Armas de Fogo Ligeiras e seus Acessórios

• 2403 Respostas
  • 677726 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23795
  • Recebeu: 4441 vez(es)
  • Enviou: 3170 vez(es)
  • +3591/-4641
Re: Armas de fogo ligeiras e seus acessórios
« Responder #285 em: Março 18, 2011, 02:25:05 pm »
Uma coisa muito interessante e que ainda não foi debatido é o que é preciso para uma pessoa fazer tiro desportivo. Há toda uma série de diferentes tipos de tiro desportivo e se para IPSC é preciso ter a licença federativa tipo C e pistolas de calibre mínimo 9x19mm, para uma outra disciplina é necessário uma outra arma e uma outra licença. Que tal falarmos sobre estas coisas?

Eu quando fui ao site da Federação Portuguesa de tiro fiquei curioso em relação ao WFTF - Field Target. Alguém já experimentou? Onde é que se pode praticar?
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

chaimites

• 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10335/-0
« Responder #286 em: Março 18, 2011, 03:47:39 pm »
Boas!

A Federaçao Portuguesa de tiro com armas de caça

premite-te o  uso de uma arma de cano longo de alma lisa de calibre ate 12mm ( LF classe E)

depois de teres passado com aprovaçao os testes da Federaçao e da PSP

http://www.fptac.pt/Regulamentos/REGULAMENTO_LICENCA_FEDERATIVA_E.pdf
« Última modificação: Março 18, 2011, 04:02:07 pm por chaimites »

*

chaimites

• 1663
  • +10335/-0
« Responder #287 em: Março 18, 2011, 03:57:27 pm »
Tipicamente Portugues!
2 Federações!!!

http://www.fptiro.net/

http://www.fptac.pt/index.html

*

mccormick

• 214
  • +0/-0
« Responder #288 em: Março 18, 2011, 04:49:49 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Uma coisa muito interessante e que ainda não foi debatido é o que é preciso para uma pessoa fazer tiro desportivo. Há toda uma série de diferentes tipos de tiro desportivo e se para IPSC é preciso ter a licença federativa tipo C e pistolas de calibre mínimo 9x19mm, para uma outra disciplina é necessário uma outra arma e uma outra licença. Que tal falarmos sobre estas coisas?

Eu quando fui ao site da Federação Portuguesa de tiro fiquei curioso em relação ao WFTF - Field Target. Alguém já experimentou? Onde é que se pode praticar?

É de facto interessante, se falarmos apenas de licença de tiro desportivo as condições de detenção de armas são completamente diferentes de, por exemplo das condições aplicáveis às licenças de armas para defesa ou caça. quando um detentor de uma licença de tiro desportivo prtende comprar uma arma, a tramitação passa pela FPT uma vez que é esta federação que diz se a arma é idonea para a prática das modalidades federadas dependendo a atribuição da arma do tipo de licença federativa detida. E é por isto que a FPT poderia fazer muito mais pelas armas e pelo próprio tiro e ajudar a tirar do " buraco" os armeiros. Bastava incluir na lista das modalidades federadas mais algumas modalidades. Também ajudaria uma diminuição da exigencia na atribuição das licenças federativas B e C, principalmente no que diz respeito ao numero de anos de federação. A meu ver,alguns interesses instituidos dificultam esta última questão, mormente o facto de, em virtude do estatuto profissional, alguns atletas puderem logo requerer a licença federativa C. E como quem manda na FPT são esses... Se por acaso acharem que estou errado, por favor exerçam o contraditório. o que é certo é que a FPT PODIA FAZER MUITO  MAIS PELO TIRO E POR AQUELES QUE O DESEJAM PRATICAR NAS MAIS VARIADAS VERTENTES.

Quanto ao Field Target, a informação está toda no site da FPT e no do Clube de Tiro de Campo, pioneiro da modalidade em Portugal.

CUMPS

*

mccormick

• 214
  • +0/-0
« Responder #289 em: Março 18, 2011, 04:57:31 pm »
TIRO COM ARMAS DE AR COMPRIMIDO E DE FOGO  ATÉ .22

RECREIO-LICENÇA FEDERATIVA D
ISSF-LICENÇA FEDERATIVA A

PÓLVORA NEGRA-LICENÇA FEDERATIVA B E CURSO DE PÓLVORA NEGRA

PISTOLA DE PERCUSSÃO CENTRAL-LICENÇA FEDERATIVA B

IPSC-LICENÇA FEDERATIVA C

PISTOLA SPORT- LICENÇA FEDERATIVA C

SÃO ALGUNS EXEMPLOS QUE ESPERO NÃO TER ERRADO, DE RESTO ESTÁ TUDO NO SITE DA FPT NA PARTE DOS REGULAMENTOS.
RELATIVAMENTE ÀS CONDIÇÕES DE ATRIBUIÇÃO DAS DIFERENTES LICENÇAS FEDERATIVAS, ESTAS CONSTAM DA LEI 42/2006.

*

mccormick

• 214
  • +0/-0
« Responder #290 em: Março 18, 2011, 05:05:00 pm »
Citação de: "chaimites"
Boas!

E premitido em Portugal uma carabina de ferrolho  .50 para caça grossa?

