Eventos/Exposições/Visitas

• 172 Respostas
  • 129060 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23425
  • Recebeu: 4314 vez(es)
  • Enviou: 3050 vez(es)
  • +3268/-4590
Re: Eventos/Exposições/Visitas
« Responder #120 em: Abril 23, 2024, 05:43:47 pm »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Lusitano89

• Investigador
  • 25978
  • Recebeu: 3459 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1813/-1734
« Responder #121 em: Maio 03, 2024, 05:26:12 pm »

*

Lusitano89

• Investigador
  • 25978
  • +1813/-1734
« Responder #122 em: Maio 11, 2024, 06:06:39 pm »
Profissão de Risco - Testemunho do Tenente João Lisboa

*

Lusitano89

• Investigador
  • 25978
  • +1813/-1734
« Responder #123 em: Maio 21, 2024, 03:45:33 pm »
Marcelo condecora Reprise da Escola de Mafra com Ordem do Infante D. Henrique

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23425
  • +3268/-4590
« Responder #124 em: Maio 21, 2024, 05:04:20 pm »

Coitada da Equitação militar, já não é nem um terço do que foi. No tempo da "Remonta", tínhamos Cavaleiros de nível europeu, hoje em dia... faz-se.

*

sivispacem

• Investigador
  • 1526
  • Recebeu: 850 vez(es)
  • Enviou: 903 vez(es)
  • +460/-555
« Responder #125 em: Maio 21, 2024, 08:19:27 pm »

Coitada da Equitação militar, já não é nem um terço do que foi. No tempo da "Remonta", tínhamos Cavaleiros de nível europeu, hoje em dia... faz-se.

Alguém que me explique porque carga d'água é que o Exército, num contexto de redução de custos e eliminação de desperdícios, ainda conserva, cuida e alimenta centenas de cavalos no seu quadro..... sinceramente não vejo qual o seu valor para uma Defesa moderna....
Cumprimentos,

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23425
  • +3268/-4590
« Responder #126 em: Junho 06, 2024, 05:17:54 pm »
Exército participa na conferência “Future Armoured Vehicles Situational Awareness”
27-05-2024

A conferência visou fornecer aos participantes uma visão detalhada das necessidades e desafios enfrentados pelas forças militares em operações.
Nos dias 24 e 25 de abril, teve lugar, em Londres, a conferência “Future Armoured Vehicles Situational Awareness".

Este evento anual visou fornecer aos participantes uma visão detalhada das necessidades e desafios enfrentados pelas forças militares em operações, permitindo, à academia e à indústria, os espaço de desenvolvimento de soluções adaptadas às exigências identificadas.

Este ano, o Exército Português fez-se representar por dois oficiais, na condição de palestrantes, os quais apresentaram os projetos em curso do Exército Português, no que diz respeito à modernização das suas capacidades militares terrestres. O evento proporcionou ainda a oportunidade de acompanhar o ponto de situação de projetos homólogos, assim como de atualização de informação sobre as tendências e soluções apresentadas pela academia e pela indústria neste domínio.

Fonte: Exército

*

Drecas

• Investigador
  • 2447
  • Recebeu: 1064 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +590/-231
« Responder #127 em: Junho 06, 2024, 06:40:28 pm »
Adoro as figuras de representação do soldado português adotado em 2019 vs a realidade :mrgreen:

*

Duarte

• Investigador
  • 3670
  • Recebeu: 512 vez(es)
  • Enviou: 1832 vez(es)
  • +2831/-1249
« Responder #128 em: Junho 06, 2024, 07:55:16 pm »

Alguém que me explique porque carga d'água é que o Exército, num contexto de redução de custos e eliminação de desperdícios, ainda conserva, cuida e alimenta centenas de cavalos no seu quadro..... sinceramente não vejo qual o seu valor para uma Defesa moderna....

