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Mundo / Re: Sector Automóvel
« Última mensagem por mayo em Outubro 29, 2025, 01:53:46 pm »
Podem agradecer todos o federastas da UE e quem votou para estes ! Entre a mulheres brancas fortes e independentes e os sodomitas, o continente europeu está a desaparecer da História ! :N-icon-Axe:

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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por mayo em Outubro 29, 2025, 01:45:57 pm »
Isso era antes do Canada suspender a compra de F-35s ! Agora todas as opções estão em cima da mesa.

E para um país como o Canada, o Rafale com 2 motores é uma melhor opção !

Dizes tu, os canadianos aparentemente preferem o Gripen E. Em lado algum vês agora mencionado o Rafale.

E a respeito da possível venda do Rafale para a Ucrânia? Não te apetece responder, não é?  ::)

Porquê responder sobre os Rafales para a Ucrania ? Essa venda não vai ser feita, visto que os contribuintes franceses não querem pagar para uma guerra que não é deles !
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Portugal / Re: Indústria Aeroespacial
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Outubro 29, 2025, 12:44:53 pm »
Portuguesa Beyond Vision ganha contrato de drones e constrói fábrica de 50 milhões nos EUA
Fátima Castro

Após fechar um contrato de 15 milhões com a venda de drones de emergência nos EUA, a Beyond Vision vai abrir uma fábrica no país em 2027, num investimento de 50 milhões de euros.

ABeyond Vision fechou um contrato de 15 milhões de euros nos EUA para fornecer 300 drones de emergência até 2028. Nos planos do fabricante português está ainda a abertura, em dois anos, de uma fábrica no mercado norte-americano, num investimento de 50 milhões de euros. Depois de fechar o ano passado com 2,4 milhões de euros de faturação, a empresa estima fechar este ano com um volume de negócios de 20 milhões de euros. Hoje com cerca de 80 pessoas, até 2035, a fabricante de drones prevê chegar aos 800 trabalhadores.

“O contrato visa suprir uma necessidade dos EUA em ter uma resposta imediata numa situação de emergência“, diz Pedro Figueiredo, sales director da Beyond Vision em declarações ao ECO, destacando que “uma ambulância demora 20/30 minutos a chegar ao local, um drone demora no máximo cinco minutos”.


Citar
A Beyond Vision vai abrir uma fábrica nos Estados Unidos em 2027 para continuar a fornecer estes equipamentos [drones de emergência]”, o que representa um investimento de aproximadamente 50 milhões de euros.

Pedro Figueiredo
Sales director da Beyond Vision

Pedro Figueiredo detalha que com estes equipamentos os EUA “conseguem saber se é necessário enviar mais três ou quatro ambulâncias”, dependo da gravidade da situação, resumindo que os drones da Beyond Vision “poupam tempo e salvam vidas”.



Com uma autonomia de 40 minutos, câmaras diurnas e térmicas e uma capacidade de carga de 1,5 quilos, os drones vão estar dentro de uma caixa (dock station), que serve com ponto de carregamento e, em caso de emergência, a caixa abre e o drone está pronto para voar.

Os primeiros 50 equipamentos vão ser entregues no próximo ano, 100 em 2027 e 150 em 2028. “Este é um contrato mínimo porque os 300 podem ser mil, mediante a resposta e as provas de conceito que vão ser feitas durante este período de tempo”, assegura o porta-voz da fabricante portuguesa de drones, à margem da 7.ª edição do Barómetro Internacional da Inovação 2026, apresentado esta terça-feira na Casa da Música no Porto.

Os primeiros 300 equipamentos vão ser produzidos em Portugal, mas a ideia é que os próximos sejam produzidos nos EUA. “A Beyond Vision vai abrir uma fábrica nos Estados Unidos em 2027 para continuar a fornecer estes equipamentos“, o que representa um investimento de aproximadamente 50 milhões de euros, revela ao ECO o sales director da empresa, assegurando que as “empresas não têm medo de investir”.


Fundada em 2013 por Dário Pedro e Luís Miguel Campos, a Beyond Vision emprega 76 colaboradores nos escritórios de Lisboa e Porto, mas prevê contratar mais 25 até ao final do ano, essencialmente em áreas como aeroespacial, engenharia mecânica e eletrotécnica. Até 2035 prevê chegar às 800 pessoas.

A Beyond Vision exporta 95% da produção essencialmente para os EUA, Médio Oriente, Brasil e Europa. A Marinha Portuguesa, Exército Português, Space42 no Médio Oriente, a polícia francesa e alemã são alguns dos clientes da startup portuguesa. Em breve vão fornecer 60 equipamentos à Ucrânia e estão em processo de qualificação para a guarda costeira japonesa.

No ano passado, a fabricante portuguesa de drones faturou 2,4 milhões de euros e espera fechar este ano com um volume de negócios de 20 milhões de euros.

Com a meta de alcançar 5% do PIB em defesa até 2035, várias empresas nacionais estão a investir neste segmento.

https://eco.sapo.pt/2025/10/29/portuguesa-beyond-vision-ganha-contrato-de-drones-e-constroi-fabrica-de-50-milhoes-nos-eua/
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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por P44 em Outubro 29, 2025, 12:25:33 pm »
Tudo se emcaminha, para F-35A + Typhoon !
Sendo adquiridos 20 Typhoon, virá quase de certeza um pack Airbus, nomeadamente upgrade W do C-295, A-400M e A-330MRTT, e provável participação no Eurodrone....
Aguardemos.

Há entusiasmo no seio da FAP com essa possível perspetiva para um futuro próximo, veremos o que o Governo decidirá então.  ;)



Vem para PM?

