Notícias em Geral

  • 1396 Respostas
  • 301159 Visualizações
*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25294
  • Recebeu: 3330 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1723/-1681
Re: Notícias em Geral
« Responder #930 em: Fevereiro 27, 2014, 02:17:22 pm »
Força Aérea traz 80 estudantes sírios para Portugal na sexta-feira


Oitenta estudantes sírios chegam sexta-feira a Portugal no âmbito da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência promovida pelo ex-Presidente da República Jorge Sampaio, divulgou hoje a Força Aérea Portuguesa, que fará o transporte dos jovens. Uma aeronave militar C-130 da Força Aérea Portuguesa partiu hoje para Beirute, onde vai buscar os estudantes para transportá-los para Portugal, estando prevista a sua chegada ao Aeródromo de Trânsito n.º1, em Figo Maduro, Lisboa, na sexta-feira às 21:30.

Portugal acolhe assim 80 alunos universitários que a guerra obrigou a interromper os estudos, numa iniciativa da organização Plataforma de Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, criada por Jorge Sampaio.

O ex-Presidente da República apresentou em Julho passado a Plataforma Global para os Estudantes da Síria, revelando a criação de um fundo de emergência para atribuir um milhar de bolsas com a duração de um ano académico (2013/2014) a alunos que tenham sido obrigados a interromper os seus estudos na sequência da guerra civil na Síria.

Na apresentação da iniciativa, foi anunciada a intenção de beneficiar um milhar de jovens sírios, entre 17 e 22 anos, com estatuto de refugiados ou que estejam em perigo real no país de origem.

Os sírios que fogem do conflito civil estão a tornar-se a maior população de refugiados do mundo, estando muito próximos dos números de afegãos.

A guerra, que devasta o país desde 2011, já fez, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), 136 mil mortos.

O projecto de Jorge Sampaio tem parceiros como a Liga Árabe, o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados e o Instituto norte-americano para a Educação Internacional e irá contar com um painel de personalidades que irão funcionar como embaixadores da iniciativa.

O Instituto Politécnico do Porto (IPP), a Universidade do Porto e Universidade Católica do Porto são algumas das instituições que já anunciaram à Lusa que vão acolher os estudantes sírios.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25294
  • Recebeu: 3330 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1723/-1681
Re: Notícias em Geral
« Responder #931 em: Março 03, 2014, 01:05:50 pm »
Drones proliferam em Portugal sem controlo


Estão na moda - até as polícias estão a render-se ao seu uso para vigiar locais, suspeitos e multidões -, mas ninguém os controla. Os especialistas defendem que é preciso impor limites aos drones e regular um mercado que prolifera em Portugal e além-fronteiras.

Os drones recém-comprados pela PSP, que estiveram envoltos em polémica, já entraram em acção. Ao que o SOL apurou, uma das duas aeronaves não tripuladas foi usada na semana passada para fazer o reconhecimento e captar imagens pormenorizadas de uma área, em Setúbal, onde a Polícia se prepara para fazer uma operação.

Os aparelhos - comprados por 200 mil euros num ajuste directo - já foram testados na área envolvente ao Parque das Nações, na zona da Ota, em Alenquer, e nas imediações da Unidade Especial de Polícia, em Belas (Sintra). A falta de legislação sobre drones “não inibe a possibilidade” de os usar, disse ao SOL fonte oficial da PSP, garantindo que todos os testes e operações - alguns dos quais feitos sobre espaço privado - foram comunicados com antecedência ao Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).

Com capacidade para programar rotas e filmar em tempo real o que se passa no terreno graças a uma multiplicidade de câmaras (incluindo infravermelhos), os aparelhos serão usados sobretudo para monitorizar “operações complexas” e “grandes eventos”, como manifestações e jogos de futebol de risco elevado.

