Análise sobre a modernização do Exército Português

  • 118 Respostas
  • 31654 Visualizações
*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12797
  • Recebeu: 3121 vez(es)
  • Enviou: 7662 vez(es)
  • +822/-1354
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #90 em: Setembro 09, 2009, 10:03:00 pm »
Citação de: "rossi46"
Citar
Eu estou incluido num destes grupos mas não digo qual
:lol:  :lol:  :twisted:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #91 em: Setembro 09, 2009, 10:46:38 pm »
Citar
Desculpem lá mas não acham que face à tecnologia que cada vez é maior os postos dos militares devem acompanhar a sofisticação.

Sim, acho que sim, está muito bem. Desde que essas coisas (nomeadamente as promoções) sejam feitas com conta, peso e medida…
E justifico voltando ao exemplo doa avião - rodeado de sargentos: não entendo é porque é que um qualificado sargento tem de ter um auxiliar sargento para lhe passar a chave-de-fendas e este por sua vez um outro sargento servente para lha ir buscar!!!! ( passo a alegoria)

Citar
Por exemplo nos EUA a tripulação de um M1 não tem praças (e bem!!)
Discordo, desculpe, não acho bem.
Até porque, por exemplo, os carros de combate até são cada vez mais fáceis de conduzir… e o M1 ainda tem condutor, não tem? Também não sei se a sofisticação desse CC dispensa o municiador… duvido que dispense.  
Mas se você acha bem algumas razões terá; eu é que as não consigo desligar da falta de exigência que você defenderá para se aceder e preencher o posto.  Sargento ainda não é para qualquer um nem para quem quer, ou já é?

Citar
Fiquem sabendo que existe uma corrente nos paraquedistas que defende que as esquadras devem ser comandadas por furrieis e 2 sargentos face a muita vez esta subunidade (4 militares) operar isolada e à necessidade de utilização de equipamentos cada vez amis exigentes.
Mas vocês ainda pertence àquela estirpe de militares que considera as capacidades cognitivas e  intelectuais do militar como indissociáveis do posto e de coeficiente proporcional a esse? Parece … ;)

Citar
Na Italia os sargentos ajudantes comandam pelotões ao lado de alferes e não vem mal ao mundo.
Pois não, mas em Portugal a regulamentação para esse efeito relevante atribui ao sargento-ajudante a coadjuvação administrativa dos comandantes de companhia ou funções da mesma natureza e semelhante grau de responsabilidade e exigência (excluo aqui evidentemente os das carreiras técnicas).

Citar
Ou seja isso dos postos inerentes à função é muito descutivel e actualmente a classe de sargentos quer mais postos porque é mal paga e porque as promoções são muito lentas. penso que não é a solução do problema, mas o certo que realmente esta classe é mesmo muito mal tratada genéricamente.
Não, não acho que seja discutível: a cada posto tem de corresponder obrigatoriamente diferenciados graus de exigência e responsabilidade. Acho isto de básico raciocínio. O contrário é fantochada e desperdício; ambos são de evitar a todo o custo, porque se não evitados têm custos ainda maiores…

Citar
E porque as companhias não podem ser comandadas por majores e o adjunto ser um capitão (como no UK).
Simples… porque os Majores em Portugal são oficiais superiores. Poderia alterar-se essa regulamentação, pois podia, mas acha que os nossos majores aceitariam a “despromoção”?

Citar
Infelizmente o que eu vejo (genéricamente claro) é sargentos desmotivados, capitães muito imaturos e oficiais e sargentos contratados muito deficientemente formados e oficiais superiores preocupados apenas com o tacho e a proxima promoção e generais que querem missões a todo o custo!!!!!

Deus nos livre de capitães maduros … eles são o ultimo estágio da juventude.  O nosso tempo é para ser vivido no seu devido tempo… e não é por acaso que eles são capitães. A estrutura precisa do equilíbrio resultante da sua juventude com os seus conhecimentos e capacidades.

Quanto aos sargentos desmotivados entendo que talvez seja mais falta de humildade e ausência de consciência de classe ou um misto de ambas. Até porque os que se vêem a abandonar as fileiras são raríssimos … e é por ai que essencialmente se avaliam as agruras de um grupo social.
::..Trafaria..::
 

*

tsahal

  • Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
SARGENTOS.
« Responder #92 em: Setembro 09, 2009, 11:42:16 pm »
Trafaria, no exercıto Frances quem instala os misseis e municoes nos helis TIGRE sao sargentos homens e mulheres, afirmo isso porque vi.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #93 em: Setembro 10, 2009, 12:32:46 am »
São pessoas que pertencem normalmente a carreiras técnicas, suponho. Nessas predomina a sargentada, não é?

Mas também e ainda há pouco tempo numa base militar europeia por acaso reparei que da equipa que procedeu ao reabastecimento e verificação tecnica de um avião português eram (quase) todos praças (soldados e cabos) enquadrados por um sargento.

