As PMEs na Alemanha exportam tanto como as grandes multinacionais. E ao contrário das multinacionais não fazem lavagem de dinheiro e a evasão fiscal é muito baixa. O sistema de aprendizagem no trabalho alemão é também favorável às PMEs criando trabalhadores especializados e com elevado know-how que não só aumentam a capacidade de criar valor das PMEs, mas também estimula a criação de novas PMEs. Mesmo as empresas de família têm elevada capacidade tecnológica.
As multinacionais são importantes na criação de emprego, mas se não estiverem bem reguladas e supervisionadas podem ser mais fonte de problemas do que de riqueza. Basta ver a General Motors nos EUA, a PT em Portugal, o sistema bancário, etc.
O sistema de ensino alemao é muito melhor que o nosso, porque desde muito cedo começa a diferenciar o trigo do joio (pelo menos há 20 anos era assim). A performance escolar é muito importante e logo a seguir á escola primária os alunos sao distribuidos por agrupamentos escolares mais puxados (para quem tem melhores notas), ou mais acessíveis (para os que tem mais dificuldades de aprendizagem). Isto nao é entanque, de acordo com a sua performance podem ir para um agrupamento mais avançado no ano seguinte. Quem nao sai da cepa torta acaba por aprender um ofício e sai da escola pronto a trabalhar. Para além disso há 20 anos tinha uma coisa muito interessante que era o acesso á faculdade; só os melhores entravam directamente de acordo com o numero de vagas, os outros tinham de esperar uns semestres e enquanto esperavam podiam escolher entre o serviço cívico ou serviço militar.
Por isso quando se diz que a populaçao na Alemanha é mais especializada, quer dizer que o trolha alemao estudou e tem um diploma em como assentar tijolo, enquanto que o trolha portugues foi aquele que nao deu para os estudos e foi trabalhar para as obras com o pai. Sei que existem escolas profissionais em Portugal, e apesar de haver algumas com qualidade, há ainda muitas com um longo caminho a percorrer.
Há 2 aspectos que perdemos para a Alemanha, no ensino/competências (ensinado nas Escolas) e na educação/disciplina (ensinado em casa). Veja por exemplo como cumprimos prazos, ou horas que combinamos. Veja o arrastar dos estudantes para dentro da sala de aulas em contraposição com o fim da aula assim que se dá o toque de saída!!!! Você pode ter o melhor sistema de ensino (o nosso considero que está a maio da tabela dentro do que se passa na Europa), mas se os jovens não tiverem educação dada em casa, vai ser muito complicado progredirem!!!!!!
Mas há mais problemas, nós tínhamos um sistema de ensino que era muito bom no que fazia, as chamadas Escolas Industriais, que nasceram ainda na Monarquia e a ala esquerda que nos governou pós-25 de Abril destruiu, em 1975, ao colocar um ponto final. Porquê? Porque para a esquerda mais radical, era impensável os meninos serem distinguidos entre os que podiam ir para o Ensino Superior e os outros! Isso fazia-lhes muita confusão e lembravam as classes da idade média: nobreza, clero……..
Finalmente no final dos anos 80, mais concretamente em 1989, descobriram que acabar com as Escolas Industriais, que formava quadros intermédios, foi um dos maiores disparates que cometeram no pós 25-Abril. Para tentarem corrigir o tiro, criaram o Ensino Profissional (onde estou desde 2000, vindo de uma indústria….).
O objectivo do Ensino Profissional é o de formar quadros intermédios de jovens que podem ou não prosseguir estudos. Porque no ensino dito regular, os alunos se não tirarem um curso superior, não tem nenhuma formação para começarem a trabalhar! E para isso o Ensino Profissional é a resposta. Eu vou a um restaurante (não agora) e só pela maneira como os funcionários colocam os talheres, servem o vinho ou água, abrem uma garrafa, percebo logo se teve formação na área!!!!!
