípio parecia ser sério mas que acabou por se resolver depressa e bem.
Cumprimentos,
 
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