Eu deixo aqui a melhor resposta, nas palavras do saudoso Major Mendes Paulo, que chegou a participar neste fórum e as palavras do General Tavares de Almeida.
Se tiver tempo de ver o vídeo todo, recomendo, mas se quiser ir direito ao assunto:

https://youtu.be/NhQ0OBKXSj4?si=FoyqMWV8xzfeS8CD&t=599

https://youtu.be/NhQ0OBKXSj4?si=qkKf2uEKEtx-qN-L&t=777

Podemos perguntar também para que servem as bandas militares, as medalhas, os estandartes, o grande uniforme, uniforme de jaqueta, uniforme no.1, corneteiros, as espadas de oficial, etc.

« Última modificação: Junho 06, 2024, 09:26:40 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
A incompetência russa no campo de batalha é vergonhosa

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

sivispacem

• Investigador
  • 1526
  • +460/-555
« Responder #129 em: Junho 07, 2024, 05:30:19 am »

Eu deixo aqui a melhor resposta, nas palavras do saudoso Major Mendes Paulo, que chegou a participar neste fórum e as palavras do General Tavares de Almeida.
Se tiver tempo de ver o vídeo todo, recomendo, mas se quiser ir direito ao assunto:

https://youtu.be/NhQ0OBKXSj4?si=FoyqMWV8xzfeS8CD&t=599

https://youtu.be/NhQ0OBKXSj4?si=qkKf2uEKEtx-qN-L&t=777

Podemos perguntar também para que servem as bandas militares, as medalhas, os estandartes, o grande uniforme, uniforme de jaqueta, uniforme no.1, corneteiros, as espadas de oficial, etc.

Obrigado. Mas estas ideias ("os cavalos") podem ter feito sentido nos anos 50/60 do século passado. Actualmente não vejo grande espaço e muito menos necessidade de justificar a existência e o treino de unidades de cavalaria com a utulização de centenas de cavalos. Bem sei que as coisas em Portugal demoram tempo a chegar, mas aconselhava que se analisasse o emprego de unidades da cavalaria polaca na II GG e os resultados que se obtiveram.
Quanto às bandas militares, estandartes, grande uniforme e etc creio serem conceitos dificilmente combináveis entre si. Mas compreendo a sua existência, se de forma parcimoniosa. As tradições são importantes. Mas não exageremos, senão os oficiais ainda teriam impedidos e passariam as tarde a jogar às cartas no bar de oficiais. os tempos são outros
Cumprimentos,

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23425
  • +3268/-4590
« Responder #130 em: Junho 07, 2024, 11:30:06 am »
A minha prima tem cavalos, os mesmos segundo ela custam-lhe menos do que os seus cães.

O Exército não tem centenas de cavalos, não sei de onde tiraram esses números e são poucas as unidade que têm-nos. Lembro-me de Mafra, Santa Margarida, Extremoz e a Academia, mas é possível que a ESE ou o RC6 também tenha.

Em relação às bandas, mas afinal quantas bandas vocês acham que há? A "minha" Fanfarra acabou à anos e agora só funciona nos Dias da unidade e "graças" aos antigos elementos que por uns dias voltam a "trabalhar".

Os corneteiros, penso que foram substituídos em grande parte por gravações.

Qualquer Exército tem fardas, espadas, etc. Nos últimos 10 anos vi uma diminuição de vezes em que vi militares com a farda n.2, na verdade da última vez que vi eram todos QP.

*

Duarte

• Investigador
  • 3670
  • Recebeu: 512 vez(es)
  • Enviou: 1832 vez(es)
  • +2831/-1249
« Responder #131 em: Junho 07, 2024, 12:50:25 pm »

Obrigado. Mas estas ideias ("os cavalos") podem ter feito sentido nos anos 50/60 do século passado. Actualmente não vejo grande espaço e muito menos necessidade de justificar a existência e o treino de unidades de cavalaria com a utulização de centenas de cavalos. Bem sei que as coisas em Portugal demoram tempo a chegar, mas aconselhava que se analisasse o emprego de unidades da cavalaria polaca na II GG e os resultados que se obtiveram.
Quanto às bandas militares, estandartes, grande uniforme e etc creio serem conceitos dificilmente combináveis entre si. Mas compreendo a sua existência, se de forma parcimoniosa. As tradições são importantes. Mas não exageremos, senão os oficiais ainda teriam impedidos e passariam as tarde a jogar às cartas no bar de oficiais. os tempos são outros

Não temos unidades de cavalaria a cavalo e não se prevê usá-los em combate contra blindados como os polacos am 1939. Eles foram usados em Angola com algum sucesso na contra-guerrilha, Tanto que até os Rodesianos nos copiaram em 1975 com os Grey's Scouts. Não será por eliminar os cavalos do Exército que teremos dinheiro para uma centena de Leopard 2, etc.