Vou dar-lhes um exemplo prático do problema do país:
Com o desaparecimento das Escolas Industriais, você num sector da construção civil, passou a ter uma obra comandada por um Engenheiro que nunca assentou um tijolo ou muro (os alunos de construção civil do Ensino Profissional têem aulas práticas de montar muros e depois demolirem o que fazem, utilizando várias técnicas, inclinações, etc) e do outro lado tem um operário que mal sabe ler ou nem sabe de todo e assenta um tijolo assim porque lhe disseram que era assim à 40 anos atrás!!!! Está a ver o problema? Depois o Engenheiro tem a planta para seguir a obra, mas tem os operários que nem sabem o que estão a ver ao olharem para uma planta!!!!! Por esse motivo o Ensino Profissional cria profissionais intermédios, porque não temos de ter vergonha nenhuma se toda a gente não prosseguir estudos ou até fazê-lo mais tarde. No fundo estes quadros intermédios sabem fazer plantas (o projecto de fim de curso na área de construção civil é o de entregarem um projecto completo de uma casa ou prédio) e sabem interpretá-las!!!! E olhe que estes quadros que formamos são muito bem pagos. Posso dizer-lhe que na área da electricidade, as empresas onde os nossos alunos estagiam (têem de estagiar no mínimo 600 horas até acabarem o 12º ano), “roubavam-nos” os alunos e nem deixavam concluir os cursos, porque precisavam de quadros intermédios (tivemos de colocar o estágio só no fim de tudo, para o caso da empresa pretender, pode ficar com o aluno a trabalhar por lá, porque já concluiu a parte lectiva).
Quanto aos empresários, passa-se a mesma coisa. Há de facto muitos empresários que nem saber fazer contas simples, como por exemplo:
Porque é que devemos trocar de computadores regularmente? Porque se um pc funcionar 8h/dia, 260 dias/ano e o KW/H = 0,20€
Um PC consome 450w/h, 8h por dia = 3,6Kw/dia ou 3,6 X 0,20€ X 260 = 187,20€ por ano
Se comprarmos um novíssimo Intel NUC com monitor, que consome 40w/h, 8h por dia = 0,32Kw/dia ou 0,32 X 0,20€ X 260 = 16,64€ por ano
Temos uma diferença = 170,56€ / ano / máquina
Ou seja, se deitarmos fora os velhos CRT e torres ineficientes, poupamos por ano e por computador, cerca de 170€, em 4 anos só a diferença paga o computador!!!!!!! No entanto ainda vemos muitas máquinas com o Windows 95, XT…….. E já nem falo nos benefícios fiscais que advêem pelas depreciações do imobilizado novo (por esse motivo, as grandes empresas e com gestão a sério, troca de computadores no máximo a cada 4 anos, só ganham dinheiro a fazer isso!!!!). Obviamente há excepções, ainda à pouco tempo li um artigo que referia que as torres de controlo de alguns aeroportos, ainda utilizam software específico e feito para funcionar no velhinho Windows 3.1!!!!!!!
Outro exemplo:
A passagem das lãmpadas de 36w fluorescentes para LED de 20w, reduz pelo menos para metade o consumo de energia eléctrica só na iluminação.
Ou se acabarem com os ventiladores e radiadores a óleo para aquecer no inverno, e instalarem Ar Condicionado inverter, com bomba de calor que consome 1Kw e produz 4Kw de calor, temos uma enorme redução do consumo. Para além de poder arrefecer o ambiente no verão!!!!
E também a grande diferença de conhecimentos/competências, faz com que muitas empresas não saiam do sítio. Eu lembro de falar com um empresário (faliu 1 ano depois) a referir-me que tinha uma margem de 20 a 30% a vender carne. Por mais que eu insistisse com ele, com cálculos a mostrar que na realidade ganhava no máximo 10% ele estava fixado nos 20 ou 30%!!!!! Esquecia-se que não pode olhar para a diferença entre o preço que compra e o que vende, ele também tem custos, tem funcionários que ganham o seu salário, tem impostos, tem leasings de máquinas, contas de energia, da água, IMI, etc……Enfim, dava para dissertar por horas com os problemas que nós temos internamente