Oficiais só vi um, aquele que estava de serviço (tipo oficial de dia) e que lá foi apresentar os cumprimentos da ordem...

Junto da aeronave ficou um soldado e à porta de armas e na segurança estavam naturalmente soldados.

Em contrapartida parece que a nossa FAérea nem soldados tem. Acho uma estupidez... mas enfim... alguma explicação racional existirá para isso.
::..Trafaria..::
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #94 em: Setembro 10, 2009, 01:40:53 am »
Caro Trafaria a FAP já tem soldados voltou a admitir jovens com o 9º ano para poder abrir o curso de soldado em algumas especialidades.
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

psychocandy

  • Membro
  • *
  • 103
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #95 em: Setembro 10, 2009, 10:56:48 am »
Citação de: "voador"


Por exemplo nos EUA a tripulação de um M1 não tem praças (e bem!!)


Eu estou incluido num destes grupos mas não digo qual  :twisted:


Bom... militar nos us army em 5 ou 6 anos eh promovido a sargento.. : )
....não precisa de ir a nenhuma super escola de sargentos como aqui, basta acumular pontos, fazer uma espécie de "training" e ta pronto. Em Inglaterra são uns exames de cruzinhas e 1 anito de estagio numa unidade. Na US Navy a carreira eh igualmente progressiva, não existindo um fosso entre praças e sargentos, são todos NCO a partir de corporal, que como ja' disse, e' um saltinho.

Os postos abaixo de sargento são de transição ca' ou são recibos verdes ou no caso da marinha, para o resto da vida caso não entrem na escola de sargentos da armada, que mesmo dentro mal ate' eh uma boa forma de promover a experiência adquirida, um sargento da armada já tem toda uma vivência como praça que o vai ajudar a tomar decisões, dai que as relações praças/sargentos na marinha sejam muito estreitas em todas as vertentes.

para mais info

http://usmilitary.about.com/cs/armyprom ... otions.htm
"The nation which forgets its defenders will be itself forgotten."
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #96 em: Setembro 10, 2009, 11:53:56 am »
Citar
Bom... militar nos us army em 5 ou 6 anos eh promovido a sargento.. : )
....não precisa de ir a nenhuma super escola de sargentos como aqui, basta acumular pontos, fazer uma espécie de "training" e ta pronto. Em Inglaterra são uns exames de cruzinhas e 1 anito de estagio numa unidade. Na US Navy a carreira eh igualmente progressiva, não existindo um fosso entre praças e sargentos, são todos NCO a partir de corporal, que como ja' disse, e' um saltinho.

Não, as coisas não sao assim tão fáceis nem lineares. Não é sargento quem quer nem se é obrigatoriamente sargento ao fim de determinado tempo de serviço.

Até Cabo as promoções são feitas a nivel local, na unidade de cada um, e tal como cá - para manter o pessoal e estimular a renovação dos contratos - as promoções são facilitadas, quase e só por antiguidade.
O salto seguinte, para a classe de sargentos depende já de muitos factores onde predominam um misto de escolha e vaga. É preciso vaga e não basta a vaga.

Mas também é verdade que um soldado após a recruta pode até ser convidado a ingressar no curso de oficiais...e não é assim muito raro. Faz todo o sentido...
::..Trafaria..::
 

*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #97 em: Setembro 10, 2009, 12:17:26 pm »
Citação de: "Trafaria"
Mas vocês ainda pertence àquela estirpe de militares que considera as capacidades cognitivas e  intelectuais do militar como indissociáveis do posto e de coeficiente proporcional a esse? Parece … ;)
 


Não sei se é o caso do voador, mas que essa mentalidade existe no Exército, lá isso existe.

Da mesma forma que também as pessoas não são respeitadas pelas atribuições e responsabilidades inerentes ao cargo que desempenha. O posto em ultima análise é o que é mais considerado. As coisas estão a mudar mas ainda é assim. Aliás é assim em todo o Portugal: Sr Dr ... Sr Eng ... Sr Comendador .... Sr Presidente ...

O voador fala de Sargentos a comandar esquadras, bem isso é  algo que sempre aconteceu nos Comandos. Se calhar a melhor solução é a de seleccionar de forma séria os melhores Cabos e de seguida dar-lhes uma formação mais sólida para comandar as "Esquadras do Futuro".
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12797
  • Recebeu: 3121 vez(es)
  • Enviou: 7662 vez(es)
  • +822/-1354
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #98 em: Setembro 10, 2009, 12:31:54 pm »
Citação de: "Trafaria"
Nessas predomina a sargentada, não é?

