Aproveitando as imagens. Tem havido várias abordagens aos veículos ligeiros do estilo MRAP. O Russo Tigr da foto acima é da classe dos que têm duas portas. Qual das 3 é a mais consensual? Pessoalmente considero a que não tem portas (Milkor ou Foxhound) a mais estranha porque é muito díficil de abandonar o veículo (como foi o caso dos Russos em cima).
Não é uma questão de consenso, tudo depende de qual a função que a viatura vai desempenhar, e também do custo.
Os russos analisaram várias viaturas táticas, e chegaram a comprar a da IVECO LMV.
O Tigr/Tigre, para utilização militar que vemos nas imagens, não é porém uma espécie de Hummer ou um equivalente do VAMTAC-ST5 por exemplo.
Na realidade ele é uma espécie de mini APC com tração nas quatro rodas, porque os russos consideraram que era um desperdicio gastar dinheiro numa viatura blindada para colocar lá dentro apenas quatro homens.
O Tigr, tem o condutor e o comandante da viatura à frente, o qual em algumas versões pode ser também operador de uma arma, e depois atrás tem um grupo de soldados que pode ir de seis a nove ( em algumas versões arranjaram lugar para onze) .
Os russos consideraram que de nada serve ter um veículo destes, quando os militares que o defendem são apenas dois, então aumentaram o numero de homens e obviamente colocaram uma porta traseira larga, que permite a saida dos militares rapidamente.
A redução do numero de portas ajuda a reduzir o peso, porque as laterais são mais protegidas que as portas traseiras.
Na realidade foi um erro tremendo.
Os russos tradicionalmente deitam mão a tudo o que possuem e são descuidados. Os Tigre podem ser facilmente colocados fora de ação se atacados por trás e de qualquer forma a sua blindagem é mínima. As janelas laterais são reduzidas, também para poupar no peso e de qualquer forma o vidro à prova de bala, em alguns casos é apenas vidro laminado, sem proteção alguma (para onde foi o dinheiro que deveria ter comprado vidro à prova de bala, não me perguntem).
Curiosamente, os ucranianos começaram a produzir uma viatura mais ou menos equivalente (um pouco mais pesada) chamada Spartan, e o Spartan tem quatro portas, mais portas traseiras e embora seja mais pesado foi pensado para no máximo 2+6. Ao contrário do carro russo, que tem um motor de 180cv tem um motor de 300cv
O motor das várias versões do Tigr russo aparentemente varia muito. Oficialmente ele seria produzido com um motor Cummins, ou com um motor YaMZ da série 534, modelo 534-7-10 (ou 5347-10) que desenvolveria 300cv.
No entanto, há viaturas Tigr com o motor da série YaMZ-534 que não tem sequer 200cv de potência e que estão equipados com o motor YaMZ-534-0 de 190cv equivalente ao Cummins B-180TD (180cv) .