PJ foi pioneira

De resto, a PSP não é a única força de segurança que utiliza a tecnologia drone. A GNR também comprou no ano passado uma destas aeronaves, que irá substituir os tradicionais helicópteros na detecção de incêndios, apoio à investigação de acidentes de viação, buscas e salvamentos e gestão de incidentes táctico-policiais. O aparelho - adquirido por 40 mil euros, através de concurso público - é diferente dos drones da PSP, já que não precisa de uma plataforma para descolar e permite operar a partir de espaços confinados. Dois militares já foram certificados pelo fabricante para poderem operar o drone, que ainda não foi utilizado.

Mas foi a Polícia Judiciária (PJ) a primeira a aderir a esta tecnologia. A Direcção Nacional da PJ não quer revelar pormenores sobre o equipamento, invocando o “dever de reserva”. Mas o SOL sabe que os inspectores recorrem à aeronave sobretudo para vigiar e localizar suspeitos, fazer o reconhecimento de locais que serão alvo de buscas e acompanhar operações em curso (para evitar, por exemplo, a fuga de suspeitos).

O Serviço de Informações de Segurança também não é excepção. A PSP e a GNR recebem com frequência informações dos serviços secretos com base em imagens captadas por drones.

E, por sinal, as forças e serviços de segurança têm liberdade total para usar este dispositivo. Segundo explicou ao SOL fonte oficial do INAC, as operações policiais são consideradas “missões de Estado” e, por inerência, os drones que utilizam são classificados como “aeronaves de Estado”, de acordo com a Convenção de Chicago sobre Aviação Civil Internacional, assinada por Portugal em 1944. Por essa razão alega o INAC que estas operações não precisam do seu aval, mas a verdade é que aquela Convenção determina que cada Estado deve criar regulamentos mesmo para as aeronaves usadas por polícias e militares.

Também o uso de drones por empresas e particulares, desde que seja a “uma altitude que não prejudique a aviação civil” (inferior a 300 metros), também cai fora da jurisdição do INAC, alega fonte do organismo - que nunca foi contactado por nenhum particular ou empresa que se dedique a esta actividade. Mas quem fiscaliza estes limites? “Quem tem essa função é a empresa prestadora de serviços de navegação aérea, a NAV Portugal. Caso ocorra alguma situação, esta empresa comunica ao INAC”. Significa isto que, na prática, qualquer um pode lançar drones sem ser controlado.

"Devia ser um juiz a avaliar"

Especialistas contactados pelo SOL defendem, porém, que é preciso impor limites, mesmo às autoridades.

Lembrando que um drone pode ter acesso a locais muito superiores aos alcançados por uma vigilância clássica, no terreno, o advogado Melo Alves sublinha que o uso deste equipamento deve seguir as mesmas regras aplicadas à captação de imagens e escutas telefónicas. “É indiscutível que para as polícias vigiarem e fotografarem um cidadão suspeito têm de ter autorização judicial. Ora, o drone é um meio oculto de investigação e o seu uso não deve ficar ao critério da Polícia. É o juiz quem deve, em cada caso, ponderar se é ou não proporcional. Passa-se o mesmo com as escutas ou as acções encobertas. Um crime de tráfico de pessoas até permite usar estes meios, mas o juiz pode entender que é desproporcional”.

Fernando Negrão, que preside à Comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, partilha a mesma visão. “Para vigiar suspeitos de um crime de furto simples, por exemplo, justifica-se o uso de drones? Até por questões de custo-benefício, mas sobretudo por razões de proporcionalidade, estes limites devem ser definidos” - defende o ex-director da PJ, lembrando que esta matéria deve servir para questionar e regulamentar questões mais abrangentes, relacionadas com o uso de meios técnicos e electrónicos na investigação criminal. “Não se sabe, regra geral, como são feitas as vigilâncias policiais, a não ser que alguém levante o problema. Num relatório da PJ, não se revela se são feitas dentro de uma viatura, se essa viatura tinha meios electrónicos e quais”.

Quantos às manifestações, Negrão também aconselha cautela. “Não tenho dúvidas de que pode ser muito útil, mas que não sirva para identificar pessoas, grupos ou cartazes, mais uma vez devem ser impostas regras”.

