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Substituiçao dos F-16's

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Charlie Jaguar

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Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5581 em: Hoje às 02:48:49 pm »
And so it begins.

Começa o quê, exatamente?  ::)


Airbus e Cluster Português para a Aeronáutica estudam cooperação para substitutos de F-16

https://www.forbespt.com/airbus-e-cluster-portugues-para-a-aeronautica-estudam-cooperacao-para-substitutos-de-f-16/
https://portugalglobal.pt/en/news/2025/november/airbus-and-aed-partner-on-eurofighter-proposal-for-portugal/


Fabricante dos F-35 procura fornecedores portugueses

https://executivedigest.sapo.pt/fabricante-dos-f-35-procura-fornecedores-portugueses/
https://www.aedportugal.pt/en/news/signature-of-the-memorandum-of-understanding-mou-between-aed-cluster-portugal-and-lockheed-martin/

Peço desculpa Sr. Jaguar. Tem toda a razão.
Já tinha começado.

O mais interessante para mim - e para a minha "narrativa" - é que a poderosíssima Lockheed Martin vê-se obrigada a acompanhar os construtores menores no estabelecimento de protocolos com a AED.

E com isso a LM que primeiro parecia ter o contrato todo na mão, depois parecia ter metade do contrato reservado só para ela ---  agora rebaixa-se á posição de estar já misturada com os outros no espaço mediático português - como uma entre várias.
Isto certamente que tira stress do Nuno Melo.
E dá-me uma alegria imensa a mim.
E isto meses antes de começar uma competição como a do SAFE - que com certeza absoluta o governo vai duplicar para o caça.

Se, com as fragatas um forista foi parar ao hospital... com o caça... não sei não.

     
 
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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5582 em: Hoje às 03:02:40 pm »
O mais interessante para mim - e para a minha "narrativa" - é que a poderosíssima Lockheed Martin vê-se obrigada a acompanhar os construtores menores no estabelecimento de protocolos com a AED.

Cronologicamente falando, a Lockheed Martin foi o primeiro construtor a assinar um memorando de entendimento com a AED, logo no início do passado mês de Junho. Por isso, e se queres mesmo seguir essa tua "narrativa", a bem da verdade quem se viu obrigado a acompanhar, ou imitar, a LM foram a Airbus e a Saab.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5583 em: Hoje às 03:21:46 pm »
O mais interessante para mim - e para a minha "narrativa" - é que a poderosíssima Lockheed Martin vê-se obrigada a acompanhar os construtores menores no estabelecimento de protocolos com a AED.

Cronologicamente falando, a Lockheed Martin foi o primeiro construtor a assinar um memorando de entendimento com a AED, logo no início do passado mês de Junho. Por isso, e se queres mesmo seguir essa tua "narrativa", a bem da verdade quem se viu obrigado a acompanhar, ou imitar, a LM foram a Airbus e a Saab.

Nisso dou-te razão.

O que os outros fizeram muito antes foi estabelecer contactos com empresas portuguesas-- OGMA e CRITICAL (porventura as mais importantes de todas).

Agora a LM faz catch-up já que, quando assinou o memorando, parecia nunca ter ouvido sequer falar numa empresa portuguesa da área.

É ou não é?

O resto que escrevi mantenho.

 

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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5584 em: Hoje às 03:26:28 pm »

P.s.

Não me admirava nada que a criação da joint venture CRITICAL-AIRBUS tenha uma clausula no contrato que impede a CRITICAL de trabalhar com a LM.

O que axas?
 

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nelson38899

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5585 em: Hoje às 03:56:27 pm »
Vou te contar para que esses documentos, NADA.

No outro dia, a empresa para a qual trabalho recebeu as seguintes respostas de cada uma delas. Se Portugal comprar o nosso produto, falamos; caso contrário, não temos interesse.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5586 em: Hoje às 04:02:45 pm »
Vou te contar para que esses documentos, NADA.

No outro dia, a empresa para a qual trabalho recebeu as seguintes respostas de cada uma delas. Se Portugal comprar o nosso produto, falamos; caso contrário, não temos interesse.

Há empresas... e depois há empresas.
A tua é das primeiras.

 

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Drecas

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5587 em: Hoje às 04:08:59 pm »
A LM não se viu obrigada a nada e é completamente normal trabalharam com "os mais pequenos", quase todos os países que compraram o F-35 negociaram uma série de parcerias seja a nível de treino/simulação, manutenção, cooperação industrial etc

Aliás, não esquecer que por cá as OGMA trabalham com a LM há décadas


Não é algo único e exclusivo a uma certa empresa
 
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5588 em: Hoje às 04:17:51 pm »
No fim, não é do interesse da FAP ficar com caças novos já funcionalmente obsoletos.