Presumindo que fala do .50 BMG (12,7X99), a resposta é afirmativa desde que:

-exista no mercado ou seja possivel a sua importação
-esteja homologada pelo todo poderoso Director Nacional da PSP
-não seja considerada arma classe A
- a autorização de compra seja emitida, ou seja se considerarem a arma adequada ao fim.

ou seja,na prática não é possivel.  :evil:

*

ajlgoncalves

• Membro
  • *
  • 23
  • +0/-0
« Responder #291 em: Março 18, 2011, 07:21:38 pm »
O que é um facto é que com tanta alteração legislativa, quem como eu já tem uma arma de defesa pessoal (e ainda hoje estive para adquirir outra!) tem uma enorme dificuldade em praticar tiro! :cry:
Refiro-me a efectuar tiro numa carreira de tiro, devidamente certificada e em cumprimento da legislação actualmente em vigor! Como sempre, por cá, pretendem ser muito "avançados" mas em termos práticos, é o que se vê!

*

chaimites

• 1663
  • +10335/-0
« Responder #292 em: Março 18, 2011, 07:39:02 pm »
Boas!

E so uma ideia minha:

As carreirras de tiro dos militares  poderiam ser utilizadas por civis, que pretendessem efectuar tiro desportivo seria uma forma de rentabilizar espaços que muitas vezes estão "as Moscas!

A  carreira de tiro de Santa Luzia em Viana do Castelo 90% dos dias do ano está deserta nao tem la ninguem!
Nao conheço o que se passa noutros locais.
O local poderia ser cedido por exemplo,  aos fins de semana, quem la fosse pagava uma taxa.

*

ajlgoncalves

• Membro
  • *
  • 23
  • +0/-0
« Responder #293 em: Março 18, 2011, 07:46:13 pm »
Essa e outras poderiam ser boas hipóteses! :lol: ) ou então as munições passam do prazo de validade! :(

*

chaimites

• 1663
  • +10335/-0
« Responder #294 em: Março 19, 2011, 12:45:49 am »
A carreira de tiro de Santa Luzia em Viana do Castelo esta assim:

Ao abandono!

So quando vem ca alguma tropa treinar é que esta alguem a porta!

Alguem que nao respeitou o aviso de nao entrar, e fotografou o local usado nos treinos! :mrgreen:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23795
  • +3591/-4641
« Responder #295 em: Março 19, 2011, 10:58:54 am »

Não tenho que ter um seguro XPTO, não tenho problemas com a policia...e sempre vou dando uns tiritos. Acho que vou meter-me nisto.

*

ACADO

• Investigador
  • 2601
  • Recebeu: 206 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-73
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
« Responder #296 em: Março 19, 2011, 01:35:20 pm »
Citação de: "chaimites"
Boas!

E premitido em Portugal uma carabina de ferrolho  .50 para caça grossa?

Nao sei se se refer ao .50BMG ou a outro .50 qualquer, mas Sim, por lei nao ha nada que impeca de ter uma arma para cacar no calibre que se quiser.
O unico problema e conseguir que a PSP lhe faca a homologacao de armas nesse calibre uma vez que nao existe nenhuma no mercado civil nacional.
O que mais uma vez nao tem base legal para nao o fazer, mas como sabemos que na DNP ha uns iluminados que acham que mandam mais que a Assembleia da Republica se calhar vai dar chatices.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

ACADO

• Investigador
  • 2601
  • Recebeu: 206 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-73
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
« Responder #297 em: Março 19, 2011, 01:41:43 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"

Não tenho que ter um seguro XPTO, não tenho problemas com a policia...e sempre vou dando uns tiritos. Acho que vou meter-me nisto.

Ahahah!!
Voce nao gosta de dar tiros, gosta de acertar numa coisa com outra coisa.
Pode simplesmente agarrar numa bola e fazer pontaria um cesto ou numa argola e acertar num poste.

Estas coisas pra alguem que foi Paraquedista ao fim de uma hora ja estava farto.
Eu nem chamaria a isto tiro uma vez que nem polvora e usada!!
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23795
  • +3591/-4641
« Responder #298 em: Março 19, 2011, 02:46:38 pm »
ACADO há Pára-quedistas e depois há Pára-quedistas. Eu nunca disse aqui que era o Rambo nem o Exterminador. I’m a lover, not a fighter, … c34x

E sim, é verdade, muito provavelmente iria ficar aborrecido se o intuito fosse esse. Posso dizer-te que a pessoa com quem eu aprendi realmente a disparar foi o meu avô. Mas também não há muitas pessoas como ele, é que com 80 anos ele dava o bailinho da madeira ao neto e a grande parte dos colegas de caça. Vi muita vez ele ir buscar peças que já tinham sido dadas como perdidas, vi muita vez ele reagir a abater peças em menos tempo que o resto do pessoal sequer tinha dado pela presença da mesma peça, etc. Passar do tiro aos pratos para isto vai ser um choque, mas é a vida.

Dito isto achas que eu vou limitar-me a fazer isto? Primeiro morde-se o ambiente, vê-se o que há, como são as pessoas e se é tudo porreiro continua-se, senão avança-se para outras coisas. Foi sempre assim que eu agi e até agora não tenho nada para arrepender-me. O que eu quero é meter-me no meio e ver quais são as minhas opções. Neste momento eu não tenho. Tenho uma caçadeira que não posso manter por causa do preço inerente à mesma (seguros, licenças, etc), se é para não fazer uso de uma coisa, prefiro arranjar uma solução em vez de lamentar-me. Já percebi que esta “brincadeira” não vai ser cara (e não é por causa da espingarda), mas pelo menos pode vir dar-me acesso a outras coisas no futuro. Há que ser esperto.

Ser pai no momento de uma crise económica é lixado, mas foi uma opção do qual eu não me arrependo, a "predadora" é fantástica e deixa-me sempre enternecido. As armas e afins são algo secundário.

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
« Responder #299 em: Março 19, 2011, 04:16:30 pm »
Para mim tiro até à fisgada vai...  :D
::..Trafaria..::