Como estamos na época da boa vontade, vou deixar aqui alguns pensamento conciliadores, lol...
Acho que o pessoal concorda em mais do que parece, senão vamos lá a ver: podemos discordar da decisão da FAP/Governo de se gastarem quase 1000 milhões num cargueiro tático/sub-estratégico da categoria do C-130, mas, aparentemente, a FAP acha que faz sentido e que este nível de capacidade serviu nas últimas dezenas de anos, por isso achou que não havia a necessidade de ir para um avião maior, mais caro e complexo, como o A-400. Mais uma vez, podemos discordar ou não, mas foi essa a decisão oficial.
A partir do momento em que se decide que se vai gastar uma pipa de massa em cargueiros ao invés de modernizar o resto da frota da FAP, e que estes cargueiros devem ser da categoria dos C-130, parece-me também óbvio, que o KC-390 é uma alternativa preferível ao C-130 a todos os níveis, exceto comonalidade de frota com os nossos parceiros da NATO, mas mesmo isso está a mudar lentamente, com o KC a ser adotado por vários membros da Aliança. O KC é o futuro de transporte tático e o C-130 o passado. E como diz o CJ, agora está feito e o aparelho até se porta bem, por isso continuar a chorar sobre leite derramado não leva a lado nenhum.