Sem corrupção, e sem real vontade/capacidade de saltar para 6G, não há forma do F-35 perder um eventual concurso de novos caças para a FAP.

Existem várias formas de ter retorno/envolvimento da indústria nacional, sem que o futuro da FAP saia penalizado (com um produto inferior).

No meio disto tudo:
-a FAP quer o salto geracional com F-35, com uma frota única, havendo sectores dentro desta que tentam agradar a gregos e troianos com uma solução caríssima de 2 caças. O ramo receia que as promessas do Governo não sejam cumpridas na hora de comprar um 6G;

-o Governo prefere uma solução única, preferencialmente europeia, e que envolva a indústria nacional de alguma forma. O MDN mencionou brevemente os 6G, mas nunca nada em concreto;

-as empresas estão interessadas em vender caças novos a curto prazo, do seu modelo actual, e não um 6G no futuro, preferencialmente assegurando que o seu avião substitua a totalidade da frota F-16.

A realidade tuga diz-nos que não vai haver orçamento nem pessoal para operar 2 modelos de caça.
Que escolhendo um 4.5G novo, este teria que durar 35 anos (se calhar mesmo 40), mesmo sendo obsoleto.
Que nenhum Governo é confiável para nos atirarmos de cabeça para os 6G, tanto que comprar eurocanards em segunda-mão a curto prazo, podia não dar origem a uma frota, representando uma opção de risco elevado e bastante cara.

Vemos várias forças, cada uma a puxar para o seu lado, e no fim, indecisão absoluta de um lado, risco de uma decisão de m**** do outro.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5589 em: Hoje às 04:29:31 pm »
A LM não se viu obrigada a nada e é completamente normal trabalharam com "os mais pequenos", quase todos os países que compraram o F-35 negociaram uma série de parcerias seja a nível de treino/simulação, manutenção, cooperação industrial etc

Aliás, não esquecer que por cá as OGMA trabalham com a LM há décadas


Não é algo único e exclusivo a uma certa empresa

Aquando da Bujarda "Só há Uma Única Hipótese, Já Falamos com a LM, são 5.5Bi por 27, Pagos ao Longo e 20 Anos E MAI NADA"...

... a LM não estava obrigada a nada meu amigo.

Agora está obrigada a tudo.
E como português podes bater palmas.

 
 

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sivispacem

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5590 em: Hoje às 04:46:50 pm »
No fim, não é do interesse da FAP ficar com caças novos já funcionalmente obsoletos.

Sem corrupção, e sem real vontade/capacidade de saltar para 6G, não há forma do F-35 perder um eventual concurso de novos caças para a FAP.

Existem várias formas de ter retorno/envolvimento da indústria nacional, sem que o futuro da FAP saia penalizado (com um produto inferior).

No meio disto tudo:
-a FAP quer o salto geracional com F-35, com uma frota única, havendo sectores dentro desta que tentam agradar a gregos e troianos com uma solução caríssima de 2 caças. O ramo receia que as promessas do Governo não sejam cumpridas na hora de comprar um 6G;

-o Governo prefere uma solução única, preferencialmente europeia, e que envolva a indústria nacional de alguma forma. O MDN mencionou brevemente os 6G, mas nunca nada em concreto;

-as empresas estão interessadas em vender caças novos a curto prazo, do seu modelo actual, e não um 6G no futuro, preferencialmente assegurando que o seu avião substitua a totalidade da frota F-16.

A realidade tuga diz-nos que não vai haver orçamento nem pessoal para operar 2 modelos de caça.
Que escolhendo um 4.5G novo, este teria que durar 35 anos (se calhar mesmo 40), mesmo sendo obsoleto.
Que nenhum Governo é confiável para nos atirarmos de cabeça para os 6G, tanto que comprar eurocanards em segunda-mão a curto prazo, podia não dar origem a uma frota, representando uma opção de risco elevado e bastante cara.

Vemos várias forças, cada uma a puxar para o seu lado, e no fim, indecisão absoluta de um lado, risco de uma decisão de m**** do outro.

Neste caso, como em tantos outros de grande dimensão/investimento (para sa FA's mas não só, veja-se o aeroporto, Alqueva, etc), a posição habitual do Governo Português é a traduzida pelo conceito de " Analysis paralysis".  c56x1
Cumprimentos,