no entanto defendo que as serras e zonas florestais Portuguesas deviam ser altamente patrulhadas nos 3 meses do verão. Mais no sentido de prevenção e dissuasão a possíveis incendiários fazendo notar a sua presença regularmente. Isso até nem era nada difícil, era um género de semana de campo, mas que durava o verão todo (com rotação dos homens obviamente).
Acho que a questão aqui é outra, primeiro temos que perceber que muita gente não gosta das Forças Armadas, por variadíssimas razões, umas certas, outras erradas, já li artigos de jornais a criticar os militares andarem de camuflado enquanto nestas operações de apoio aos bombeiros, que deviam andar com uma roupa que não os identificasse como militares, outros artigos criticavam os militares andarem armados nessas patrulhas, outros jornais criticaram quando na serra da santa luzia os militares pediam a identificação às pessoas que por lá andavam, uma espécie de operação STOP, mas os jornalistas muitas vezes apenas dizem a sua opinião, independentemente de estarem certos ou errados, da lei permitir ou não isso, muitos jornalistas nem se dão ao trabalho de saberem isso, ou então é porque a lei pode estar contrária ao que eles gostariam.
A minha opinião em relação a essas situações é, em relação aos militares andarem de camuflado nos fogos, se eles tivessem outra roupa para irem para lá, mais própria, de certeza que não iam de camuflado, mas deve ser a única que a Tropa lhes dá.
Em relação a andarem armados, isso do ponto de vista da lei não sei bem como é que está definido, mas está previsto as Forças Armadas realizarem treinos em território nacional, e os militares andam armados nesses treinos, será que estas "patrulhas" pelas serras podem ser consideradas treinos? Eu realmente não sei.
A ultima situação, ai já sou levado a aceitar a opinião do jornalista, que um militar não pode mandar parar um carro e pedir a identificação ao condutor, e dai até se pode chegar a situações mais complicadas, os militares se virem um incendio não há problema, é só pegar no rádio e avisar quem de direito, que há um incendio, o local, etc, mas e se virem uma pessoa suspeita o que é que vão fazer? Prender a pessoa? Numa dessas operações STOP se a pessoa se recusar a mostrar a identidade? Vão prender a pessoa? A não ser que inventem algo como "fisicamente restringir a pessoa a um espaço físico até que chegue as autoridades policiais para que ai sim, a possam prender"
.