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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por dc em Hoje às 03:14:53 pm »
No link que enviei escreveram:

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"I know the Marina Militare did have MBDA look into fitting multipacks of CAMM-ER into Sylver A50 circa 2014-16, and dual-packs are what were possible. This is why if you go back to a lot of the early information around the naval units of the legge navale 2014/15 (the PPA and Trieste), you will see comments about having 16x A50 VLS for '16 Aster or 32 CAMM-ER'. The Marina Militare ultimately never went ahead with procuring CAMM-ER and so nothing more happened on this front.

With CAMM and quad-packs into Sylver - I am not familiar with any navy actually asking for such a study, though MBDA did claim on older promotional material that quad-packs of CAMM into Mk.41 and Sylver would be possible. (...) More recent material has stopped repeating this claim:

In the maritime environment, CAMM has a number of launcher options. Mk 41 compatible, CAMM can be quadpacked into each cell of either Strike or Tactical length launchers. If space is at a premium or for smaller vessels, CAMM can also be quadpacked into the compact Extensible Launcher System (ExLS), which is part of the Mk 41 family.

Note that ExLS is the means for quad-packing CAMM in Mk.41. There is both the 3-cell ExLS module, which is based on the Mk.41 system and co-developed between Lockheed Martin and MBDA UK, and the Host ExLS inserts that go into tactical and strike-length Mk.41.
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Truth be told, I suspect that CAMM would require some kind of additional adapter to use CAMM (cold launch) from Sylver (hot launch system), just as is the case with Mk.41. Sylver is however significantly narrower than Mk.41 - 56 x 56cm versus 63.8 x 63.8 cm - and it may simply be unable to fit such a system while still accommodating four CAMM canisters. Quad-packing CAMM into Sylver A50 may simply have never been possible, and MBDA comments about quad-packing CAMM into Sylver may have just been marketing assumptions without any real analysis backing them. This would not be the first time this has happened - MBDA also talked about being able to fire Aster SAMs from the Sylver A70 VLS but that is not possible with the currently fielded A70 VLS."

Lá está, não há evidências de que de facto seria possível.

Eu escrevi:

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...dois módulos Sylver A50 (8x2) para os Aster 30 e 4 módulos ExLS para os CAMM/CAMM ER. Com isso teríamos 16 misseis Aster 30 e 48 misseis CAMM/CAMM ER.

Eu sei o que tu escreveste. Mas se a MGP tem realmente intenção de ter mais tarde capacidade de lançar os MdCN das fragatas, estas precisam de ter os A70.
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 03:13:21 pm »
É hoje que se vai saber. Conferência de imprensa em breve...
Será?


Tu duvidas.

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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por P44 em Hoje às 03:10:36 pm »
É hoje que se vai saber. Conferência de imprensa em breve...
Será?
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Força Aérea Portuguesa / Re: O Super Tucano em Portugal
« Última mensagem por dc em Hoje às 03:07:34 pm »
"Sabe-se lá a troco do quê"?

Qual o avião da Pilatus semelhante ao KC-390?

Porque carga de água estás a comparar negócios envolvendo a Pilatus, com o KC? Se o tema é aeronaves de treino a hélice, para quê inventar?

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Que mais faz o PC-21 alem do que treino? Tipo sei lá, escoltar Papás?

O PC-21 não precisa de fazer mais do que treino. Com o PC-21 a ser adquirido, bastava comprar 8-10 aeronaves, e a poupança seria gritante.

Escoltar Papas? Só porque visto um país que não tem aviação de caça a sério a fazê-lo, não quer dizer que isso fosse uma função do avião.

Em Portugal, a escolta do Papa foi feita (e bem) com F-16.

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A Pilatus ia montar uma fabrica em Portugal por causa de 12 aviões? E a troco de quê? Sal marinho para chocolates? Ou algo escondido e perverso, talvez um acordo Suiça <> PSD e Suiça <> PS?

Não fazia sentido nenhum a Pilatus montar uma fábrica de PC-21, da mesma forma que não faz sentido montar uma para os STs.

Montar fábricas de produto X ou Y para a Defesa em Portugal, tem que fazer sentido do ponto de vista do mercado. Não adianta tentar trazer para Portugal a produção/modernização de produtos que vão ser adquiridos em quantidades baixas, e que não tem clientes.

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Podem até ter toda a razão e o diabo do avião não valer um chavelho mas mostrem argumentos de jeito.

Já foram mostrados os argumento:
-o ST é mais caro que o PC-21 (tanto de adquirir como operar)
-o ST é inferior ao PC-21 para treino
-o ST para justificar o preço acrescido e quantidade excessiva, terá que ser usado em missões de combate, colocando em risco a vida de pilotos em tarefas que podiam e deviam ser realizadas por UCAVs.
-usar os ST ao invés de UCAVs para missões de combate, vai à aquisição e destacamento de helis CSAR. Com UCAVs não acontecia.

