Nem um único Heli foi embarcado, também pudera com um contentor no FlightDeck !
Não teria sido mais indicado enviar um NPO É que estão dois na BNL !!!
As guarnições das fragatas treinam assistência às populações em caso de catástrofe. Faz parte até dos exercícios quando colocadas nas esquadras da NATO. Será que as guarnições dos patrulhas também têm estas qualificações?
Cumprimentos,
Se não tiverem é uma falha que deveria ser colmatada, não serão os patrulhas oceânicos os navios mais indicados para esse tipo de assistência ??
Em termos de capacidade de transporte, pessoal e carga em nada ficam atrás das fragatas.
Para a fragata levar um contentor, com a ajuda humanitária, perdeu a capacidade de operar o heli orgânico e, de certeza que o pessoal extra se for em numero apreciável, irá pernoitar num dos hangares.
Para um NPO a limitação de operar um heli, é permanente, portanto pode colocar um ou mais contentores com AH, no helideck, e como possui alojamentos para mais trinta elementos, além da capacidade do porão multiusos supera em muito o numero de alojamentos disponíveis duma Fragata das nossas.
Fragatas.
Navios de 1.500 a 5.000 toneladas de deslocamento e comprimento entre 75 e 150 metros, possuem armamento anti superfície, antiaéreo e anti-submarino e são, por natureza, escoltas oceânicos, embora sejam navios de grande capacidade e versatilidade.Patrulhas Oceânicos.
Navios com um deslocamento entre as 750 e as 2.000 toneladas utilizados, prioritariamente, em ações não combatentes. Desempenham, principalmente, missões no âmbito da segurança e autoridade do Estado no mar e missões de interesse público. Possuem uma autonomia considerável, o que lhes permite permanecer no mar, em missão, durante largos períodos sem necessidade de apoio logístico. https://www.marinha.pt/pt/os_meios/Paginas/default.aspxPRINCIPAIS TAREFAS A DESEMPENHAR:
• Patrulha, vigilância e fiscalização de longa duração das águas costeiras e oceânicas de jurisdição nacional;
• Apoiar, proteger e controlar actividades económicas, científicas e culturais ligadas ao mar, ao leito do mar e ao subsolo marinho;
• Executar, isoladamente ou integrado em acções coordenadas, operações de assistência a pessoas e embarcações em perigo, no âmbito da SAR no mar;
•
Executar operações de socorro e assistência, designadamente em colaboração com o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, em situações de catástrofe, calamidade ou acidente;•
Colaborar com as autoridades civis na satisfação das necessidades básicas e melhoria da qualidade de vida das populações;
• Colaborar na defesa do ambiente, nomeadamente na prevenção e combate à poluição marítima.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
- Deslocamento: 1.750 toneladas
- Dimensões: 83,1 x 12,9 x 3,6 metros
- Velocidade máxima:
Motores a diesel 22 nós (41 km);
Motores eléctricos 5 nós (8 km)
- Propulsão:
2 motores diesel WÄRTSILÄ W26 12V26 de 7.800 kW;
2 motores eléctricos MAGNETTI MARELLI de 600 kW;
2 hélices de passo variável 5C08 LIPS;
- Energia: 4 motores electrogéneos VOLVO PENTA TAMD165A de 362 kW
- Combustível: 250 toneladas
- Autonomia: 5.000 milhas em 14 dias a 15 nós
- Guarnição:
Oficiais: 5 (Sob o comando de um oficial superior)
Sargentos: 8
Praças: 25
Total: 38
-
Alojamento adicional:
Oficiais: 4
Sargentos: 3
Praças: 25
Total: 32
-
Água doce: 55 toneladas, capacidade de produção de 8m³/dia
- Convés na popa para 1 helicóptero
EQUIPAMENTO:
- Sistemas de comando e controlo;
- Sistema de carta electrónica ECDIS da KELVIN HUGHES;
- Sistema integrador de informação (EDISOFT);
- Sistema integrado de gestão de plataforma (EDISOFT);
- Sistema integrado de navegação (KELVIN HUGHES);
- Sistema integrado administrativo-logístico;
- Serviços de rede diversos (Telemedicina);
- Sistema integrado de comunicações (EID): MF/HF/VHF/UHF, ETO, INMARSAT B;
- 2 Radares de navegação MANTA 2000 da KELVIN HUGHES , banda I / F (37 Km de alcance);
- Multisensor electro-óptico SAGEM VIGY 10 Mk3, para detecção, gravação e registo de imagens;
- DGPS MX 420;
- Serviços básicos de rede (correio electrónico, Web, directoria e escritório electrónico);
- Serviços de segurança da informação;
- Sistema de Informação da Configuração e Apoio Logístico aos Navios (SICALN);
- Web Information Services Environment (WISE);
- Radiodifusão da RMP (Recognized Maritime Picture Broadcast);
- Acesso à Intranet da Marinha (WAN_Marinha);
- Equipamentos GMDSS;
- Terminal SIFICAP;
- Grelha de convés de voo da FHS;
- Elevador de munições da TBV Marine Systems;
- Sistema de tratamento de resíduos;
- Sistema de separação de lixos;
- Sistema de separação de águas oleosas;
- Sistema de detecção de incêndio e de alagamento;
- 1 Propulsor transversal de manobra à proa JASTRAM com 250 kW;
-
Grua e Turco SCHAT HARDING de 4 toneladas;
- 3 Canhões de água;
-
Duas embarcações semi-rígidas DELTA, uma de 8,5m e outro de 6,8m;
-
2 Botes pneumáticos ZEBRO III;
- 6 Balsas salva-vidas
https://barcoavista.blogspot.com/2009/07/navios-de-patrulha-oceanico-classe.htmlAbraços