Segurança da Cimeira da NATO Lisboa

  • 158 Respostas
  • 57007 Visualizações
*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1534
  • Recebeu: 209 vez(es)
  • Enviou: 95 vez(es)
  • +272/-1475
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #90 em: Novembro 13, 2010, 04:19:07 pm »
Citar
Cimeira da NATO. Lisboa, capital mundial da segurança
por Gonçalo Venâncio, Publicado em 12 de Novembro de 2010

Forças nacionais e estrangeiras preparam uma das maiores operações realizadas no país


Começou a contagem decrescente para a cimeira da NATO em Lisboa. A uma semana do início dos trabalhos, e enquanto os mais de 50 chefes de Estado e de governo não aterram na Portela, são as questões de segurança e circulação em Lisboa que vão dominando as atenções. Uma coisa é certa: prepare-se para o frenesim porque mesmo tendo recebido alguns eventos de grande envergadura, como a Expo 98, o Euro 2004 ou a Cimeira UE-África, Lisboa nunca testemunhou uma operação deste calibre.

Tome-se como barómetro a maior cimeira realizada em Portugal, a UE-África, em 2007: na altura, para a protecção dos 80 chefes de Estado presentes, foram destacados 3 mil homens da PSP. O número será agora claramente pulverizado, explica ao i o comissário Paulo Flor, porta-voz da PSP: "Não vamos publicitar números, mas o número de efectivos policiais para esta cimeira será certamente superior a esse." Na montagem da operação coordenada pelo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, a Polícia de Segurança Pública conta com o apoio interno da Polícia Judiciária, dos Serviços de Informações e das Forças Armadas.

A Marinha vai seguir o exemplo de realizações anteriores, disponibilizando meios da Autoridade Marítima e da Esquadra. Ou seja, no Tejo, e bem visíveis a partir do Parque das Nações, vão estar estacionados navios de guerra da marinha nacional. A missão da Força Aérea, por seu turno, passa pelo patrulhamento e pelo controlo do espaço aéreo. É por isso previsível que a vigilância dos céus da cimeira fique a cargo de um F-16 e de vários helicópteros. A vigilância deve ser complementada pelos conhecidos aviões AWACS.

Para já, são apenas conhecidos os constrangimentos de mobilidade no Parque das Nações (ver infografia). Na perspectiva da segurança, a PSP considera positiva a tolerância de ponto ontem aprovada pelo governo para dia 19 para todos aqueles que trabalham no concelho de Lisboa. Ainda assim, no próximo dia 15, a PSP sinalizará os pontos críticos na capital. Mais uma vez, partindo da análise de eventos semelhantes, é possível apontar zonas de caos no trânsito: eixos rodoviários entre aeroporto, centro da cidade e Parque das Nações e zonas envolventes aos maiores hotéis da cidade. As cerca de 60 delegações presentes (perto de 2 mil pessoas) vão ocupar unidades como o Ritz, os hotéis Tivoli e Altis e o Dom Pedro, provocando inevitáveis perturbações nas entradas e saídas.

Numa cimeira que está a ser preparada "há meses", as autoridades nacionais têm estado em articulação com a Interpol e a Europol e, naturalmente, com os corpos de segurança pessoal que acompanham algumas das maiores figuras presentes em Lisboa: Hamid Karzai, o presidente afegão, a chanceler alemã, Angela Merkel, e, claro, o presidente norte-americano, Barack Obama.

A chegada de Obama a Lisboa, prevista para a manhã de dia 19, vai dar nas vistas. Primeiro é a aterragem do Air Force One - o Boeing 747-200B equipado com ginásio e escudos de protecção electrónica à prova de explosões nucleares. Logo a seguir será a vez de a "Besta" se estrear as ruas de Lisboa. A limusina presidencial de 300 mil dólares - com equipamento de visão nocturna, canhões de gás lacrimogéneo e tanques de oxigénio - deverá levar Obama a Belém, onde almoça com Cavaco Silva, e depois a São Bento, onde o presidente americano se reúne com José Sócrates. No percurso, claro, haverá uma forte presença de elementos dos serviços secretos. Obama recebe em média 30 ameaças de morte por dia e por isso tem um corpo de 200 homens a zelar pela sua segurança. Na comitiva americana, a maior de todas, com 800 a mil pessoas, estarão também cozinheiros, equipa médica e batalhões de assessores.