Bruxelas quer impor regras

“Os drones podem ter outro tipo de equipamento, além de câmaras, que pode igualmente pôr em causa a privacidade das pessoas”, avisa Clara Guerra, porta-voz da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), lembrando que, sempre que estiver em causa o tratamento de dados pessoais, como a captação de imagens de pessoas, quem usa drones deve notificar a Comissão - o que nunca aconteceu. Mesmo para detectar incêndios, se forem captadas imagens de civis, a CNPD tem de ser notificada.

Mas não há, em Portugal ou na União Europeia (UE), legislação específica que regule a utilização deste tipo de aparelhos - confirma Clara Guerra, adiantando que este assunto está na ordem do dia nas instâncias europeias e “será analisado, em particular pelo Grupo de Protecção de Dados da UE, no qual a CNPD está representada, e pela própria Comissão Europeia, através da realização de estudos”.

Hoje mesmo, a CNPD e as suas congéneres têm uma reunião, a pedido da Comissão Europeia, para discutir estas matérias.

SOL
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Get_It

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2625
  • Recebeu: 711 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
Re: Notícias em Geral
« Responder #932 em: Março 03, 2014, 04:17:09 pm »
Ah, sim senhor. É muito bom ver como as guerras entre as quintas continuam vivas, sendo desta vez as aeronaves não tripuladas o assunto.

Percebo que até faça sentido algumas entidades terem os seus próprios meios, especialmente quando se trata de UAVs que são baratos e fáceis de operar. E tendo em conta que uns puderam apenas precisar de uns pequenos UAVs enquanto outros poderão precisar de UAVs médios ou simplesmente melhor equipados. No entanto já é de ver aonde isto vai parar no futuro. A GNR já vai comprar UAVs para detectar incêndios, daqui a bocado a Autoridade Nacional de Protecção Civil também quer os seus próprios UAVs para o caso de calamidades e para complementar a busca e salvamento, e depois a AMN também vai querer os seus próprios UAVs para patrulhamento marítimo.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23135
  • Recebeu: 4091 vez(es)
  • Enviou: 2864 vez(es)
  • +2677/-4480
Re: Notícias em Geral
« Responder #933 em: Março 12, 2014, 03:18:39 pm »
Dois prédios colapsam após forte explosão em Nova Iorque

Primeiro balanço da imprensa internacional aponta para 11 feridos. No local estão 169 bombeiros

Dois edifícios em Nova Iorque, no bairro de Harlem, estão em chamas. A notícia é avançada pela imprensa norte-americana.

Foi ouvida uma grande explosão e depois os prédio colapsaram. Há também indicação de danos materiais em vários edifícios e em algumas viaturas próximas do local.

O canal de televisão CNN refere que já há registo de 11 feridos, estando as vítimas a ser atendidas em dois hospitais.

Fontes ouvidas pela estação norte-americana referem que, ao que tudo indica, não se trata de um acto de terrorismo, mas sim um problema relacionado com o abastecimento de gás natural.

A circulação ferroviária nesta residencial e comercial zona foi suspensa.

 :arrow: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... did=141836
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25294
  • Recebeu: 3330 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1723/-1681
Re: Notícias em Geral
« Responder #934 em: Março 13, 2014, 11:07:51 pm »
Descoberta sugere que interior da Terra tem tanta água como todos os oceanos juntos




O interior da Terra terá tanta água como todos os oceanos juntos, sugere uma descoberta. Cientistas da Universidade de Alberta, Canadá, encontraram a primeira amostra (com origem na Terra) de um mineral rico em água, conhecido por «Ringwoodite», com cerca de 1,5% de água na sua composição.