Este programa, tal era a sua reduzida dimensão, não exigia de maneira alguma "contrapartidas". Era simplesmente comprar um produto off-the-shelf (bastavam 8 PC-21), e estava resolvido. Deixar as contrapartidas e envolvimento da indústria nacional para programas mais relevantes.
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Exército Português / Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 03:00:03 pm »
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Exército Português 🇵🇹

🫡 O Coronel Paulo Lourenço é o novo Comandante do Regimento de Comandos

👉 O Coronel de Infantaria Paulo Lourenço assumiu hoje o comando do Regimento de Comandos, sucedendo ao Coronel de Infantaria Duarte Varino.



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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por LM em Hoje às 02:53:57 pm »
Integrar o CAMM-ER - mais fácil de convencer os fabricantes envolvidos no projcto do que Mk41e ESSM - era muito interessante, resolvia o problema da "quantidade"; agora como o fazer... aqui => https://www.secretprojects.co.uk/threads/fremm-evo.44660/ falam muito sobre os VLS e, pelo que eu vi, nada é certo.

O CAMM-ER só resolvia a quantidade, se fosse com outro lançador que não o Sylver. Até agora nada indica que realmente é possível fazer quad-pack dos ditos nos Sylver. Se é possível, não se percebe como é que tal não foi usado já como forma de marketing.

Nestas coisas a questão não é o caminho mais fácil. É o potencial de mercado para os italianos, se conseguirem demonstrar a capacidade de integração de outros sistemas de armamento (neste caso Mk-41 e ESSM) nos seus produtos.

Solução que mais gostava de ver nas "nossas" Fremm seria dois módulos Sylver A50 (8x2) para os Aster 30 e 4 módulos ExLS para os CAMM/CAMM ER. Com isso teríamos 16 misseis Aster 30 e 48 misseis CAMM/CAMM ER. Melhor é muito difícil!

Troca os A50 pelos A70, se quiseres um dia mais tarde lançar MdCN.

No link que enviei escreveram:

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"I know the Marina Militare did have MBDA look into fitting multipacks of CAMM-ER into Sylver A50 circa 2014-16, and dual-packs are what were possible. This is why if you go back to a lot of the early information around the naval units of the legge navale 2014/15 (the PPA and Trieste), you will see comments about having 16x A50 VLS for '16 Aster or 32 CAMM-ER'. The Marina Militare ultimately never went ahead with procuring CAMM-ER and so nothing more happened on this front.

With CAMM and quad-packs into Sylver - I am not familiar with any navy actually asking for such a study, though MBDA did claim on older promotional material that quad-packs of CAMM into Mk.41 and Sylver would be possible. (...) More recent material has stopped repeating this claim:

In the maritime environment, CAMM has a number of launcher options. Mk 41 compatible, CAMM can be quadpacked into each cell of either Strike or Tactical length launchers. If space is at a premium or for smaller vessels, CAMM can also be quadpacked into the compact Extensible Launcher System (ExLS), which is part of the Mk 41 family.

Note that ExLS is the means for quad-packing CAMM in Mk.41. There is both the 3-cell ExLS module, which is based on the Mk.41 system and co-developed between Lockheed Martin and MBDA UK, and the Host ExLS inserts that go into tactical and strike-length Mk.41.
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Truth be told, I suspect that CAMM would require some kind of additional adapter to use CAMM (cold launch) from Sylver (hot launch system), just as is the case with Mk.41. Sylver is however significantly narrower than Mk.41 - 56 x 56cm versus 63.8 x 63.8 cm - and it may simply be unable to fit such a system while still accommodating four CAMM canisters. Quad-packing CAMM into Sylver A50 may simply have never been possible, and MBDA comments about quad-packing CAMM into Sylver may have just been marketing assumptions without any real analysis backing them. This would not be the first time this has happened - MBDA also talked about being able to fire Aster SAMs from the Sylver A70 VLS but that is not possible with the currently fielded A70 VLS."
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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 02:51:45 pm »
@subsea7  Alguma novidade aqui?

Sim, mas não posso divulgar para já.

 Se tivessem cancelado o concurso para corrigir o erro de não terem optado pelo G120TP (de longe a melhor aeronave de instrução básica, a sua opção não seria nada de transcendente), ainda vá que não vá. Mas como não foi por isso. O que virá, muito menos transcendente, será.
 Cancelarem a decisão pelo SR22 para depois vir um DA20 ou 40 ou mesmo um Tecnam. Já será uma asneira.
Vamos aguardar.

Este processo foi iniciado via um concurso público em setembro de 2024, mas foi republicado em agosto de 2025... Será que foi modificado para fazer parte do pacote do SAFE (anunciado em maio de 2025) e poderem entrar opções europeias como o G120TP?
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 02:51:15 pm »
É hoje que se vai saber. Conferência de imprensa em breve...

Vamos lá ver...
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Bubas em Hoje às 02:48:41 pm »
Só para informação.




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