Mensagens recentes

Páginas: 1 ... 3 4 5 6 7 [8] 9 10
71
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Duarte em Dezembro 06, 2025, 08:15:02 pm »
O grande problema da Europa é o gajo que gosta de fazer sexo com sofás.

Esse não engana ninguém, desde os tempos em que gostava de vestir T-Shirts alusivas à União Soviética.

E será com este que teremos que gamar (apesar de ser muito impopular e mesmo detestado!) , pois o trombas está `as portas da demência e da morte...  se a revelação de violação de menores não for o prego final no caixão dele ainda "vai cair por uma janela fora" antes das midterms, para não ser destituído e colocar em risco os que estão por trás dele, e estes ficarem sujeitos a ação judicial.
Querem ver?
72
Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por JohnM em Dezembro 06, 2025, 08:08:43 pm »
Ainda relativamente à construção e prazos, ter em conta o seguinte.
Há dois estaleiros onde está previsto a construção de FREMM's. Muggiano e Riva Trigoso.
Com vários pontos de fabricação e montagem de blocos, bem como cais de aprontamento para vários navios em simultâneo.
Já quanto aos blocos, o seu fabrico tanto pode ser local, como noutros pontos de onde depois são transportados para a montagem.
Inclusivamente,  poderemos ter blocos fabricados em Portugal,  o que seria óptimo.
Para as FDI's gregas, por exemplo,  foram fabricados alguns blocos na Grécia.
Por isso não é irrealista a possibilidade das fragatas portuguesas serem as construções 2, 3 e 4, e mesmo assim podermos contar com elas nos próximos 4 anos.
A primeira, que inclusivamente já terá nome,  não me parece que seja para nós,  até porque já estará num estado de fabrico tal que alterar para os requisitos portugueses seria complicado.
Até pode acontecer, porque não conheço bem as capacidades de ambos os estaleiros da Fincantieri, mas de certeza que se ocorrer (do que continuo a duvidar, porque não se passam a arranjar mais peças em todos os fornecedores de um momento para o outro, mas enfim… dou o benefício da dúvida) vai ser devido ao esforço da produção e não à substituição dos PPA na “linha de montagem”…
73
Mundo / Re: União Europeia
« Última mensagem por yuwanko em Dezembro 06, 2025, 08:03:06 pm »
🇪🇺 The EU is drowning in corruption. Commissioners face serious charges, the Commission and the Parliament are engulfed in scandal, yet Brussels still claims the moral high ground.
Corruption in Ukraine should be called out by the EU, but once again it's the same old story: Brussels and Kyiv shielding each other instead of confronting the truth.


https://x.com/i/web/status/1996951610769961070

O Orbán a acusar alguém de corrupção é o fim da picada  ;D

A procuradoria da União Europeia detectou indícios de corrupção, investigou e deteve uma ex-comissária por crimes de 2021-2022, quem está a esconder o quê?

Se fosse para elencar os casos de corrupção e encobrimento do governo de Orbán não saíamos daqui hoje.



Quando parecia que tinha juízo e não gostava de ver a Rússia a invadir os outros países, masbo dinheiro fala mais alto.
74
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Dezembro 06, 2025, 07:55:17 pm »
O grande problema da Europa é o gajo que gosta de fazer sexo com sofás.

Esse não engana ninguém, desde os tempos em que gostava de vestir T-Shirts alusivas à União Soviética.
75
Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por EdWeise em Dezembro 06, 2025, 07:51:29 pm »
Não faria mais sentido utilizar os KC 390 para reabastecimento ao invés dos A330?

Estamos a falar de aeronaves que possuem sistemas diferentes de reabastecimento aéreo, probe & drogue (KC-390) vs. flying boom + probe & drogue (A330 MRTT). Sendo que o avião da Airbus sai claramente vencedor nesse e noutros aspetos, nomeadamente quantidade de carga, alcance, etc.


Charlie, com a quantidade de KC-390 que estamos a adquirir faz sentido esses 3 a 4 A400M? Os C-130 já estão em final de vida mas vale a pena ter dois aviões de transporte diferentes?

