Boa tarde!
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Citação:
Cuantos puertos o arsenales navales tienen capacidad en Portugal para recargar el sistema AIP de Hidrogeno?
ZERO
Os carregamentos serão feitos através de camiões que virão ao cais efectuar o abastecimento.
Eu sou um leigo na matéria, mas esta questão lembra-me um excerto de um texto que li há uns anos (ressalvando as devidas diferenças porque se tratam de situações diferentes), sobre as diferenças de projectos entre porta aviões Japoneses e Americanos e como essas diferenças de projecto e construção poderiam ter contribuido para o relativamente fácil afundamento dos 4 porta aviões Japoneses na batalha de Midway, que era a seguinte:
Os Japoneses reabasteciam de combustivel os aviões no convés de vôo através de tubagens embutidas no piso e que estariam ligadas a reservatórios de combustivel, enquanto que pelo contrário os Americanos reabasteciam os aviões também no convés mas através de reservatórios rebocados com capacidade para algumas centenas de litros que eram transportados por elevadores.
Penso que o reabastecimento de Hidrogénio através de camiões cisterna pode em determinadas situações ter vantagens em relação a uma instalação portuaria fixa, por exemplo, ser mais discreto e possibilitar o reabastecimento nalgum porto relativamente pequeno que tenha um cais com capacidade para a acostagem do submarino. As instalações fixas num porto seriam necessáriamente mais volumosas e vulneraveis a um ataque aéreo por exemplo.
Que pensam desta opinião?
Cumprimentos!