Bem sei que o país tem bem enraizada a ideia "progresso na carreira pela antiguidade" por oposição ao mérito, mas chegar ao ponto de impedir alguém qualificado de ingressar numa carreira porque não ir ter tempo de chegar ao topo... é de loucos!
Eu acho que também há outra questão, imaginemos que um jovem (nome A) entra para a AM com 19 anos para uma especialidade qualquer, no ano seguinte entra um com 30 (por exemplo) para a mesma especialidade (nome B). O A terá sempre um posto superior ao B (até Coronel acho que sim), apesar do A ser 10 anos mais novo, às vezes este tipo de situações causa problemas a nivel da hierarquia de comando, o B poe em causa a experiencia do A, diz que ele se mandasse seria doutra maneira pois ele já esteve ali e acolá quando o A ainda estava na escolinha, etc. Já para evitar esse tipo de situações é que impõe esse tipo de regras. Sei de casos desse tipo de "discussões" no Exército entre soldados "velhinhos" e cabos "maçaricos", na Marinha entre sargentos e os cabos QP, etc. São pedras na engrenagem que dificultam o cumprimento dos objectivos a atingir, e por vezes são obrigados a "puxar das divisas" (alguns gostam e estão sempre a fazer isso, outros não gostam mas são postos em situações que ou o fazem, ou são desautorizados e depois nunca mais controlam essa pessoa).