Sargentada?  :?  De certeza que o Trafaria não iria gostar se eu tratasse os agentes da PSP por "bófias" ou termos parecidos, pois não?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11141
  • Recebeu: 2377 vez(es)
  • Enviou: 3309 vez(es)
  • +748/-1037
(sem assunto)
« Responder #99 em: Setembro 10, 2009, 12:51:09 pm »
Citação de: "Trafaria"
Sim, acho que sim, está muito bem. Desde que essas coisas (nomeadamente as promoções) sejam feitas com conta, peso e medida…
E justifico voltando ao exemplo doa avião - rodeado de sargentos: não entendo é porque é que um qualificado sargento tem de ter um auxiliar sargento para lhe passar a chave-de-fendas e este por sua vez um outro sargento servente para lha ir buscar!!!! ( passo a alegoria)

Respondendo ao exempo do avião :wink:
« Última modificação: Setembro 10, 2009, 01:01:27 pm por Lightning »
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #100 em: Setembro 10, 2009, 12:56:50 pm »
Citar
As companhias de Comandos e de Pára-quedistas que tem ido para o Afeganistão tem sido comandadas por Capitães?

Sim, exactamente.
Você quer é dizer que com eles tambem vão oficiais de patente superior. Pois vão...

Mas o comando da companhia pertence sempre ao Capitão.
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #101 em: Setembro 10, 2009, 01:01:54 pm »
Citação de: "HSMW"
Citação de: "Trafaria"
Nessas predomina a sargentada, não é?
Sargentada?  :?  De certeza que o Trafaria não iria gostar se eu tratasse os agentes da PSP por "bófias" ou termos parecidos, pois não?

Esteja à vontade....
::..Trafaria..::
 

*

rossi46

  • 19
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #102 em: Setembro 10, 2009, 02:52:27 pm »
Citar
Sim, exactamente.
Você quer é dizer que com eles tambem vão oficiais de patente superior. Pois vão...

Mas o comando da companhia pertence sempre ao Capitão.

Uma pequena rectificação.
As companhias que tem ido para o Afeganistão tem sido comandadas por Majores e os capitães ( habitualmente os cmdts comp das mesmas), passam para 2ºcmdt de comp.
As companhias independentes são comandadas por majores e as que são destacadas para a FND/ISAF funcionam como tal.
cumprimentos
"Alea jacta est"
 

*

psychocandy

  • Membro
  • *
  • 103
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #103 em: Setembro 10, 2009, 03:24:43 pm »
Citação de: "Trafaria"
Citar
Bom... militar nos us army em 5 ou 6 anos eh promovido a sargento.. : )
....não precisa de ir a nenhuma super escola de sargentos como aqui, basta acumular pontos, fazer uma espécie de "training" e ta pronto. Em Inglaterra são uns exames de cruzinhas e 1 anito de estagio numa unidade. Na US Navy a carreira eh igualmente progressiva, não existindo um fosso entre praças e sargentos, são todos NCO a partir de corporal, que como ja' disse, e' um saltinho.
Não, as coisas não sao assim tão fáceis nem lineares. Não é sargento quem quer nem se é obrigatoriamente sargento ao fim de determinado tempo de serviço.

Até Cabo as promoções são feitas a nivel local, na unidade de cada um, e tal como cá - para manter o pessoal e estimular a renovação dos contratos - as promoções são facilitadas, quase e só por antiguidade.
O salto seguinte, para a classe de sargentos depende já de muitos factores onde predominam um misto de escolha e vaga. É preciso vaga e não basta a vaga.

Mas também é verdade que um soldado após a recruta pode até ser convidado a ingressar no curso de oficiais...e não é assim muito raro. Faz todo o sentido...


Sim, alias o que esta' a dizer esta' exactamente no link que eu mandei, contudo o objectivo do que eu escrevi não e' explicar exactamente como e', apenas de mostrar a diferença entre Portugal e algumas nações bastante mais evoluídas.

No entanto quero rectificar que no exercito são promovidos a cabos após escolha e consequente escola (a nível nacional) na força aérea era, ate' à entrada de soldados, automático pós juramento de bandeira e na marinha seguiam um percurso semelhante, sendo posteriormente promovidos por antiguidade.

Isto para fazer uma espécie de comparação com a rapidez na evolução das carreiras de soldado a sargento-chefe com as de la' de fora. Mais depressa se chega ao mesmo posto X  do que em Portugal, causando ate' alguns embaraços em missões conjuntas, o caso dos anos de serviço/idades dos 1SAR portugueses e os E-6 ou equivalentes OR6 estrangeiros eh um exemplo flagrante.
"The nation which forgets its defenders will be itself forgotten."
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #104 em: Setembro 10, 2009, 03:42:43 pm »
Citar
Isto para fazer uma espécie de comparação com a rapidez na evolução das carreiras de soldado a sargento-chefe com as de la' de fora. Mais depressa se chega ao mesmo posto X do que em Portugal, causando ate' alguns embaraços em missões conjuntas, o caso dos anos de serviço/idades dos 1SAR portugueses e os E-6 ou equivalentes OR6 estrangeiros eh um exemplo flagrante.

Nunca reparei nesse detalhe, e olhe que sou uma pessoa muito atenta por natureza e "defeito" profissional.

Uma coisa notei eu: o exercito português aparenta ter mais Sargentos-chefe e Mor que todo o dos EUA.  :lol:
::..Trafaria..::