Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

  • 1090 Respostas
  • 77247 Visualizações
*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1825
  • Recebeu: 1736 vez(es)
  • Enviou: 2584 vez(es)
  • +5509/-2928
Re: CAS
« Responder #825 em: Março 10, 2024, 10:00:43 pm »
Porquê comprar novos aviões quando temos aeronaves mais do que capazes:











Porque o lobbie da Embraer é mais forte.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8770
  • Recebeu: 3315 vez(es)
  • Enviou: 1006 vez(es)
  • +4065/-6506
Re: CAS
« Responder #826 em: Março 11, 2024, 10:05:59 am »
O tempo vai passando e o ST nem para treino aparece...  ::)

Saudações

P.S. Já agora, a Pilatos também fabrica aviões em Portugal.  ::)

https://newsavia.com/ogma-assinala-as-1-500-unidades-do-aviao-pilatus-pc-12/

Citar
A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S. A. vai atingir o marco histórico das 1.500 unidades do avião ligeiro Pilatus PC-12, modelo de aeronave fabricada e montada nas instalações de Alverca do Ribatejo desde 1994.



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

sivispacem

  • Analista
  • ***
  • 656
  • Recebeu: 210 vez(es)
  • Enviou: 61 vez(es)
  • +46/-13
Re: CAS
« Responder #827 em: Março 11, 2024, 11:20:26 am »
Palpita-me que o lobby da EMBRAER já teve melhores dias entre nós. Ou pelo menos perdeu muito do caminho percorrido (o que não quer dizer que não o possa recuperar, claro)

Se calhar alguém daqui vai ter de fazer trabalho suplementar...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11125
  • Recebeu: 2372 vez(es)
  • Enviou: 3292 vez(es)
  • +743/-1034
Re: CAS
« Responder #828 em: Março 11, 2024, 01:36:23 pm »
Porquê comprar novos aviões quando temos aeronaves mais do que capazes:











Por acaso tambem tenho simpatia pelo AC295.  ;D
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4236
  • Recebeu: 2752 vez(es)
  • Enviou: 2317 vez(es)
  • +5719/-2849
Re: CAS
« Responder #829 em: Março 11, 2024, 02:55:07 pm »
Não prestam. Não dão a ganhar a alguns envolvidos. E ganhar não é só em notas, mas em outros aspectos habituais a sul.

Afinal é melhor estar com mais de metade da frota encostada e comprar mais outras coisas. Ou ficar sem ter helis médios, que poderiam ser de um modelo com versões adaptáveis as varias valências necessárias e, apesar do assunto se arrastar "há que anos".

A ver se com a queda de alguns há muitos anos envolvidos alguma coisa muda.
Estava na altura de parecermos sérios aos olhos dos demais

Eeeeee já agora drones. Afinal esse paradigma futurista da Marinha que faz falta noutros Ramos. Uns heli médios com equipamentos versáteis e uns drones a sério já era coisa coerente para alegar estarmos com visão no futuro, como dizem a respeito da Marinha.

Alguma coisa se faz neste País sem um interesse particular?
« Última modificação: Março 12, 2024, 04:21:34 pm por Pescador »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8742
  • Recebeu: 4076 vez(es)
  • Enviou: 739 vez(es)
  • +5022/-807
Re: CAS
« Responder #830 em: Março 11, 2024, 04:11:51 pm »
O tempo vai passando e o ST nem para treino aparece...  ::)

Saudações

P.S. Já agora, a Pilatos também fabrica aviões em Portugal.  ::)

https://newsavia.com/ogma-assinala-as-1-500-unidades-do-aviao-pilatus-pc-12/

Citar
A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S. A. vai atingir o marco histórico das 1.500 unidades do avião ligeiro Pilatus PC-12, modelo de aeronave fabricada e montada nas instalações de Alverca do Ribatejo desde 1994.



De notar que o PC-12, não cumprindo missões de CAS, poderia cumprir muitas outras missões. Desde o transporte de emergência inter ilhas, a uma versão SIGINT/COMINT, a uma versão de vigilância marítima para exportação (tendo a versão NGX do PC-12 capacidade para FLIR), como MPA low cost para países com menos posses financeiras em África, América Latina e Europa (só aqui a Albânia, Croácia, Bulgária e até os estados Bálticos seriam potenciais mercados).

