Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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raphael

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Re: CAS
« Responder #1005 em: Maio 08, 2024, 07:21:19 pm »
CG...Tancos tinham que impermeabilizar e reparar aquela pista para os receber...os grandes de transporte em alguma porções da pista é quase TT.

E se se refere instrução, mesmo avançada, o que faz sentido é Beja, não só pela infraestrutura existente mas pelas condições existentes.
Um abraço
Raphael
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tenente

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Re: CAS
« Responder #1006 em: Maio 08, 2024, 08:41:08 pm »
Em breve será assinado o contrato para 12:



 ::)

Segundo hoje me confidenciaram, estará mesmo para muito breve. Serão 12 A-29N novos, para instrução avançada e ataque ao solo/apoio aéreo próximo.

Tudo isto é praticamente dado como certo, tal como a sua ida para Beja, muito embora nos últimos meses tenham havido zunzuns que falavam da possibilidade de Tancos.

Seria a decisão correcta.
Onde estao sedeadas as poucas e incompletas Unidades de manobra que vamos possuindo ??
Santa Guiduxa, Viseu e Vila Real, portanto seria correcto colocar essa ESQ, perto do CMSM, pois é onde esses tres BiMec, o GCC e restantes subunidades treinam.

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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dc

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Re: CAS
« Responder #1007 em: Maio 08, 2024, 10:43:29 pm »
Em breve será assinado o contrato para 12:



 ::)

Segundo hoje me confidenciaram, estará mesmo para muito breve. Serão 12 A-29N novos, para instrução avançada e ataque ao solo/apoio aéreo próximo.

Tudo isto é praticamente dado como certo, tal como a sua ida para Beja, muito embora nos últimos meses tenham havido zunzuns que falavam da possibilidade de Tancos.

Os pacóvios não leram as notícias ainda? É que com a presença russa em África cada vez mais forte, e com estes a quererem ter meios aéreos e navais militares no Atlântico Sul, a missão de CAS em África vai deixar de ser realista, e as necessidades da FAP, no que respeita a meios de combate, passam a ser outras.  ::)
 
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Re: CAS
« Responder #1008 em: Maio 09, 2024, 12:43:10 am »
Esse boato de Tancos é apenas isso...Um boato.
Irão para Sintra ou Beja.
200 ME para o lixo...Apenas... E M-346 por um canudo.
 
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dc

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Re: CAS
« Responder #1009 em: Maio 09, 2024, 12:53:07 am »
M-346, modernização e armamento dos F-16, futuros UCAVs, armamento para os futuros helis de evacuação... tudo isto lá longe, a ser subjugado para segundo plano, com a vinda do fantabulástico Super Tucano.

Super Tucano que, vindo como aeronave de combate, irá absorver mais recursos do que devia, precisará de mais pessoal de terra (nomeadamente para conseguir destacamentos), e mais pilotos (especialmente treinados para fazer COIN e serem destacados).
Quero é saber de onde virá o dinheiro e o pessoal para sustentar tamanha fantochada, e quero é ver se não vamos assistir a cortes noutras esquadras para o fazer.
 
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tenente

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Re: CAS
« Responder #1010 em: Maio 09, 2024, 08:08:04 am »
M-346, modernização e armamento dos F-16, futuros UCAVs, armamento para os futuros helis de evacuação... tudo isto lá longe, a ser subjugado para segundo plano, com a vinda do fantabulástico Super Tucano.

Super Tucano que, vindo como aeronave de combate, irá absorver mais recursos do que devia, precisará de mais pessoal de terra (nomeadamente para conseguir destacamentos), e mais pilotos (especialmente treinados para fazer COIN e serem destacados).
Quero é saber de onde virá o dinheiro e o pessoal para sustentar tamanha fantochada, e quero é ver se não vamos assistir a cortes noutras esquadras para o fazer.

Deus queira que os cortes  aconteçam e dou já a ideia de como os efectuar.

Para a compra dos tais doze tutanitos, podem ir buscar pelo menos metade da verba necessária, cerca de 100 milhões à ESQ 506.

1) No numero de unidades a adquirir para a 506, abdicar já de accionar a opção da sexta aeronave, ainda por cima como o orçamento não prevê essa aquisição, acabavam-se as tentativas de estoirar mais 100 milhoes;

2) Reduzir para quatro os C390 a adquirir, pois quatro chegam perfeitamente para as necessidades de transporte, até  porque tendo os C's como backup essa quantidade de cargueiros é muito exagerada.
Quando os C's fossem alienados então optar por um trio de A400

Desse modo a FAP limitava os estragos, e tinha que arranjar maneira de orçamentar os 100 milhões em falta, metade da verba actualmente  necessária.

É uma ideia que o CEMFA poderia propor alegando que salvaria de maiores constrangimentos algumas ESQ da FAP.

Abraços
« Última modificação: Maio 09, 2024, 08:15:20 am por tenente »
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Re: CAS
« Responder #1011 em: Maio 09, 2024, 10:11:05 am »
Esse boato de Tancos é apenas isso...Um boato.
Irão para Sintra ou Beja.
200 ME para o lixo...Apenas... E M-346 por um canudo.

Sim, Tancos também considerei como boato. Nem tem condições, nem faria muito sentido se se pretende reerguer a UALE.

