O plano tem aspectos muito interessantes que ajudam a economia, mas tem outros que são cópia chapada da teimosia PS, como a aposta no TGV!!!!!!
Antes de se fazer contas a quanto custa este plano, é preciso recordar que o estado vai endividar-se pelo menos mais 30 mil milhões de euros só este ano a acrescer à divida gigantesca que já tínhamos. E como a riqueza do país vai caír, quer isto dizer que o endividamento em percentagem, medida mais exacta para vermos o colosso do nosso endividamento em comparação com a riqueza criada para..... pelo menos pagar os juros.
Alguém sabe quanto custa por exemplo este plano?
Vou referir só o TGV.
O Sócrates quando apostou no TGV, justificava que servia para os espanhóis virem passar férias a Portugal!!!!! Era essa a justificação para gastarmos 11 ou 12 mil milhões de euros! Chegou mesmo a adjudicar o arranque da obra, que foi parado logo a seguir.
Em 2017 o amigo Costa volta a insistir e agora aposta apenas do TGV de mercadorias!!!!! Mais tarde vem com certeza o de passageiros......
Porque a fixação do PS no TGV? Vai concorrer com a TAP? (para que é que salvamos a TAP então?) É para transportar mercadorias para a Europa? E passageiros?
Temos um enorme problema já com 100 anos, devido à decisão absurda por parte de Espanha em criar uma bitola diferente do resto da Europa (distãncia entre carris maior em 23 centímetros relativamente ao resto da Europa). Com essa decisão, Portugal e Espanha ficaram isolados do resto da Europa (reza a história que tal decisão não era por receio de uma invasão francesa a Espanha..... de comboio, mas sim porque os Engenheiros espanhóis pensavam que teriam de ter locomotivas mais largas, com caldeiras a carvão mais largas para gerarem maior potência para vencerem as montanhas!!!!!!).
Importa referir que TGV significa um comboio de alta velocidade (Train a Grand Vitesse) e que circula a mais de 280Km/h. Tem custos de construção, manutenção e locomoção estratosféricos e não vejo como possa ser rentável. Se a nossa actual CP não é rentável, o futuro TGV vai ser?
Pergunto eu, não é melhor construirmos linhas novas que permitam aproveitar aquilo que já temos (mesmo que sejam as famosas travessas especiais que permitam de futuro mudar para a bitola europeia)? O nosso Alfa Pendular, não sendo um comboio de alta velocidade, sempre consegue circular a 230Km/h. Só não o faz porque são poucas as linhas modernizadas que o permitam!!!!!! Até as nossas locomotivas Siemens 5600 conseguem circular a 220Km/h...... se as linhas permitissem, quer a transportar mercadorias como passageiros!!!! Por esse motivo não percebo a fixação no TGV que depois não podia ser aproveitado para aquilo que já temos, passávamos a ter as actuais linhas de bitola ibérica e incompatíveis com o novo TGV!!!!!!!
Não percebo esta fixação!
O actual pendular, se tivessemos linhas novas e quádruplas em vez de duplas, para evitar os engarrafamentos dos cruzamentos com os comboios regionais e de mercadorias, conseguia perfeitamente fazer Lisboa - Porto em menos de 2 horas, com apenas umas 6 ou 8 paragens!!!!! Pergunto eu, isso é mau?
Ou somos ricos e vamos já criar do zero uma linha de bitola europeia e substituímos tudo!? Comboios, linhas e até as obras nas paragens (os espertos dos franceses criaram um novo TGV mais largo que obrigou a fazerem obras em 1300 estações de comboios:
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/cp-francesa-gasta-15-mil-milhoes-em-1800-novos-comboios-que-nao-cabem-nas-estacoes/), caso contrário e ao contrário dos franceses, ficamos com os comboios afastados das plataformas de embarque/desembarque!!!!!
Ou vamos criar 2 sistemas: Manter o imbróglio actual, cheio de engarrafamentos e fazermos à parte um TGV que só vai servir para levar e trazer mercadorias e turistas?
https://www.publico.pt/2017/09/26/economia/noticia/a-bitola-na-rede-ferroviaria-portuguesa-e-um-problema-1785629https://www.infraestruturasdeportugal.pt/pt-pt/ferrovia-2020https://sol.sapo.pt/artigo/603695/tgv-avanca-mesmo