Onde assino?
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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Outubro 29, 2025, 12:23:39 pm »
Isso era antes do Canada suspender a compra de F-35s ! Agora todas as opções estão em cima da mesa.

E para um país como o Canada, o Rafale com 2 motores é uma melhor opção !

Dizes tu, os canadianos aparentemente preferem o Gripen E. Em lado algum vês agora mencionado o Rafale.

E a respeito da possível venda do Rafale para a Ucrânia? Não te apetece responder, não é?  ::)
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Força Aérea Brasileira / Re: Fotos e Vídeos da FAB
« Última mensagem por Lusitano89 em Outubro 29, 2025, 12:05:41 pm »
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Armadas/Sistemas de Armas / Re: Armada Chinesa
« Última mensagem por P44 em Outubro 29, 2025, 11:50:04 am »
Unusual Black Trimaran Drone Ship Spotted In Chinese Shipyard
Published on 29/10/2025
By H I Sutton
In News




Hidden beneath tarpaulins, an uncommon sight at Chinese shipyards, a new trimaran-hulled vessel appears to combine features of both surface ships and submarines. Satellite imagery suggests it may be uncrewed, designed for high-speed operations. Though its purpose remains unknown, the project reflects the accelerating pace and growing sophistication of China’s naval innovation.

https://www.navalnews.com/naval-news/2025/10/unusual-black-trimaran-drone-ship-spotted-in-chinese-shipyard/
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Força Aérea Portuguesa / Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por goncalobmartins em Outubro 29, 2025, 11:44:13 am »
Citar
AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE TESTE PARA OS SISTEMAS ABC E DESSC DAS AERONAVES F-16   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   APCOL - Apoio Logístico e Comércio Internacional, Lda.   202.993,00 €   29-10-2025   
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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por mayo em Outubro 29, 2025, 11:40:17 am »
O Canada está mais para o Rafale que o Gripen !

Sim, sim, pois. Hás-de me explicar como é que isso será possível, se tanto a Dassault (Rafale) como a Airbus (Eurofighter) desistiram do concurso canadiano antes mesmo de ter começado, alegando que estava feito à medida dos construtores norte-americanos. Só se o Canadá abrir um novo concurso, algo que não têm muita vontade de fazer dado a Saab ter ficado em segundo lugar.

Será muito mais fácil vermos o Rafale brevemente com as cores ucranianas do que canadianas. Se isso acontecer, sempre quero ver como vais descalçar essa bota com os teus argumentos chalupas.  ::)

https://www.armyrecognition.com/news/aerospace-news/2025/ukraine-negotiates-rafale-fighter-jet-deal-with-france-to-expand-multi-platform-air-fleet

Isso era antes do Canada suspender a compra de F-35s ! Agora todas as opções estão em cima da mesa.

E para um país como o Canada, o Rafale com 2 motores é uma melhor opção !
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Mundo / Re: Sector Automóvel
« Última mensagem por P44 em Outubro 29, 2025, 11:37:02 am »
Fábricas da Bosch em Portugal “estranguladas” com falta de chips que holandeses tiraram aos chineses

Existe uma disputa com a fabricante de chips Nexperia, que é uma subsidiária da chinesa Wingtech. O Governo holandês, no passado dia 30 de setembro, assumiu o controlo da empresa, alegando preocupações com a propriedade intelectual. Em resposta, o Governo chinês proibiu as exportações dos produtos acabados da empresa. Embora não sejam sofisticados, os chips da Nexperia são amplamente utilizados nos automóveis, por isso esta proibição está a gerar preocupações com possíveis interrupções na produção de automóveis da Volkswagen e BMW que estão entre os fabricantes que usam chips da empresa.

https://eco.sapo.pt/2025/10/23/fabricas-da-bosch-em-portugal-estranguladas-com-falta-de-chips-que-holandeses-tiraram-aos-chineses/

Mais uma vez, a Europa a dar tiros nos pés ao comprar uma guerra comercial com os chineses, sem precaver minimamente os efeitos que esta possa ter. É o que a indústria automóvel europeia precisa neste momento, mais um prego.

E não tenho dúvidas de que haverá quem encontre forma de dizer que isto também se deve à interferência russa nos assuntos europeus, quando o motor óbvio destas acções avulsas é o elefante na sala.

Bosch de Braga coloca em ‘lay-off’ a maioria dos 3.300 trabalhadores

O MINHO
28.10.2025 17:00
A unidade de Braga da multinacional Bosch vai colocar em ‘lay-off’ a maioria dos cerca de 3.300 trabalhadores a partir da próxima semana.

De acordo com o Jornal de Negócios, os profissionais da área da produção vão ser mandados todos para casa por tempo indeterminado.

Já aqueles com funções de apoio à produção trabalham um dia por semana.

A fábrica de Braga, a maior da multinacional alemã no país, despediu cerca de 600 pessoas nos últimos dois anos – mais de 300 em 2024 e 297 entre janeiro e setembro de 2025.

Em causa estará uma crise de ‘chips’, conforme avança o jornal ECO. A chinesa Nexperia, a quem a Bosch recorre para a compra de ‘chips’ para peças automóveis, está a ser intervencionada, o que está a provocar escassez destes componentes essenciais para a produção.

Após a recente decisão do Governo neerlandês em assumir o controlo da Nexperia, devido a preocupações com a propriedade intelectual, o Estado chinês proibiu a exportação dos produtos desta empresas. A situação está a provocar alarme na indústria automóvel europeia.

https://ominho.pt/bosch-de-braga-coloca-em-lay-off-a-maioria-dos-3-300-trabalhadores/
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