quem ler o documento vai pensar que temos muitos meios humanos e materiais para executar estas missões todas .
https://www.emgfa.pt/noticias/Paginas/As-missoes-das-Forcas-Nacionais-Destacadas-para-2020.aspx
Abraços
O que me chamou a atenção nesse documento foi:
A missão de formação NATO STRATEGIC DIRECTION SOUTH.
Nas Forças NRF/IFFG, temos supostamente um navio reabastecedor com prontidão de 30 dias (PS: Cá para mim a Marinha ainda não avisou o EMGFA da situação do Bérrio

), ai também aparece SOMTG só que na quantidade aparece 0.5, não sabia que se podia fornecer meia unidade, mas estamos sempre a aprender, deve ser completada com equipas OE de países aliados?
Outra situação caricata e para mim triste, é comandarmos duas forças navais da UE mas a bordo de navios aliados, isto é, sem nenhum navio de superfície presente, o único meio que vamos enviar é um submarino para a força do Mediterrâneo. À uns tempos disse que as FND iam passar de Batalhões/Companhias para Estados-Maiores das Forças, por causa da falta de praças, parece que acertei.
Para o Battlegroup Europeu vamos preparar Fuzileiros, infelizmente repete-se, os Fuzos treinam, treinam, treinam, mas missões pouquinhas e as que o Exército não quer.
Também interessante, participação na Operação Barkhane, com o envio de elementos OE para o QG Francès no Chade. Quem sabe o inicio de uma participação mais musculada?