Por esta altura - e seguindo o modus operandi habitual - os serviços secretos americanos já terão visitado Portugal três vezes no âmbito da cimeira: a primeira para fazer o "estudo do local"; a segunda para a chamada "visita de pré-lançamento" e por último a "visita avançada", que tem lugar dias antes da cimeira. Além da montagem de equipamento e neutralização de ameaças, nem a medição da qualidade do ar escapou aos homens de negro.

In: http://www.ionline.pt/conteudo/88154-ci ... -seguranca

Citar
Forças Armadas activam meios para a Cimeira da NATO
09h42m

As Forças Armadas Portuguesas vão ter vários meios empenhados na segurança da Cimeira da NATO em Lisboa, nos próximos dias 19 e 20 de Novembro, incluindo uma fragata, caças F-16 para policiamento aéreo e meios de guerra de informação.

Para a cimeira de chefes de Estado e de Governo, que reunirá em Lisboa mais de cinco mil pessoas e trará pela primeira vez a Portugal o presidente norte-americano, Barack Obama, partiram do gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Mário Mendes, várias solicitações para os três ramos.

Fonte ligada à organização da cimeira citada pela Agência Lusa que as bases da Força Aérea Portuguesa estarão disponíveis para receber delegações oficiais e para ter estacionadas várias aeronaves já que "o aeroporto da Portela não tem capacidade para todas estas aeronaves".

O ramo assegurará também a segurança do espaço aéreo português com caças F-16, em conjugação com o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).

Já a Marinha Portuguesa terá, à semelhança de outros eventos deste tipo, um dispositivo com meios da Autoridade Marítima e da esquadra, prevendo-se a utilização de uma fragata - um navio com grande capacidade de comando e controlo (para além de possuírem helicópteros Lynx) -, de mergulhadores, para fiscalização e buscas no rio Tejo, e de lanchas.

Por seu lado, o Exército tem já no terreno vários militares de Engenharia a assegurar terraplanagens para a construção de um heliporto junto à FIL e de um parque para viaturas oficiais da cimeira.

O dispositivo de guerra da informação, proveniente do Regimento de Transmissões, será também "essencial para bloqueio e pesquisa" de eventuais ameaças, disse à agência Lusa o presidente do Observatório para a Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), José Manuel Anes.

Esta unidade do Exército terá como uma das responsabilidades travar a activação de engenhos explosivos por telefone no perímetro da cimeira.

Apesar de identificar os "grupos anarquistas violentos vindos do estrangeiro" como principal factor de instabilidade durante a cimeira da Aliança Atlântica, José Manuel Anes considerou que a maior ameaça potencial num evento deste tipo e com altas individualidades mundiais provém da "ameaça islamita que tem aumentado nos últimos anos".

Este especialista em questões ligadas ao terrorismo referiu que a articulação entre Forças Armadas e forças de Segurança Interna será um dos desafios colocados à organização portuguesa e, embora reconhecendo resistências na cooperação em determinados casos, Anes sublinhou que "nas situações-limite" os responsáveis portugueses se "portam bem".

in: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Naciona ... id=1709959
 

*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #91 em: Novembro 13, 2010, 04:46:32 pm »
Consta que os veículos blindados adquiridos pela PSP são veículos do tipo Chetah com protecção CAT-I.

Cheetah - Viatura Táctica Ligeira
Classificado como veículo com protecção de categoria 1 (CAT-I) o Chetah é o veículo de transporte protegido mais leve da gama da empresa americana Force Protection.
Ao contrário dos seus «irmãos maiores» o Cheetah pode ser transportado numa aeronave do tipo C-130 Hercules.
Características Técnicas:
Tripulação: 2+2/2+4
Sistema de tracção:Quatro rodas motrizes
Motor: Cummins QSB Potência: 275 cv
Velocidade máxima: : 130 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 40 Km/h.

