Só umas pequenas notas, amigo CG:
1) Independentemente das modernizações, os aparelhos noruegueses são de 68/69 e há outros aparelhos no Boneyard com menos 20 anos que, se calhar, também foram modernizados e que poderão estar em melhores condições — uma análise exaustiva por parte da FAP poderá aferir todos esses factores bem melhor do que nós aqui no fórum.
2) Os upgrades dos aparelhos noruegueses, antes de serem armazenados, passaram pela substituição da parte central e das extremidades das asas, efectuados pela L3 — importante para estender a vida dos aparelhos, mas os aviónicos não parecem ter sido modernizados.
3) Quanto ao alegado interesse da RCAF pelos aparelhos noruegueses, trata-se somente dum processo de intenções por parte de uma firma privada, não tendo a RCAF manifestado qualquer interesse em adquirir estes aviões em particular. É como se as OGMA viessem agora dizer que descobriram uns C-5 em bom estado e que iam tentar vendê-los à FAP. Aliás, toda esta história dos aviões estarem em excelente estado, com mais de 50 % de vida disponível trata-se de sales SPIN por parte dessa firma, que incluiu esses argumentos no press release (atenção, não quer dizer que a informação seja falsa, mas há um objectivo comercial por detrás).
Abraços.