Mas claro que aqui o envolvimento da indústria nacional não conta.  :mrgreen:

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva, Pescador, PTWolf, Pneucareca

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4236
  • Recebeu: 2752 vez(es)
  • Enviou: 2317 vez(es)
  • +5719/-2849
Re: CAS
« Responder #831 em: Março 12, 2024, 04:30:48 pm »
Há políticos com filhos ou altas patentes a precisar de boas referencias e tachos na Suíça?
Não
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8770
  • Recebeu: 3315 vez(es)
  • Enviou: 1006 vez(es)
  • +4065/-6506
Re: CAS
« Responder #832 em: Março 12, 2024, 10:33:21 pm »
Temos o Ac-208. É parecido ao PC-12 pelo que não deve ser difícil de montar cá. Alem que os EUA são maiores que a Suiça, logo os tachos...  :mrgreen:



Saudações

P.S. Já lança bombas, só falta fazer treino. E sendo Low Cost é mesmo bom para uns tesos como nós.  :mrgreen:

https://www.aopa.org/news-and-media/all-news/2013/september/17/cessna-scorpion

« Última modificação: Março 12, 2024, 10:34:20 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2285
  • Recebeu: 544 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +837/-828
Re: CAS
« Responder #833 em: Março 13, 2024, 09:39:20 am »
Entretanto na Nigéria, para adicionar à frota de Alpha Jet, ST e T129 deles:

Viper contract for Nigeria approved
(13 de Março de 2024)
Citação de: Scramble
On 12 March 2024, Bell Textron, Inc., based in Fort Worth (TX), was awarded a USD 455 million firm-fixed-price, undefinitised contract for the production and delivery of twelve Bell AH-1Z Viper attack helicopters to the government of Nigeria.

The contract includes associated engineering, programme management, logistics support, and non-recurring engineering for obsolescence. Work will be performed in Fort Worth and Amarillo, Texas, and is expected to be completed by July 2028.

In July 2021, the US Senate Foreign Relations Committee delayed clearing a proposed sale of twelve Bell AH-1 Cobra helicopters to the Nigerian military, pausing a deal worth approximately USD 875 million. In addition to the helicopters, the proposed sale included 28 engines, fourteen aircraft navigation systems, and 2,000 advanced precision kill weapon systems. It was unclear in 2021 whether the requested sale was for new-built AH-1Z Vipers or second-hand AH-1W Super Cobras. Related news items only mentioned the Bell AH-1 Cobra.

[continua]
Fonte: https://www.scramble.nl/military-news/viper-contract-for-nigeria-approved

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11125
  • Recebeu: 2372 vez(es)
  • Enviou: 3292 vez(es)
  • +743/-1034
Re: CAS
« Responder #834 em: Março 13, 2024, 11:40:47 am »
Agora tudo se chama Viper, que confusão  :mrgreen:.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5676
  • Recebeu: 5687 vez(es)
  • Enviou: 3802 vez(es)
  • +10073/-2653
Re: CAS
« Responder #835 em: Março 13, 2024, 11:55:29 am »
De notar que o PC-12, não cumprindo missões de CAS, poderia cumprir muitas outras missões. Desde o transporte de emergência inter ilhas, a uma versão SIGINT/COMINT, a uma versão de vigilância marítima para exportação (tendo a versão NGX do PC-12 capacidade para FLIR), como MPA low cost para países com menos posses financeiras em África, América Latina e Europa (só aqui a Albânia, Croácia, Bulgária e até os estados Bálticos seriam potenciais mercados).

Mas claro que aqui o envolvimento da indústria nacional não conta.  :mrgreen:

Dizem as más-línguas que a Pilatus terá proposto uma versão ISR do PC-12 à FAP em 2006 (muito semelhante em capacidades ao U-28A Draco), mas que o Ministério da Defesa não terá demonstrado grande interesse na sua aquisição. ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8742
  • Recebeu: 4076 vez(es)
  • Enviou: 739 vez(es)
  • +5022/-807
Re: CAS
« Responder #836 em: Março 13, 2024, 04:06:33 pm »
Dizem as más-línguas que a Pilatus terá proposto uma versão ISR do PC-12 à FAP em 2006 (muito semelhante em capacidades ao U-28A Draco), mas que o Ministério da Defesa não terá demonstrado grande interesse na sua aquisição. ::)

E logo na altura em que a luta contra o terrorismo estava no pico, onde a utilidade de aeronaves ISR era muito maior, devido aos drones não serem tão comuns ou capazes.

Mas é agora que os drones estão a tomar conta dessa missão, que por cá se lembram de comprar aeronaves ISR tripuladas.  :mrgreen:

É só para ser do contra!
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2871
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +154/-469
Re: CAS
« Responder #837 em: Março 13, 2024, 07:15:08 pm »
O U-28A Draco vai ser substituído pelo  AT-802U Sky Warden.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8742
  • Recebeu: 4076 vez(es)
  • Enviou: 739 vez(es)
  • +5022/-807
Re: CAS
« Responder #838 em: Março 13, 2024, 10:09:09 pm »
Sim, como meio de apoio aéreo do SOCOM, com capacidade de combate e de ser operado a partir de pistas semi-preparadas. O Zé tuga não tem nem de perto o mesmo tipo de missões que o SOCOM tem, nem o orçamento para as financiar, tirando ocasionalmente uma ou outra missão contrainsurgência e/ou de manutenção de paz, que obviamente não justificam os gastos num meio tão específico, sendo preferível ter um meio com mais utilidade generalizada.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5395
  • Recebeu: 4036 vez(es)
  • Enviou: 10200 vez(es)
  • +8455/-246
Re: CAS
« Responder #839 em: Março 13, 2024, 10:32:31 pm »
IS quê?
Talent de ne rien faire