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Força Aérea Portuguesa / Re: KC-390 na FAP
« Última mensagem por tenente em Dezembro 19, 2025, 05:12:52 pm »
:o

https://x.com/Lp_adsb/status/2002045318293238254

Acontece, são máquinas não esquecer. No entanto, se ouvi bem, parece que a última comunicação do Piloto-Comandante dá conta que resolveram os problemas anteriormente reportados à torre e que forçavam a aeronave a regressar a Halifax, mas que iam então aproveitar para aterrar e voltar a reabastecer.

Procedimentos normais em situacoes semelhantes, nem foi necessario declarar emergencia portanto operacao de ATB calma e serena !

Abraco
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Força Aérea Portuguesa / Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Última mensagem por Lusitano89 em Dezembro 19, 2025, 05:09:39 pm »
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Dezembro 19, 2025, 04:59:24 pm »
Citar
the Dassault Rafale, produced in France, is Europe’s most technologically independent fighter.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por Drecas em Dezembro 19, 2025, 04:57:09 pm »
Acabei agora de ver os 3 vídeos e posso dizer que apreciei bastante a entrevista. Franca, explicativa, pedagógica em certos pontos e sempre que foi preciso, sem fugir às questões mais sensíveis como valores, objetivos, desejos, etc. Só não percebi muito bem a calinada do CEMFA, quando afirmou que recebemos os nossos F-16 praticamente ao mesmo tempo que países como a Dinamarca ou a Noruega, algo que não é de todo verdade. Bélgica e Países Baixos começaram a receber os primeiros Fighting Falcon em 1979, Dinamarca e Noruega a partir do ano seguinte, e Portugal apenas em 1994, ou seja, 14/15 anos depois.

Talvez com isso tenha querido acentuar de forma implícita a urgência no processo de substituição dos F-16M, embora as suas palavras pouco depois pareçam ter colocado um pouco de água na fervura sobre o assunto. Foi notório o desconforto, ou "soluço" do CEMFA, quando a jornalista Valentina Marcelino fez eco das palavras do MDN acerca do processo de escolha do substituto do F-16 poder ser iniciado apenas em 2027 ao invés de já no ano que vem, e ele prontamente reforçou que tem a esperança que comece em 2026, fruto da revisão da Lei de Programação Militar.

De facto, das últimas frotas de caças ao serviço do nosso país, o F-16 é aquele que leva mais tempo no ativo. O F-84G voou com as cores nacionais durante 21 anos, o F-86F Sabre por 22, o Fiat G.91 cerca de 28, o A-7P ao longo de 18, o Alpha-Jet por 25 anos e então o F-16 a caminhar para 32 anos de operação contínua.
Talvez ele queria dizer que o MLU foi ao mesmo tempo
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Força Aérea Portuguesa / Re: KC-390 na FAP
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Dezembro 19, 2025, 04:44:58 pm »
:o

https://x.com/Lp_adsb/status/2002045318293238254

Acontece, são máquinas não esquecer. No entanto, se ouvi bem, parece que a última comunicação do Piloto-Comandante dá conta que resolveram os problemas anteriormente reportados à torre e que forçavam a aeronave a regressar a Halifax, mas que iam então aproveitar para aterrar e voltar a reabastecer.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Última mensagem por Lusitano89 em Dezembro 19, 2025, 04:38:34 pm »
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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Dezembro 19, 2025, 04:36:55 pm »
Acabei agora de ver os 3 vídeos e posso dizer que apreciei bastante a entrevista. Franca, explicativa, pedagógica em certos pontos e sempre que foi preciso, sem fugir às questões mais sensíveis como valores, objetivos, desejos, etc. Só não percebi muito bem a calinada do CEMFA, quando afirmou que recebemos os nossos F-16 praticamente ao mesmo tempo que países como a Dinamarca ou a Noruega, algo que não é de todo verdade. Bélgica e Países Baixos começaram a receber os primeiros Fighting Falcon em 1979, Dinamarca e Noruega a partir do ano seguinte, e Portugal apenas em 1994, ou seja, 14/15 anos depois.

Talvez com isso tenha querido acentuar de forma implícita a urgência no processo de substituição dos F-16M, embora as suas palavras pouco depois pareçam ter colocado um pouco de água na fervura sobre o assunto. Foi notório o desconforto, ou "soluço" do CEMFA, quando a jornalista Valentina Marcelino fez eco das palavras do MDN acerca do processo de escolha do substituto do F-16 poder ser iniciado apenas em 2027 ao invés de já no ano que vem, e ele prontamente reforçou que tem a esperança que comece em 2026, fruto da revisão da Lei de Programação Militar.

De facto, das últimas frotas de caças ao serviço do nosso país, o F-16 é aquele que leva mais tempo no ativo. O F-84G voou com as cores nacionais durante 21 anos, o F-86F Sabre por 22, o Fiat G.91 cerca de 28, o A-7P ao longo de 18, o Alpha-Jet por 25 anos e então o F-16 a caminhar para 32 anos de operação contínua.
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Portugal / Re: Sector Aeroportuario/Aeronautica
« Última mensagem por Lusitano89 em Dezembro 19, 2025, 04:32:34 pm »
Aeroporto de Faro ultrapassa 10 milhões de passageiros em 2025! 🎉✈️


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Forças Aéreas/Sistemas de Armas / Re: Fotos Internacionais (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)
« Última mensagem por mafets em Dezembro 19, 2025, 04:31:05 pm »
Kf21



Saudações
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por mafets em Dezembro 19, 2025, 04:25:39 pm »
Além de que o F35 é certo que é propriedade americana, mas tem peças produzidas em todo o Mundo. Só quando a Turquia foi convidada a sair do programa foram 900 peças, que tiveram de ser feitas em outro lado. E temos a linha Italiana.

Saudações

P.S. Dos 3 caças europeus, qualquer um deles tem peças americanas. Certo que é menos de 35% do caça, mas têm. O que terá menos é o Typhoon e mesmo assim não é 100% Europeu.

O Rafale tem mais equipamentos norte-americanos do que o EFA? Olha que não.

O Chip principal do Rafale é feito pela IBM. E não é só isso:

https://warwingsdaily.com/the-dependence-of-european-fighters-on-american-components/

Saudações
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