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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por Fmfg em Novembro 12, 2025, 12:18:53 pm »
Isto não será um mero truque para justificar os 4 helis MEDVAC/CSAR que estavam previstos para a FAP?

Depois na realidade 90% das ocorrências, quotidianas, serão feitas por helis civis de menor dimensão?
Acho que é óbvio, os UH-60 serão um meio aéreo complementar á frota existente de meios aéreos de emergência ou seja raramente será ativado ao longo do ano

Acho que aproveitaram para meter verba do PRR para comprar e justificar mais 4 UH-60 para a FA.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Última mensagem por Lusitano89 em Novembro 12, 2025, 12:07:35 pm »
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Força Aérea Brasileira / Re: ALX (A-29) Super Tucano
« Última mensagem por Vitor Santos em Novembro 12, 2025, 12:06:43 pm »
Embraer expande capacidades do A-29 Super Tucano para combater Sistemas Aéreos Não Tripulados de maneira acessível e efetiva


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São José dos Campos, 11 de novembro de 2025 — A Embraer, uma das líderes globais na indústria aeroespacial, anunciou hoje a expansão do portfólio de missões do A-29 ao adicionar o combate a ameaças modernas não tripuladas de forma eficaz e acessível.

Aproveitando os recursos operacionais do A-29 e novos sensores, incluindo datalinks específicos para receber coordenadas iniciais e direcionamento de alvos, o sensor Eletro-Óptico/Infravermelho (EO/IR) para rastreamento e designação a laser, bem como os foguetes guiados por laser e as metralhadoras .50 embutidas nas asas para neutralizar Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS, sigla em inglês) designados. O Conceito Operacional (CONOPS) definido pela Embraer permitirá que operadores atuais e futuros do A-29 adicionem missões de combate a Sistemas Aéreos Não Tripulados (SANTs) aos seus perfis operacionais sempre que necessário.

“Continuamos a expandir as capacidades do A-29 para cumprir com as missões mais recentes enfrentadas por muitas nações ao redor do mundo”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Os desafios contínuos na guerra moderna e os conflitos recentes em todo o mundo demonstraram a necessidade urgente de soluções para combater SANTs. O A-29 é a ferramenta ideal para enfrentar sistemas aéreos não tripulados de forma eficaz e de baixo custo, somando ao já extenso conjunto de missões da aeronave, que inclui apoio aéreo aproximado, reconhecimento armado, treinamento avançado e muitas outras”.

O A-29 Super Tucano é uma aeronave turboélice versátil e potente, conhecida por seu design robusto e durável, que permite realizar operações a partir de pistas não pavimentadas e em bases avançadas em ambientes austeros e terrenos acidentados. É o líder global em sua categoria, com mais de 600.000 horas de voo.

A aeronave cumpre uma ampla gama de missões, como treinamento avançado de pilotos, apoio aéreo aproximado (CAS, na sigla em inglês), patrulha aérea, interdição aérea, treinamento de controladores de ataque conjunto, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) armado, vigilância de fronteiras e escolta aérea. Devido a essa combinação iniguálavel de capacidades e flexibilidade operacional, combinada com seu custo de ciclo de vida econômico, o Super Tucano foi selecionado por 22 forças aéreas emt todo o mundo.

O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz em sua categoria, equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. Sua capacidade é ainda ampliada por sistemas aviônicos avançados de interface homem-máquina (HMI, sigla em inglês), integrados a uma estrutura robusta capaz de operar sem infraestrutura. Além disso, a aeronave tem requisitos de manutenção reduzidos, e oferece alto nível de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural, com baixos custos do ciclo de vida.

 :arrow: https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/embraer-expande-capacidades-do-a-29-super-tucano-para-combater-sistemas-aereos-nao-tripulados-de-maneira-acessivel-e-efetiva
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Mundo / Re: Notícias sobre a OTAN
« Última mensagem por Lusitano89 em Novembro 12, 2025, 11:43:48 am »
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Força Aérea Portuguesa / Re: O Super Tucano em Portugal
« Última mensagem por MMaria em Novembro 12, 2025, 11:43:06 am »
Por questões de preço nada, a essa altura já devias saber que para entrar no mercado de defesa estadounidense tem que ter o selinho Made in USA.

 ;)
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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por PereiraMarques em Novembro 12, 2025, 11:15:45 am »
Isto não será um mero truque para justificar os 4 helis MEDVAC/CSAR que estavam previstos para a FAP?

Depois na realidade 90% das ocorrências, quotidianas, serão feitas por helis civis de menor dimensão?
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Sintra em Novembro 12, 2025, 10:58:34 am »
Sem a capacidade stealth o F-35 ganha em combate direto aos atuais caças de 4 geração?
Se o problema é perder a capacidade Steath em que é que isso impacta caças que a não têm?

se a furtividade for comprometida, é mau para a 5ª geração, pior ainda para a 4ª que se afunda mais na obsolescência. Não há avanço tecnológico nenhum que coloque os caças da geração anterior derrepente num pedestal relativamente à mais recente geração. Não há almoços grátis.

Eu vou fazer como o Manuel Serrão...  ;)
Alguém que diga o nome de UM único programa de aparelho de combate tripulado de nova geração que não tenha nos seus KPP's (Key Performance Parameters) um baixissimo RCS (Radar Cross Section)...
Europeu, Chinês, Americano, Marciano, whatever...
Digam um.

Aliás,  estou desconfiado que o Francês que fez o vídeo não pôs os pés no Stand da Dassault em Junho/Le Bourget.

I rest my case
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Forças Aéreas/Sistemas de Armas / Re: Fotos de aeronaves antigas — vintage aircraft
« Última mensagem por mafets em Novembro 12, 2025, 10:54:33 am »
A36 - Suécia



Saudações
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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por mafets em Novembro 12, 2025, 10:50:44 am »
P.S.
Os Black Hawk podem não poder aterrar na maioria dos heliportos de hospitais, mas os helis ligeiros da Gulf Med também não podem pois apesar de serem mais pequenos, muitos dos heliportos não estão certificados para operação, de qualquer tipo de helicóptero.

E para aterrar em campos de futebol, como muitas vezes os helis das empresas fazem, os Black Hawk também conseguem. :mrgreen:

Segundo a CNN de 37 heliportos só 7 estão certificados. Faltam 30 mas a culpa é dos helis.  :mrgreen:

Citar
Portugal conta atualmente com 37 hospitais públicos com heliportos, mas só sete estão certificados para transporte aéreo de doentes. O plano de reabilitação lançado em 2020 para modernizar estas infraestruturas acabou por ser travado pela pandemia e nunca foi retomado.há 2 dias

https://www.publico.pt/2024/10/18/sociedade/noticia/so-cinco-37-hospitais-publicos-autorizacao-receber-helicopteros-emergencia-medica-2108361

Ou seja a incompetência do Governo é ainda maior... investir para a Força Aérea ter capacidade de reforço à do INEM em casos de catástrofes e/ou imprevistos, com apenas 20% dos heliportos hospitalares que funcionam? Nem devia era haver helicópteros para emergência, quantas ambulâncias se compravam?!   :mrgreen:

Mais quais heliportos? De estádios de futebol a Figo Maduro de certeza que são mais de 7 os pontos de pouso utilizados.  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:


P.S. Não existe Inem das Ilhas. Com Ambulâncias ou FAP a malta lá se safa. Até nascem crianças nos helis  :mrgreen:

jornal.pt/portugal/detalhe/crianca-nasce-a-bordo-de-um-helicoptero-da-forca-aerea


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