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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por P44 em Novembro 27, 2025, 04:52:10 pm »
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(...) A fragata “Emilio Biachi” era para ter atracado em Alcântara, mas era demasiado comprida para aquela doca.

https://expresso.pt/politica/defesa/2025-11-26-ministro-da-defesa-assina-acordo-com-italia-mas-nao-ha-decisao-em-concreto-sobre-as-novas-fragatas-3a10b7aa

Então mas as dificuldades eram para atracar em Alcântara ou no Alfeite?  ???

A questão do calado e do tamanho da doca-seca do Arsenal já não se colocam nos casos da PNM e do par de NRE+?
"Demasiado comprida" 🤣🤣🤣
Só pode ser piada

É só defeitos, é comprida, tem um calado excessivo, etc etc
Já agora, aceita-se a cor??

Que anedota
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Força Aérea Portuguesa / Re: O Super Tucano em Portugal
« Última mensagem por saabGripen em Novembro 27, 2025, 04:51:23 pm »
A Pilatus está a desenvolver uma solução com a Lockheed Martin para a instrução os F-35 suiços, eventualmente depois também para exportação.
https://www.pilatus-aircraft.com/en/news/technology-transfer-project

Mesmo no Reino Unido, que está a considerar entrar no programa T-7,a opção turboprop não está descartada.



O PC-21 pode perfeitamente vir a realizar todas as fases de instrução para caças de 5ª geração, com exclusão obviamente da fase de adaptação a voo e elementar.
Na verdade não há nenhuma razão objetiva para um turboprop não poder realizar treino de caças de 5ª geração, até porque estes são mais fáceis de voar que os de gerações anteriores.
Desde que a aeronave de instrução consiga simular o cockpit e sistemas de 5ª geração, fica a faltar apenas a adaptação fisiológica, que pode perfeitamente ser realizada na conversão operacional.


Mas que pena nós não termos um turboprop com esta tipologia.

Uma pessoa fica assim... ó;   ::)

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Regras-Dúvidas-Informações do Fórum / Re: Publicidade
« Última mensagem por Jorge Pereira em Novembro 27, 2025, 04:49:24 pm »
Caros membros do ForumDefesa.com,

Em primeiro lugar, quero agradecer a vossa participação contínua e o contributo que diariamente dão para a qualidade das discussões que aqui se mantêm. Como sabem, este fórum é um projeto independente, que existe há mais de 20 anos e que exige um conjunto de recursos técnicos e financeiros para garantir o seu funcionamento estável, a sua segurança e o desenvolvimento de novas funcionalidades.

Dito isto, nos últimos meses verificámos que uma parte significativa das visitas é efetuada através de programas que bloqueiam a exibição de publicidade. Embora compreendamos a utilização dessas ferramentas, gostaríamos de explicar que as receitas publicitárias são uma das principais fontes de apoio à manutenção do fórum. Sem elas torna-se mais difícil garantir atualizações, melhorias e expansões futuras do projeto.

Assim, gostaríamos apenas de vos pedir que considerem permitir a exibição de publicidade no ForumDefesa.com. Não haverá qualquer alteração na vossa experiência de utilização e este simples gesto contribui de forma muito relevante para manter o fórum disponível, funcional e em crescimento.

Agradecemos a compreensão e o apoio de todos.

Continuaremos a trabalhar para oferecer um espaço credível, organizado e dedicado ao debate sério.

Ainda detetamos muitos bloqueios. Por favor, considerem libertar a exibição de publicidade no nosso fórum.
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Regras-Dúvidas-Informações do Fórum / Re: Dúvidas/Problemas com a utilização do Fórum
« Última mensagem por Jorge Pereira em Novembro 27, 2025, 04:47:26 pm »
Nos últimos dois dias tenho tido esta mensagem de erro constantemente, e mesmo tentando vários links para o Fórum

Mais alguém tem tido este problema?


Erro pontual, mas foi rapidamente resolvido.
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Força Aérea Portuguesa / Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Novembro 27, 2025, 04:42:51 pm »
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Considerando que o Estado Português, através da Força Aérea, adquiriu todo o inventário da frota P-3C da República Federal da Alemanha (P-3C GER), conforme Resolução do Conselho de Ministros n.º 102/2023, de 30 de agosto, e que estas aeronaves têm utilidade em reforço das atividades de patrulhamento, que são cada vez mais prementes, o incremento, com esta aquisição, do número de aeronaves P-3C disponíveis para vigilância, reconhecimento e patrulhamento acarreta, contudo, a necessidade da sua modificação para a mesma configuração da restante frota existente na Força Aérea, nomeadamente quanto à atualização das competências operacionais.