Outras amostras deste mineral já tinham sido descobertas em meteoritos que caíram no nosso planeta. A equipa, liderada por Graham Pearson, estima que existam enormes reservas de água a cerca de 410 a 660 quilómetros de profundidade na Terra, entre o manto superior e o manto inferior, na denominada «zona de transição». Pearson, especialista em diamantes, diz que esta zona, onde aquele mineral será abundante, conterá tanta água como todos os oceanos do mundo somados. Publicado na Nature, o estudo indica que a equipa encontrou a primeira amostra do mineral num diamante em 2008, na área de Juina, Mato Grosso, Brasil.

Tratava-se de um diamante acastanhado, aparentemente sem valor. Só mais tarde é que as análises confirmaram que continha amostra de ringwoodite, a primeira encontrada de origem terrestre. De acordo com o líder do estudo, a descoberta vem confirmar cerca de meio século de investigações dos geofísicos, sismólogos e outros cientistas que estudam o interior da Terra.

O achado deita por terra uma velha discussão, sobre se a zona de transição é «seca como um deserto».«Uma das razões por que a Terra é um planeta tão dinâmico prende-se com a presença de água no seu interior», explicou Pearson. «A água muda todos os aspectos sobre como um planeta funciona», sublinhou, citado pelo International Business Times.

Lusa
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 13059
  • Recebeu: 3286 vez(es)
  • Enviou: 7928 vez(es)
  • +1132/-1893
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias em Geral
« Responder #935 em: Março 25, 2014, 09:15:45 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

mafarrico

  • Investigador
  • *****
  • 1274
  • Recebeu: 20 vez(es)
  • Enviou: 74 vez(es)
  • +0/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #936 em: Março 27, 2014, 11:55:42 pm »
Citar
WINDSOR, March 27 (RIA Novosti) – A British coroner has recorded an open verdict in the death of self-exiled Russian tycoon Boris Berezovsky after hearing conflicting evidence from experts on Thursday.

Berezovsky, who had resided in self-imposed exile in Britain since 2000, died under mysterious circumstances last March.

He was found dead on the bathroom floor of his home in Ascot, southern England, with a ligature around the neck. A part of his scarf, which was used as a ligature, was attached to a shower rail.

Berkshire Coroner Peter Bedford said he could not prove beyond all reasonable doubt that the tycoon was killed or committed suicide.

"I am not saying Berezovsky took his own life, I am not saying Berezovsky was unlawfully killed. What I am saying is that the burden of proof sets such a high standard it is impossible for me to say," he said.

Pathologist Simon Poole, who carried the post-mortem examination, confirmed earlier conclusions that marks on Berezovsky’s body were consistent with hanging and there were no signs of struggle.

Professor Bernd Brinkmann, a renowned German expert on hanging and asphyxiation, gave a contrary opinion. He said that the marks on the man’s neck were “far away from the typical inverse 'V' shape” seen on those who took their own life.

He believed that the businessman was strangled by someone else and the body was then hanged on the shower rail in the bathroom.

In addition, investigators failed to identify a fingerprint that someone had left in the bathroom and establish the identity of an unknown man seen outside the businessman’s house two days before he died.

Witnesses said on Wednesday that the tycoon had been depressed after losing his multibillion-dollar legal battle with Chelsea Football Club owner Roman Abramovich in August 2012.

Berezovsky sought 3 billion pounds ($5.1 billion) in compensation from Abramovich, claiming the latter had intimidated him into selling his stake in Russian oil giant Sibneft. The lawsuit was rejected as the judge called Berezovsky’s testimony “dishonest,” “unimpressive” and “inherently unreliable.”

Avi Navama, Berezovsky's bodyguard of six years, told the inquest the tycoon was "broken" by this legal failure during the last six months of his life.

Navama said that when he last saw his employer, he “looked at me with very low, tired eyes, like he doesn't know what to do.”