Já mais alguem sabe alguma coisa sobre isto?
 

*

Scarto

  • 84
  • +0/-0
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #92 em: Novembro 13, 2010, 07:23:32 pm »
Apenas espero que corra tudo bem.Já tivemos mostras (Expo,Europeu 2004,entre outros) que a PSP e GNR gerem bem situações risco.

Contudo faz-me espécie,as criticas à PSP.Sim estamos em crise,mas na actual situação de certas zonas,estes blindados até chegam é tarde!Já desde as dificuldades que houve,para entrar na Cova da Moura numa determinada situação,que se começou a falar disso.
Provavelmente,aproveitaram a Cimeira,para finalizar/pressionar a comprar para a PSP.

Axo que nos deviamos era preocupar mais,com as "despesas" estranhas que aparecem neste governo..
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #93 em: Novembro 13, 2010, 09:12:07 pm »
Tarde, sem duvida. Muito tarde. Tarde de mais para alguns que já não estão entre nós.
::..Trafaria..::
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2229
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +118/-304
    • http://forumdefesa.com
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #94 em: Novembro 13, 2010, 09:42:03 pm »
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #95 em: Novembro 13, 2010, 09:55:41 pm »
Não ponho em causa que a PSP precise de blindados, até estou de acordo que os adquira. Mas a confirmar-se a vinda do Chetah, e segundo as informações de que disponho é bastante provavel que seja mesmo essa a viatura a adquirir (ou já adquirida), será que precisamos de veículos assim tão blindados para lidar com bairros problemáticos? Não há equipamentos mas economicos que consigam lidar com as armas com os policias portugueses têm de lidar?
 

*

Scarto

  • 84
  • +0/-0
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #96 em: Novembro 13, 2010, 10:08:45 pm »
Hoje em dia é cada vez mais facil adquirir armas de grande calibre..Portanto apoio a medida!
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12996
  • Recebeu: 3362 vez(es)
  • Enviou: 7966 vez(es)
  • +1263/-2131
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #97 em: Novembro 13, 2010, 10:15:11 pm »
Também não critico a aquisição por ser para a PSP mas sim por ser apenas para a PSP e para o evento que é, pois quando outras forças necessitaram do mesmo tipo de viatura numa altura em que tínhamos uma situação económica menos má, levaram com "remendos e desenrascos"

E nestas forças também houve infelizmente quem pagasse com a vida...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Scarto

  • 84
  • +0/-0
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #98 em: Novembro 15, 2010, 05:15:25 pm »
Penso que a Cimeira foi apenas a desculpa arranjada,para alguns partidos politicos e outras vozes,não refilarem muito.

Mas lá está,é apenas a minha opinião.
 

