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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Lampuka em Dezembro 04, 2025, 03:10:54 pm »
Já aqui foi proposto alcatrão e penas...



E se forem FREMM's, mas não na versão EVO?
Porque o nosso amigo italiano do vídeo fala em "FREMM na versão italiana", que são as da bolinha em cima. 😉
As EVO não têm versões diferentes.

Já não está cá quem falou...  :censurado: :censurado: :censurado::censurado:
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por P44 em Dezembro 04, 2025, 03:10:31 pm »
E se forem FREMM's, mas não na versão EVO?
Porque o nosso amigo italiano do vídeo fala em "FREMM na versão italiana", que são as da bolinha em cima. 😉
As EVO não têm versões diferentes.
EPA

Agora que tive este trabalho todo  ?  :new_argue: :G-bigun:

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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por saabGripen em Dezembro 04, 2025, 03:08:55 pm »
Citar
Q: Could you elaborate on the Polish mission and the rapid verification of Gripen’s capabilities?

A: The mission to Poland was a success story for us. We had procured capabilities that allow Gripen to detect and engage very low-speed, low-RCS targets as well as low-RCS, high-speed ones such as KH-101-class cruise missiles.

When NATO asked if we could take up the air defense mission, we decided to verify those capabilities before committing, because at that time only the F-35 and F-16 Block 70 were considered able to handle such targets due to their AESA radars.

Depois não é novidade porque é que não ganhavam um único contrato.



O teu texto está em;
Inside the Evolving Nordic Airpower: How the Swedish Air Force Is Adapting to the Russian Threat - The Aviationist

Como somos amigos, vou considerar que não dominas o Inglês

A continuação do teu texto é isto:
A tradução para português está a seguir.
Nota:  O texto refere-se ao Gripen C


Our Chief of Air Force ordered a rapid verification program. We developed several targets to test detection and engagement with different weapons and also wanted to verify nighttime refueling. We already had that capability, but it was risky because of the probe light design, so we made a modification in less than eight weeks over Christmas and New Year.
We started flying in week six at Luleå, supported by French Air Force tankers, and tested both the new probe light and radar upgrades. FMV modified target drones at Vidsel to have cruise-missile-like radar cross sections, and we also worked against Shahed-type drones. Everything worked exactly as planned.
From February to May, before deployment, we continued improving radar performance and refining tactics. The close cooperation between the Air Force, FMV, and Saab made this possible. We even have reserve officers from Saab working within the Air Force, which speeds up development. It is satisfying to see that, even with a mechanically scanned radar, Gripen can meet these requirements and adapt tactics quickly.


“O nosso Chefe da Força Aérea ordenou um programa de verificação rápida. Desenvolvemos vários alvos para testar a deteção e o engajamento com diferentes armas e também quisemos verificar o reabastecimento noturno. Já tínhamos essa capacidade, mas era arriscado devido ao design da luz da sonda, por isso fizemos uma modificação em menos de oito semanas, durante o Natal e o Ano Novo.
Começámos a voar na sexta semana em Luleå, com apoio de aviões-tanque da Força Aérea Francesa, e testámos tanto a nova luz da sonda como as atualizações do radar. A FMV modificou drones-alvo em Vidsel para terem secções transversais de radar semelhantes a mísseis de cruzeiro, e também trabalhámos contra drones do tipo Shahed. Tudo funcionou exatamente como planeado.
De fevereiro a maio, antes da implantação, continuámos a melhorar o desempenho do radar e a refinar as táticas. A estreita cooperação entre a Força Aérea, a FMV e a Saab tornou isso possível. Temos até oficiais da reserva da Saab a trabalhar dentro da Força Aérea, o que acelera o desenvolvimento. É gratificante ver que, mesmo com um radar de varrimento mecânico, o Gripen consegue cumprir estes requisitos e adaptar rapidamente as táticas.”






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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Bubas em Dezembro 04, 2025, 03:06:15 pm »
Já aqui foi proposto alcatrão e penas...



E se forem FREMM's, mas não na versão EVO?
Porque o nosso amigo italiano do vídeo fala em "FREMM na versão italiana", que são as da bolinha em cima. 😉
As EVO não têm versões diferentes.
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Bubas em Dezembro 04, 2025, 03:02:18 pm »


O contrato francês também dá conta de 650M por navio na sua configuração original. Provavelmente em moldes semelhantes às 2 EVO italianas.

O contrato grego é o único que temos como referência, em particular a encomenda da 4ª fragata, numa variante mais bem equipada que as francesas, e que inclui manutenção.


Poderia colocar a origem dos 650M€ por unidade para as FDI francesas? Só encontro os 3,8MM€ pelas 5 fragatas originais. O que dá 760M€. Mais 10M€ do que as FREMM EVO.
(https://www.defensenews.com/naval/2017/04/24/dcns-thales-jointly-secure-4b-french-frigate-deal/)

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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Lampuka em Dezembro 04, 2025, 02:54:53 pm »
E se forem FREMM's, mas não na versão EVO?
Porque o nosso amigo italiano do vídeo fala em "FREMM na versão italiana", que são as da bolinha em cima. 😉
As EVO não têm versões diferentes.
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Marinha Portuguesa / Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Última mensagem por P44 em Dezembro 04, 2025, 02:54:51 pm »
Eu a pensar que novela dos NPO estava resolvida. Até porque são basicamente os mesmos com uns upgrades.
Imagino se fosse uma Fragata, mesmo pequenita

Nem a porcaria das Marlin  :mrgreen:
Pode ser que agora com o SAFE  :new_argue:

Presumo que a primeira seja montada em Dezembro de 2025. Afinal ainda é 2025. :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. Já os Patrulhas Costeiros do "Biografias ao Kilo" nunca mais arranca. Parece que afinal o orçamento é no mínimo o dobro...  :mrgreen:



Tenhamos fé, até 31 de dezembro é 2025 :mrgreen:

Quanto ao micro porta aviões, se se deixassem de 💩 e encomendassem umas LFC "normais"...
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por P44 em Dezembro 04, 2025, 02:53:05 pm »
Citação de: dc
A IA esqueceu-se do radar?  :mrgreen:
E do CIWS, e do VLS, dos SSM, o canhão príncipal é uma mistura do Oto Melara 76mm com Mark 45 Mod2.  :mrgreen:

É o modelo compacto low-cost  :mrgreen:
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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por dc em Dezembro 04, 2025, 02:51:45 pm »
É um rumor e naturalmente vale o que vale, mas começou esta semana a circular na FAP que "os primeiros Eurofighter poderão chegar a Monte Real no 1º semestre de 2030", para alegadamente equipar a Esq. 201 "Falcões".

Oxalá fiquem-se pelos rumores. Caso contrário a FAP está a enfiar um barrete que nem vos conto.

Ainda por cima se fossem novos, passava a ser impossível um Governo logo a seguir assinar a compra de F-35.
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por dc em Dezembro 04, 2025, 02:44:38 pm »
🙏




A IA esqueceu-se do radar?  :mrgreen:
E do CIWS, e do VLS, dos SSM, o canhão príncipal é uma mistura do Oto Melara 76mm com Mark 45 Mod2.  :mrgreen:
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