However, other witnesses said that the former tycoon was ready to continue his legal battle with Abramovich.
"All the world's a stage" William Shakespeare

 

*

mafarrico

  • Investigador
  • *****
  • 1274
  • Recebeu: 20 vez(es)
  • Enviou: 74 vez(es)
  • +0/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #937 em: Abril 10, 2014, 02:12:04 am »
"All the world's a stage" William Shakespeare

 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 13059
  • Recebeu: 3286 vez(es)
  • Enviou: 7928 vez(es)
  • +1132/-1893
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias em Geral
« Responder #938 em: Abril 11, 2014, 03:33:57 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 13059
  • Recebeu: 3286 vez(es)
  • Enviou: 7928 vez(es)
  • +1132/-1893
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias em Geral
« Responder #939 em: Abril 26, 2014, 11:22:39 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

mafarrico

  • Investigador
  • *****
  • 1274
  • Recebeu: 20 vez(es)
  • Enviou: 74 vez(es)
  • +0/-0
"All the world's a stage" William Shakespeare

 

*

mafarrico

  • Investigador
  • *****
  • 1274
  • Recebeu: 20 vez(es)
  • Enviou: 74 vez(es)
  • +0/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #941 em: Maio 07, 2014, 06:17:28 pm »
"All the world's a stage" William Shakespeare

 

*

mafarrico

  • Investigador
  • *****
  • 1274
  • Recebeu: 20 vez(es)
  • Enviou: 74 vez(es)
  • +0/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #942 em: Maio 09, 2014, 05:33:28 pm »
"All the world's a stage" William Shakespeare

 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25294
  • Recebeu: 3330 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1723/-1681
Re: Notícias em Geral
« Responder #943 em: Maio 11, 2014, 09:53:02 pm »
Policia espanhola pede o triplo dos agentes em Ceuta


A guarda civil espanhola reclamou hoje que se triplique o número de agentes na fronteira entre Ceuta e Marrocos para conter a entrada de imigrantes ilegais, considerando que o serviço nesta zona «é dos mais duros do país».

Num comunicado citado pela agência Efe, a Associação Unida de Guardas Civis (AUGC) afirmou que a fronteira é «uma autêntica fila indiana de imigrantes, e também de delinquentes e de menores», o que é visível nas «entradas permanentes de sírios com passaportes alugados - mais de 140 este ano - ou os que se escondem em fundos duplos de veículos».

De acordo com a associação, os agentes «não são suficientes em número para atender como se deve esta passagem, já que falta pessoal nos turnos» e os guardas que estão ali destacados «acabam por ter jornadas esgotadoras e desumanas». Atualmente, entre três a quatro guardas civis, por turno, asseguram o controlo da fronteira, mas a associação defende que o número deve elevar-se para 15, «principalmente durante o dia».

«Com o número de agentes que existe hoje, cada um apenas pode dedicar um par de segundos a ver cada pessoa e 20 segundos para cada veículo. É impossível fazer um controlo adequado quando agentes, com oito horas de serviço num ponto de constante pressão, têm de controlar a passagem de 8 mil veículos e 30 mil pessoas por dia desde as 08:00 até às 21:00», lamenta a associação.

Lusa
 

*

mafarrico

  • Investigador
  • *****
  • 1274
  • Recebeu: 20 vez(es)
  • Enviou: 74 vez(es)
  • +0/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #944 em: Maio 20, 2014, 11:18:30 pm »
http://rt.com/news/160268-politkovskaya ... ilty-jury/

Politkovskaya killer suspect delivered guilty verdict by jury

Published time: May 20, 2014 19:12

A Moscow city court jury has found five men guilty of taking part in the murder of Russian investigative journalist Anna Politkovskaya. One of the convicted men, a nephew of a Chechen crime lord, was named the reporter’s killer.

The jury on Tuesday announced a guilty verdict for three Chechen brothers, Rustam, Ibragim and Dzhabrail Mahmudovs, their uncle Lom-Ali Gaytukayev and the ex-police officer Sergey Khadjikurbanov.

The panel also decided that the investigation presented convincing evidence of Rustam Mahmudov’s role as the actual killer in the 2006 murder.

DETAILS TO FOLLOW
"All the world's a stage" William Shakespeare