*

brunopinto90

  • 159
  • +0/-0
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #99 em: Novembro 15, 2010, 08:37:47 pm »
Eu vi na RTP1 no tempo de antena  das 19:50 do MDM (Movimento Democrático da Mulher). Em que defendiam os direitos da mulher e eram ANTI-NATO.
Então não queriam guerra, corridas aos armamentos, é engraçado já nao há aviação nova desde 2000, ja não há um Tanque ou um heli novo desde 2000, em na 2GMundial era num ano ja se mudava de um foguete para um missil.
Mais não devia haver guerra, sim eu até concordaria se houvesse paz.
Kosovo e Bosnia dois exemplos de dois conflitos raciais, se a NATO nao intervisse o que acontecia, havia um genocidio e talvez o pais desaparecesse das dimensões do RWANDA.
Afeganistão, os taliba e a al-qaeda fazem ameaças e atentados, os militantes do partido não pensam nas vidas perididas nesses atentados, o sofrimento das fammilias, achas se a NATO não intervisse no afeganistão como estavam as mulheres hoje em dia, estariam numa casa de luxo? Talvez com uma moca de ópio.
Elas tambem falaram das mortes de soldados os soldados que vão para lá sabem dos riscos e eles sabem dos riscos ao recrutarem-se no exército, mas estão ali para salvaguardar vidas do seu país e outras e as familias embora sofridas tem orgulho no seu filho.
Mais tambem falaram dos gastos militares que estão a aumentar, portugal nem mexe no orçamento!
Se não houvesse NATO quem teria poder para intervir em todo o lado nem o EUA consegue meter centenas e centenas de milhares de soldados, era um completo caos se não houvesse a NATO, então estas pessoas devem ter as suas razões mas pá tem que se ver os lados positivos e os lados negativos para ver uma coisa.
A fome do mundo, a violação dos direitos das mulheres, elas pensam que sem guerra isto não existe, muito antes de chegar o EUA ao IRAQUE e ao AFEGANISTÃO
já havia viloção dos direitos e fome, mas uma coisa hoje o afeganistãp é ou não é mais seguro? O iraque  o inicio da invasão havia em media um atentado ou uma troca de tiros uma vez por semana agor a e mais ou menos 1 por mes uma redução significante, claro que há atrocidades,fim a guerra! Um país invadia-nos e nós ficavamos a dialogar olha nao faças uma invasão, nos damos tudo o que tu queres,eles invadiam-nos e nós ficávamos a olhar, isto é assim não.
Bem uma guerra não é boa mas tem que ser para o bem das pessoas, olha se os aliados não se formassem na 2Gmundial como seria o mundo hoje.
A nato de hoje não COUNTER-RUSSIA mas sim policias do mundo.
Mortes dos soldados hão de me dizer em que guerraque só houve 2000 mortos em 8 anos como no AFEGA, no ultramar foi 13 anos de guerra.
Não é pouco mas comparados com outros é.
SOMÁLIA, os piratas se a UNIÃO EUROPEIA não intervesse como era havia navios mercantes saquados e os produtos alimentares, fome e outra vex direitos das mulheres.
Neste momento estou a ver imagens vindas do AFEGA sobre a NATO, na cimeira vai ser discutido quem é o inimigo? Como lidar com isso?
Neste momento o principal inimigo é o terriorismo, mariortamente no AFEGA, isso que a NATO existe para lidar com estas ameaças não sei como não há pessoas a pensar nestas coisas e depois dizem barbaridades há não devia haver geurras , com o quem diz ah diexa la esses paises com esses problemas garves que nos temos os nossos era completamente desumano se virássemos costas a nações que tanto precisam de nós, eu quando for grande quero ir para a tropa depois da faculdade, não é só por jogar CODMwarfare2 ou ver filmes mas sim saber que há coisas que posso fazer pelo mundo, se eu morrer em combate eu sei que vou morrer com glória e com diginidade e sabendo que estou a salvar vidas, assim morro satisfeito com a sensação de trabalho feito e os meus familiares com muito orgulho de mim e a apoairem-me é sito em que a geurra é uma coisa boa em salvar vidas, as pessoas só pensam nas vidas peridadas, mas não pensam nas vidas salvas por intervenções militares da NATO, epá é assim do mundo, nem todos tem os mesmos pensamentos, mas há que ver tudo ao pormenor.

Peço a vossa opinião acerca da existencia da NATO e da guerra, mas digam coisas com fundamento, sejam filósofos.

Cumprimentos
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #100 em: Novembro 18, 2010, 02:02:33 am »
O MDM é uma organização do PCP, nao vale a pena estar a espremer os neuronios com movimentos destes. Já todos sabemos qual é a sua cassete.
Eu só me admiro é como é que eles conseguem ainda arregimentar tanta gente disponivel e sem pensamento próprio para alinhar naquelas carneiradas, gente que se deixa conduzir pelo pensamento dos outros, pelo que o camarada controlador ordena.
::..Trafaria..::
 

*

LuisC

  • Perito
  • **
  • 311
  • +0/-1
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #101 em: Novembro 18, 2010, 09:32:39 pm »
Não sei se tem a ver com a cimeira ou não...provavelmente não...o que é facto é que hoje de manhã, por volta das 8h30, cruzei-me com 4 HMMWV blindados na Av. Infante Dom Henrique. Como circulava em sentido oposto não consegui ver detalhes, contudo, posso adiantar que não tinham qualquer armamento visível e também consegui ver que se tratava da versão original…a que recebeu posteriormente o kit de blindagem da Plasan.
 

*

Jiboia

  • 5
  • +0/-0
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #102 em: Novembro 18, 2010, 10:23:45 pm »
Citação de: "Trafaria"
Tanto a PSP como a GNR (que se equipou recentemente) possuem pessoal e meios de combate NBQ. Mas as limitações serão muitas, será para uma primeira abordagem ... são as forças do terreno, têm de estar sempre preparados para responder. Tradicionalmente essa era uma tarefa atribuída em exclusivo ao exercito.

No que a psp diz respeito essas equipas foram criadas (quando da crise do anthrax) devido à inoperância do exercito. Uma máquina pesada, lenta, que nao se coaduna em nada com emergências...

Boa Noite...
Pelo que percebi, aqui fala-se de NBQ... NRBQ (??). Mas alguem sabe o que é isso?

Sinceramente... acho que não têm a minima noção. Expressão como "combate NBQ" não existe!. No máximo que falem em DEFESA NBQR, que compreende três campos: Reconhecimento, AvRep (Aviso e Reporte) e Descontaminação. Quanto ao "pessoal e meios" das PSP e GNR... julgo que apenas têm capacidade de Reconhecimento... mas isto não é só mandar pessoal equipado lá para dentro para dizer que tipo de contaminação existe... e quem faz a previsão das areas contaminadas??? e que faz a descontaminação de pessoas e instalações???

Julgo que tem que reinar o bom senso e não andar para aí a discutir sem ter conhecimentos para tal.

Quanto à "inoperância do exercito" no caso do "Anthrax" e à "máquina pesada, lenta, que nao se coaduna em nada com emergências..."... por favor... prevenção de 2 horas... 365 dias por ano... é o quê????????

Cumprimentos
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #103 em: Novembro 18, 2010, 10:43:13 pm »
Nada, vindo da tropa é zero... é o que está no papel, só no papel.

Na pratica, os que sao confrontados com as situações reais, ou seja os policias, telefonam para a unidade (no caso de Lisboa era o RE da Pontinha), são atendidos por um cabo da guarda ensonado que nada sabe do que lhe estão a dizer. Pede que esperemos pois vai procurar o sargento da guarda (que todos sabemos estar a dormitar). Meia hora depois lá atende o sargento que tem uma vaga ideia do que é uma emergencia NBTQ mas nao sabe o que fazer e até se interroga das razoes do nosso pedido.
A custo lá se consegue que vá acordar o oficial de dia. Esse até sabe umas merdas mas nao toma qualquer medida sem falar com o oficial prevenido ao estado maior (que nao consegue contactar pois nao está nem  é obrigado a estar no quartel) .... horas e horas de seca.

Por causa destas cegadas a psp (e agora tb a gnr) foi forçada a criar o seu próprio serviço vocacionado para ocorrências dessa natureza.

A operacionalidade do exercito português no que diz respeito a emergências é absolutamente nula, o grau de prontidão é zero. E quem esteve na tropa sabe-o muito bem.
Mas digamos que também nao é essa a sua missão
« Última modificação: Novembro 18, 2010, 10:47:30 pm por Trafaria »
::..Trafaria..::
 

*

Jiboia

  • 5
  • +0/-0
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #104 em: Novembro 18, 2010, 10:46:38 pm »
Caro trafaria.... ANPC. Diz-lhe alguma coisa?

Acabei de me registar neste forum... mas pelo que estou a ver isto é mais lavar roupa suja que informar e noticiar.