Muitos duvidam, mesmo dentro da própria FAP, que o C-130H consiga durar até 2040 como apregoou o MDN aquando do anúncio da aquisição do par de kits MAFFS II. Além disso, aqui e ali, começa a pairar no ar uma certa ideia de que o Lus-222 possa potencialmente vir a substituir o C-295M, outra frota com um histórico conturbado à semelhança dos EH-101. E, se isso um dia vier a acontecer, 6 KC-390, 3/4 A400M, 1/2 A330 MRTT e 10 ou 12 Lus-222 não me parece demasiado, até porque nunca estarão todos disponíveis por uma razão ou outra.

Certo, mas tendo em consideração que o KC-390 pode desempenhar essas funções, mesmo que seja de uma forma diferente e talvez até um pouco inferior (em relação ao MRTT), por uma questão de uniformização da frota, peças, manutenção, treino, etc etc, (talvez até de custo) não faria mais sentido investir em mais KC-390 em diferentes versões em vez de adicionar diversidade?
As restantes missões, como disseste, seriam cumpridas pelo Lus-222.
 
76
Mundo / Re: União Europeia
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Dezembro 06, 2025, 07:50:52 pm »
🇪🇺 The EU is drowning in corruption. Commissioners face serious charges, the Commission and the Parliament are engulfed in scandal, yet Brussels still claims the moral high ground.
Corruption in Ukraine should be called out by the EU, but once again it's the same old story: Brussels and Kyiv shielding each other instead of confronting the truth.


https://x.com/i/web/status/1996951610769961070

A única resposta possível de um europeu minimamente decente.

 :arrow: https://x.com/Bitcojner/status/1996706563688415649?t=orUwCeV18oxWifrvJJ2UaA&s=19
77
Força Aérea Portuguesa / Re: EH-101
« Última mensagem por saabGripen em Dezembro 06, 2025, 07:50:20 pm »

Para discutirem o que fazer com os EH-101 é necessário discutir as missões que desempenham.

Eu só conheço uma missão:   Busca e Salvamento no mar.
Para mim, as que fazer isso ficam e modernizam-se - porque tenho a impressão que desempenham bem essa missão.
Mete-se booms de reabastecimento.

Os outros...   definam as missões ...    e substituam por UH-60.
Se ganharmos alguma coisa em adquirir CARACAL --   então CARACAL.
Deve ser para compensar a França com um "pacote de compras".
Mas que a França retribui com alguma contrapartida.

78
Portugal / Re: Guerra total NATO-Rússia
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Dezembro 06, 2025, 07:48:03 pm »
Uiii, que já nem durmo esta noite de tão abalado...  :mrgreen:

Citar
Rússia rescinde acordos militares com Portugal, Canadá e França

Acordos de cooperação em matéria de defesa tinham sido assinados entre 1989 e 2000

https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/russia-rescinde-acordos-militares-com-portugal-canada-e-franca
79
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: A música que vos vai no coração
« Última mensagem por LM em Dezembro 06, 2025, 07:48:00 pm »
Por essas e por outras é que começo a ver datas de espetáculos deles - e Beyond the Black, etc - lá fora; depois a realidade chama e vou para o youtube.  :'(
80
Força Aérea Portuguesa / Re: EH-101
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Dezembro 06, 2025, 07:38:03 pm »
Acho que não têm a mesmo alcance que os AW101 e do Caracal?

O EH-101/AW101 tem um alcance superior, que foi o fator fundamental para a sua escolha pela FAP, tendo o então denominado Cougar Mk.2+ (que viria a ser o EC725 e depois H225M Caracal) ficado em segundo lugar. No entanto, o Caracal pode ser reabastecido em voo pelo KC-390 e/ou A400M, isto pese embora tenhamos essa capacidade nas 4 células Mk.516 CSAR, mas que continua a não ser utilizada.
Páginas: 1 ... 3 4 5 6 7 [8] 9 10