Igual ao que equipa muitos iates e outras embarcações civis. Até apanha os F-22 dos camones!Quanto ao Zaire, presume-se que a manutenção regular seja efectuada num estaleiro local, certo?
O NRP Bérrio foi construído nos estaleiros Swan Hunter em Wallsend-on-Tyne no Reino Unido, tendo sido lançado à água a 11 de novembro de 1969. Entrou ao serviço da Royal Fleet Auxiliary (RFA) em 15 de julho de 1970. Foi adquirido e aumentado ao efetivo dos navios da Armada Portuguesa em 31 de março de 1993, com o objetivo de substituir o NRP São Gabriel, tendo sido batizado com o nome NRP Bérrio.
O Lynx Mk95 foi adquirido pelo Estado Português em 1993 para operar a partir das fragatas da classe Vasco da Gama como extensão das armas e sensores destes navios. É um helicóptero de elevada performance e características versáteis que lhe permitem cumprir tarefas num largo espetro de missões, cobrindo áreas desde a luta anti-submarina, luta anti-superfície, interdição marítima, combate à pirataria, evacuações médicas, transporte logístico e busca e salvamento.
Um Lynx Brasileiro no Libano
Será que se fôr afundado por piratas dá para receber guita do seguro?
Sendo classificadas como "aeronaves do Estado", os meios aéreos da EMA, tal como os meios militares ou veículos terrestres pertença do Estado não são obrigados a ter seguro, tendo esta questão sido divulgada quando o Ecureuil, que caiu em Novembro de 2007 em Melgaço, causando a morte do piloto.Na altura surgiram diversas questões relativamente aos contratos celebrados, às qualificações dos pilotos e aos prejuizos para a EMA, que alegava que o custo de aquisição da aeronave era reduzido, sendo o restante pago através do acréscimo no contrato de manutenção que, desaparecendo este helicóptero AS 350B3, deixaria de ser pago.
Esta foto, com o destaque para o radar Furuno - empresa com radares "For Merchant Vessels, For Fishing Vessels, For Pleasure Boats" diz tudo.