« Última modificação: Junho 07, 2024, 02:02:53 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
A incompetência russa no campo de batalha é vergonhosa

*

sivispacem

• Investigador
  • 1526
  • +460/-555
« Responder #132 em: Junho 07, 2024, 01:02:35 pm »

Não remos unidades de cavalaria a cavalo e não se prevê usá-los em combate contra blindados como os polacos am 1939. Eles foram usados em Angola com algum sucesso na contra-guerrilha, Tanto que até os Rodesianos nos copiaram em 1975 com os Grey's Scouts. Não será por eliminar os cavalos do Exército que teremos dinheiro para uma centena de Leopard 2, etc.

Eu sei que não temos unidades de cavalaria a cavalo. Por isso não entendo a manutenção de centenas de cavalos nas unidades do Exército. Desperdício de (parcos) recursos, na minha opinião.

E também sei da utilização esporádica de cavalos em Angola (creio que foi apenas aí). Mas lá está, anos 70 do século passado (apesar de até os EUA no início da sua guerra no Afeganistão o terem utilizado, por uma pequeníssima equipa de OE's - que nem sabiam montar a cavalo, btw)

E não me referia à aquisição de uma centena de Leopard II.
O nosso Exército, fruto das más políticas e da má liderança de décadas, tem necessidades bem mais prementes do que isso. E para o poder fazer tem de cortar na gordura, no excesso de oficiais superiores, nas messes, na número de unidades e edifícios que ocupa, naquelas rubricas da despesa que pouco ou nenhum valor militar acrescentam e/ou suportam. Nos cavalos também. Entre outros!
« Última modificação: Junho 07, 2024, 02:03:15 pm por sivispacem »
Cumprimentos,

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

dc

• Investigador
  • 9995
  • Recebeu: 5119 vez(es)
  • Enviou: 851 vez(es)
  • +5369/-1172
« Responder #133 em: Junho 07, 2024, 01:43:05 pm »
Eu acho que é um debate interessante, sobre o equilíbrio destas vertentes, face à parte operacional.
Não podemos ignorar a tirania dos números. Termos mais cavalos do que Leopard e F-16 somados, mais bandas nos 3 ramos, do que navios combatentes, quase 20x mais generais do que temos AMRAAMs... são coisas que não cabem na cabeça de ninguém. E existirão muitas mais comparações destas que podem ser feitas.

A isto acresce que, muitas vezes a questão nem são os custos das actividades lúdicas. A questão é mesmo o pessoal que é canalizado para elas, em vez de ser canalizado para vertentes que importam. Por exemplo, o pessoal que trata os cavalos, são civis contratados? São militares que o fazem no tempo livre? Ou é pessoal que o Exército forma de propósito para essa função?

Se for esta última, acham que numas FA com falta de pessoal, faz sentido desperdiçar mão-de-obra nisso?
E como é para outras vertentes? O pessoal das bandas, é dedicado estritamente a elas?

Eu não sou contra estas vertentes lúdicas, mas convém que sejam equilibradas para a real dimensão das FA.

Ter cavalos até pode fazer sentido, no seu nicho. Uma unidade de montanha, com patrulhas a cavalo, talvez faça mais sentido do que usar veículos. Agora ter unidades a cavalo só para desfiles, é estranho.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Pescador

• Investigador
  • 5480
  • Recebeu: 3604 vez(es)
  • Enviou: 3036 vez(es)
  • +5966/-3838
« Responder #134 em: Junho 07, 2024, 02:32:50 pm »

Como os campos de golf na Marinha. Para entretém

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem