O ForceShield tem aspectos interessantes, como a possibilidade de várias versões entre VSHORAD, SHORAD e MRAD. Também é interessante que além do RapidRanger, existe a opção de um VSHORAD mais barato e compacto, LML-NG presente no Land Rover da foto, e o RapidFire que possui versão terrestre.
Agora,com o GM200... parece-me estranho optar-se por um sistema VSHORAD tão leve e móvel montado em ST5, e depois ter um radar gigante montado num camião, com mobilidade limitada.
Compreendo o conceito de emprego, de ter um radar mais poderoso capaz de vigiar uma área maior, onde operam os VSHORAD, mas quando é só um radar, não só se torna um alvo fácil, como estará limitado devido aos obstáculos naturais, como dificilmente conseguirá detectar pequenos drones a distâncias superiores a 50km da sua localização, que estejam a atacar forças nacionais na linha da frente, estando os VSHORAD efectivamente "cegos".
Claramente fica a faltar um radar mais móvel, compacto, que acompanhe unidades móveis e na linha da frente, e complemente o GM200. Tipo Giraffe 1X em ST5 por exemplo.