Já há muito tempo que falei desses LST. Tal como já falei nos Absalon, no projecto Crossover da Damen. LPD novo é uma escolha absurda, pois é brinquedo para 300 milhões (que não temos), a não ser que seja algo tipo Makassar. O JdW ainda seria uma compra de oportunidade, tal como foi em tempos o Siroco, mas sem ser isso, é esquecer o LPD.
O AOR é claramente prioritário, pois sem ele, até um LPD seria inútil, já que não ia muito mais longe que as fragatas. Já o "tipo" de AOR é questionável. Porque raio é que precisamos de um AOR de quase 400 milhões? Porque raio é que as intelectualidades nos cargos mais elevados da Defesa, acham que uma Marinha velha, a apodrecer, precisa de um AOR topo de gama? AORs desses é para marinhas a sério, com navios modernos para serem reabastecidos pelos ditos, com LPDs, LHDs, PAs, escoltas de topo. Não para os Zé-ninguém do Atlântico que nem a manutenção de lanchas conseguem fazer.
400 milhões num único AOR, dava para 2 AORs mais pequenos/menos "avançados", não se pondo em causa a questão da disponibilidade do navio. A única chance de termos um AOR tão caro, é se for financiado pela NATO (que no seu todo tem falta de AORs), fora isso, esqueçam, o melhor era o Wave, mas "é muito grande", se querem um à medida para nós, que não espetem 400 milhões num navio logístico.
Já repararam que, se os planos fossem todos para a frente até 2030, e se optasse por AOR e LPD novos, o investimento em meios estritamente logísticos nas FAs, seria de uns 1500 milhões, se juntarmos o preço dos KC? Já repararam que quando é para se falar em LPD, AOR e cargueiros, temos que ter o último grito em tecnologia, mas em tudo o resto andamos sempre décadas atrás?