Em relação a Sintra também acho difícil, ainda mais depois de se ter reduzido o espaço aéreo da base somente para os três mil pés de modo a permitir o tráfego do Humberto Delgado, logo a opção mais lógica será Beja e para junto dos Caracóis.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Re: CAS
« Responder #1012 em: Maio 09, 2024, 11:10:07 am »
Dava dinheiro a  quem?

Continua a treta do dinheiro para outros e uns trocos cá e ajeitar tachos a alguns, em detrimento do que faz falta.
Já se notava algo neste sentido das pretensões russas e, não esquecer os Chineses. Agora sem duvida alguma está à vista. E não estamos bem para ela

F16 capazes de mais do que os actuais, até vir depois os F35 na próxima década. "Munições" modernas que faltam. tanto para os aviões como de plataformas moveis em terra e até nos navios, com misseis completamente desatualizados.

Pqp os negócios e começar por é tomar decisões estratégicas uteis para aquilo que importa cá e na nossa responsabilidade e, não fantasias tropicais. Que tem a ver uma missão na RCA que pode até acabar daqui a pouco com a essência do que faz falta cá?
Esses tucanos fazem o quê aqui?  Nada. São irrelevantes.
E uma frota de cargueiros com limitações como o KC, sem dizer mal do avião, mas tem as suas limitações de carga, tendo em conta certo tipo de meios e, que podem muito bem ser compensado com outro modelo mais tarde, como aqui muito bem dito pelo Tenente. 4 KC 3 ou 4 outros maiores como A400

 
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Re: CAS
« Responder #1013 em: Maio 09, 2024, 12:07:54 pm »
Se reduzir os Kc de 5 para 4 pagar os ST, novos da Embraer, não me parece que seja um problema.



Saudações

P.S. Continuando com os Kc preferia dois Mrtt. Mas isto sou eu.





« Última modificação: Maio 09, 2024, 12:08:19 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: CAS
« Responder #1014 em: Maio 09, 2024, 01:15:47 pm »
Adoro a ideia latente de "Portugal vai ter de mamar os ST".
Parece mesmo aquele tipo de coisa que desafia estalo

 
 
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Re: CAS
« Responder #1015 em: Maio 09, 2024, 01:42:23 pm »

Cortar a quantidade de KC de 5 para 4 custa dinheiro. Contratos são para cumprir.
Não optar pelo 6º não deverá ser problemático.

Portugal ter 5 KC e X A-400 é um exagero - a não ser que alguns sejam colocados ao serviço da NATO ou da EU. Assim já aumentaríamos significativamente a nossa "relevância".

É perguntar à FAB, que tem uma assinalável experiência em reduzir encomendas do KC
 
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Re: CAS
« Responder #1016 em: Maio 09, 2024, 02:40:42 pm »
Adoro a ideia latente de "Portugal vai ter de mamar os ST".
Parece mesmo aquele tipo de coisa que desafia estalo

Não necessariamente. Nem com o Kc, nem com o St.  Além do AMX que pode ser convertido para a versão T, Portugal precisa de substituir os Falcon. Portanto possibilidade de negócio com a Embraer para necessidades da Fap, são mais que muitas.  ;)



Saudações
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Re: CAS
« Responder #1017 em: Maio 09, 2024, 02:57:29 pm »
Pois, está um avião que faz pouco sentido quanto há tanto por fazer mais pertinente. Para...agradar e encher alguns
 

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Re: CAS
« Responder #1018 em: Maio 09, 2024, 03:06:07 pm »
Portanto, à medida que a Embraer vende mais KCs, a FAP também pode reduzir a encomenda dos ditos ao invés de aumentar, certo? Ou esse argumento só funciona quando convém?

E STs a fazer CAS na Lituânia? Eu sei que há malta que não é particularmente inteligente, mas ao ponto de querer enviar pilotos, um "recurso" extremamente valioso e difícil de arranjar para uma Força Aérea, em missões suicidas como CAS com uma avioneta num cenário de alta intensidade, é das coisas mais retardadas alguma vez ditas. Achar que isto é uma solução mais lógica e viável do que optar por UCAVs, e/ou armar como deve ser os F-16, é completamente absurdo.

A conversa do CAS é tanga. E com as movimentações que vemos em África, é uma questão de tempo até deixar de haver lugar para este tipo de missão naquele continente para um país como Portugal, e para ser executada por avionetas.

Podiam/deviam excluir a fantochada do CAS, e limitar-se à aquisição das aeronaves para treino. Isto permitia que fossem adquiridas apenas 8 unidades, numa versão não-combatente (versão base). Mediante um concurso, podia ganhar ou não o ST, mas pelo menos conseguíamos poupar uns 30/40% do valor que hoje está alocado à compra dos 12 ST para CAS.

Se o programa dos ST tiver o orçamento de 180.5 milhões, esta poupança de 30% traduzia-se em 54 milhões de euros, que ficariam disponíveis para outros programas, por exemplo, duplicar a verba para os helis de evacuação, que fazem muito mais falta do que avionetas COIN. Se ao mesmo tempo abortarmos a megalomania da compra do 6º KC, a poupança destes dois programas juntos, rondaria os 160 milhões.
 
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dc

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Re: CAS
« Responder #1019 em: Maio 09, 2024, 03:23:23 pm »
Pois, quando convém "ah é diferente".  ::)
 
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