Considerando que, para reforço da capacidade operacional das aeronaves P-3C GER, é necessário, no imediato, dotar cinco delas com a capacidade de Link-16 Crypto Modernization, por forma a respeitar os atuais mandatos de operação da NATO, com a capacidade Automatic Identification System, integrada com outras tecnologias de bordo, e com um sistema de acústicos atualizado, acompanhando a evolução tecnológica das ameaças, sem problemas de obsolescência, num projeto a desenvolver entre os anos de 2025 e 2028:

Portanto, a harmonização de certos equipamentos e sensores dentro da frota, provavelmente mantendo o radar e FLIR originais nos P-3C GER.

Não se trata ainda do pontapé de saída do programa CUP+ Block II, ou pelo menos não no imediato para estes Orion. Dir-se-ia serem estes que eventualmente poderão ser colocados nos Açores, veremos então.
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Regras-Dúvidas-Informações do Fórum / Re: Dúvidas/Problemas com a utilização do Fórum
« Última mensagem por Jorge Pereira em Novembro 27, 2025, 04:39:53 pm »
Mensagem para a Administração do Fòrum

Boa tarde!

Bom, é o seguinte... Já sou membro do Fòrum há uns anitos e o e-mail que então associei à conta está desactivado (era uma coisa da Clix com 348 anos) e preciso naturalmente de o actualizar.
Azar dos Távoras, não me recordo da password (está memorizada no pc quando preciso de entrar). Queria indicar o meu e-mail correcto, mas sem password não posso.

E agora como descalço esta bota?

PS: aproveitando esta comunicação nunca consegui publicar uma foto ou imagem. Estará tudo OK com a minha conta ou é pura azelhice minha?

Obrigado pela vossa ajuda e pela manutenção deste fórum que, por vezes, acredito que seja trabalhosa  :mrgreen:

Boa tarde. Mande-me por mensagem privada o novo mail para o introduzir manualmente.
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Lampuka em Novembro 27, 2025, 04:39:08 pm »
Eu acho que o pessoal anda a fazer demasiados filmes com a frota de combate  de superfície futura. Se vierem as três Evo agora, essas serão a componente High (concordo que têm que vir já com as 32 células) , já que também podem fazer ABMD.

Depois, para substituir as BD e eventualmente 2 dos NPO, não me admirava que fôssemos buscar as três FREMM ASW originais que sobram (os gregos vão levar uma). Por 1000 milhões compravam-se as três em 2033- 35, incluindo mísseis (os gregos vão pagar 300 milhões por cada, com entrega em 2029 e 2030) e substituíam-se as BD e os NPO1S. Se entramos no consórcio EPC, onde eu escrevi três FREMM ASW usadas, coloquem 3-4 EPC, preferencialmente full ASW.

Aí estou de acordo com o Dc.

Vindo as EVO, o que temos de reforçar são as capacidades AAW.
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Lampuka em Novembro 27, 2025, 04:35:56 pm »
Relativamente às dimensões,  o problema de Alcântara seria provavelmente a profundidade.
Podem atracar navios com o máximo de 8.8m de calado, e as FREMM italianas terão 8.7m.

Depois não esquecer que estava aí atracada a fragata norueguesa
HNoMS ROALD AMUNDSEN, com 134m de comprimento e 7.6m de calado... falta de espaço?

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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por JohnM em Novembro 27, 2025, 04:35:07 pm »
Eu acho que o pessoal anda a fazer demasiados filmes com a frota de combate  de superfície futura. Se vierem as três Evo agora, essas serão a componente High (concordo que têm que vir já com as 32 células) , já que também podem fazer ABMD.

Depois, para substituir as BD e eventualmente 2 dos NPO, não me admirava que fôssemos buscar as três FREMM ASW originais que sobram (os gregos vão levar uma). Por 1000 milhões compravam-se as três em 2033- 35, incluindo mísseis (os gregos vão pagar 300 milhões por cada, com entrega em 2029 e 2030) e substituíam-se as BD e os NPO1S. Se entramos no consórcio EPC, onde eu escrevi três FREMM ASW usadas, coloquem 3-4 EPC, preferencialmente full ASW.
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Força Aérea Portuguesa / Re: O Super Tucano em Portugal
« Última mensagem por wyldething em Novembro 27, 2025, 04:34:36 pm »
A Pilatus está a desenvolver uma solução com a Lockheed Martin para a instrução os F-35 suiços, eventualmente depois também para exportação.
https://www.pilatus-aircraft.com/en/news/technology-transfer-project

Mesmo no Reino Unido, que está a considerar entrar no programa T-7,a opção turboprop não está descartada.



O PC-21 pode perfeitamente vir a realizar todas as fases de instrução para caças de 5ª geração, com exclusão obviamente da fase de adaptação a voo e elementar.
Na verdade não há nenhuma razão objetiva para um turboprop não poder realizar treino de caças de 5ª geração, até porque estes são mais fáceis de voar que os de gerações anteriores.
Desde que a aeronave de instrução consiga simular o cockpit e sistemas de 5ª geração, fica a faltar apenas a adaptação fisiológica, que pode perfeitamente ser realizada na conversão operacional.

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