Quanto ao nosso futuro NPL ser adquirido, em 2ª mão,
lá vamos cometer mais uma argolada e possivelmente adquirir, mais um navio com quase trinta anos, a hipótese mais plausível e viável será, se olharmos para as últimas páginas do white paper das FFAA Holandesas, a data da substituição do Rotterdam, que se dará, por volta de 2029.
https://english.defensie.nl/organisation/navy/downloads/policy-notes/2018/03/26/defence-white-paperOs Kiwis, também pensam em substituir o seu Canterbury, por um navio tipo Mistral, não sei onde irão arranjar guarnição, lá para finais da próxima década, e, sem ser estas duas supostas opções não estou a descortinar mais nenhuma hipótese de compra em 2ª mão.
Não sei porque, antes de se pensar em adquirir um NPL, não se avança mas é para a construção do substituto do NRP Bérrio, esse navio sim, faz muitíssima falta á Marinha !
Não nos podemos esquecer do filme que está a decorrer sobre as pseudos modernizações dos Classe Tejo, que está a demorar bem mais tempo a concretizar que as construções de novos NPO's, o que é uma vergonha, e, que devia ajudar a decidir, quem tem o poder de decisão, por adquirir sempre navios Novos ao invés de perdermos tempo e dinheiro quando compramos a sucata que outros não querem !
Temos de aprender com os erros cometidos quanto ás aquisições de navios em 2ª mão, e começar de uma vez por todas, a investir na indústria de construção Naval Militar, de duplo ou até triplo uso, mas de uma vez por todas !
O problema está no investimento que só acontece esporadicamente,
quando tem de ser anual, e, nas "comissões/luvas" que alguns ganham com estas aquisições espontâneas, tais são as necessidades que a MdG tem de novos meios Navais, quando digo
Novos é mesmo novos, a estrear, nada de carcaças já com vinte e mais anos.
Quanto ás supostas novas Fragatas, partindo do pressuposto que vamos continuar a comprar no mercado em 2ª Mão, e continuando no WP da Marinha Holandesa,
até porque não só somos clientes antigos, mas, como, juntamente com a Bélgica, a Holanda planeia não só substituir as "M", que diga-se, pela sua já avançada idade, não servem os interesses da MdG, a partir de 2024, mas e, principalmente porque a data para substituição das
Defense and Command frigates, vai acontecer ,
daqui a dez anos 2029, e, não, sem antes, a partir do ano que vem, estar planeado iniciar um MLU ás ditas
de Zeven Provincien, e, que, graças a Deus que nada terá a ver com as
"Lipoaspirações " efectuadas ás fragatas Lusas Classe Bartolomeu Dias.
Estas duas hipóteses, bem, na realidade apenas a última teria algum interesse para nós, estarão, quanto a mim, desadequadas ás necessidades da MDG no que diz respeito aos meios de combate de superfície, por uma questão de idade, classe M, e por uma questão de guarnições, e, outros candidatos, caso do Chile, para a compra das de Zeven Provincien.
Se pensarmos em unidades novas, o consórcio Belgo/Holandês para a construção das novas " M" , que será a o tipo/modelo de fragata a adquirir, por Portugal, visto os nossos recursos serem tão parcos, oferece um tipo de navio com uma guarnição reduzida, comparada com as das actuais "M", mas, no entanto, o seu custo revela-se algo dispendioso, por volta dos 700 milhões/unidade:
https://www.janes.com/article/80368/belgium-approves-m-frigate-replacementhttps://marineschepen.nl/schepen/nieuwe-fregatten-2023.htmlTemos, como mencionaste a opção FREMM, por cerca de 600 milhões/unidade, mas, como somos uns pelintras penso que, a comprar novo, iremos escolher, a
fragata tipo 31, que irá equipar, PARCIALMENTE, a RN, a RCN e, a RAN, e cujo custo/unidade andará á volta dos 250 milhões £ cerca de 300 milhões euros.
https://en.wikipedia.org/wiki/FREMM_multipurpose_frigate https://en.wikipedia.org/wiki/Type_31_frigatehttps://www.savetheroyalnavy.org/type-31e-frigate-competition-restarted/NO caso de optarmos por unidades novas, a opção que eu prefiro, dever-se-ia negociar a sua construção em Estaleiros Nacionais !
Abraços