LPD- Navio Polivalente Logístico

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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2730 em: Outubro 30, 2017, 10:43:17 am »

Mafets os dois Navios da classe S. Giorgio vão fazer para o ano trinta anos de serviço, para mim ou o S. Giusto ou nenhum dos outros.

https://en.wikipedia.org/wiki/Italian_ship_San_Giusto

Isso tendo em conta a idade das nossas corvetas e sobretudo abastecedor é praticamente novo...  ;D :P
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NRP BÉRRIO
O NRP Bérrio foi construído nos estaleiros Swan Hunter em Wallsend-on-Tyne no Reino Unido, tendo sido lançado à água a 11 de novembro de 1969. Entrou ao serviço da Royal Fleet Auxiliary (RFA) em 15 de julho de 1970.  Foi adquirido e aumentado ao efetivo dos navios da Armada Portuguesa em 31 de março de 1993, com o objetivo de substituir o NRP São Gabriel, tendo sido batizado com o nome NRP Bérrio.

http://www.marinha.pt/pt-pt/meios-operacoes/armada/navios/reabastecedor/Paginas/NRP-Berrio.aspx


Segundo as publicações inglesas, o MOD esta a pedir 80 milhões de libras pelo Ocean, o que dá os tais 90 milhões de euros. Com uma guarnição de 185 elementos até nos vinha a calhar  ;D  Não dá para blindados pesados, mas também não temos muitos. Dá para muitos helis, mas não temos quase nenhuns. Mas o que é que isso interessa? Com um tamanho daqueles já justifica um contra-almirante, quiçá um vice-almirante e, no fundo, isso é que é importante. Porra, com um tamanho daqueles até o CEMGFA mudava o seu gabinete do Restelo para a ponte do Ocean  :rir:

Tendo em conta de que o HMS Ocean dá para as Pick Ups da ANPC, material dos bombeiros e Jeeps da GNR/GIPS. Na volta...   :nice: :bombeiro:




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http://www.express.co.uk/news/uk/781239/Britain-largest-warship-HMS-Ocean-Royal-Navy-leaves-Gibraltar

Cumprimentos  :G-Ok: :G-deal:
« Última modificação: Outubro 30, 2017, 10:50:50 am por mafets »
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jpthiran

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2731 em: Outubro 30, 2017, 11:18:52 pm »
...mas pelo que leio, a maior prioridade é arranjar outro navio abastecedor...
...e pôr os NPO cá fora, eventualmente mais bem armados...
...e actualizar as fragatas...
...o NPL era possível se isto fosse bem governado (o que não é o caso)...
,,,e vamos a caminho de novo buraco, não tarda nada...
...pelo que me parece que esse projecto deve ser mesmo para esquecer...
...a não ser que a Nova Zelândia nos queira oferecer o seu navio... ;)
 

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tenente

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2732 em: Outubro 31, 2017, 06:53:08 am »
...mas pelo que leio, a maior prioridade é arranjar outro navio abastecedor...
...e pôr os NPO cá fora, eventualmente mais bem armados...
...e actualizar as fragatas...
...o NPL era possível se isto fosse bem governado (o que não é o caso)...
,,,e vamos a caminho de novo buraco, não tarda nada...
...pelo que me parece que esse projecto deve ser mesmo para esquecer...
...a não ser que a Nova Zelândia nos queira oferecer o seu navio... ;)

Segundo algumas infos de Nativos da RNZN, e não do sr Nuno Rogeiro..........os Kiwis irão adquirir o AOR, um Navio de apoio para mergulhadores, desminagem e actividades hidrograficas, com capacidade de operar um NH90, Littoral Operations Support Capability (LOSC) vessel, depois do AOR e um terceiro NPO, classe OTAGO, com casco reforçado para operar junto a áreas com gelo, The OPV will add an ice-strengthened vessel to the fleet off offshore patrol vessels., e, depois destas aquisições/substituições então para meados/finais da década de 20, substituir o Canterbury por um Navio de tipo Mistral, mas de menores dimensões !



http://www.navy.mil.nz/mtf/fsac/default.htm

Se tal acontecesse vinha mesmo de acordo com a possível calendarização para tal aquisição, pois aconteceria depois dos MLU's das Fragatas, termos adquirido o Reabastecedor, termos, pelo menos, mais dois NPO's, as LFC's estarem todas no activo, os dois submarinos com os upgrades/revisões instalados, os Helis melhorados, ...........enfim, veremos o que acontece.

Abraços
« Última modificação: Outubro 31, 2017, 07:06:03 am por tenente »
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Miguel

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2733 em: Outubro 31, 2017, 10:22:51 am »
Adquirir um LPD agora seria um desastre e uma machadada na armada.

A prioridade deve ser os 4/6 NPO e os 4 Tejo
Modernizar quando possivél as 5 fragatas.

E adquirir um Reabastecedor.

Os NPO podem atuar como minis LPDs.

Se vier um LPD,  o que vai se passar é que a armada acabria por encostar de forma definitiva 2 fragatas e por de lado a continuaçao do programa NPO.

E e preferivel ter 4/6 NPOs de que 1 LPD.
 
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tenente

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2734 em: Outubro 31, 2017, 10:38:02 am »
Adquirir um LPD agora seria um desastre e uma machadada na armada.

A prioridade deve ser os 4/6 NPO e os 4 Tejo
Modernizar quando possivél as 5 fragatas.

E adquirir um Reabastecedor.

Os NPO podem atuar como minis LPDs.

Se vier um LPD,  o que vai se passar é que a armada acabria por encostar de forma definitiva 2 fragatas e por de lado a continuaçao do programa NPO.

E e preferivel ter 4/6 NPOs de que 1 LPD.

Mas alguém escreveu que o LPD seria preferivel aos NPO's ou ao que quer que seja ???

Quanto a mim a prioridade máxima da MdG é ter um reabastecedor ASAP, já ontem era muito tarde !!!

Perguntou eu na minha santa ignorância porque é que a MdG encostaria duas fragatas e de forma definitiva se o NPL fosse uma realidade ???
Um NPL com uma guarnição de até 100 elementos absorveria nas calmas os excedentários do abate das corvetas existentes, 3 X 70 = 210 e ainda ficavam efectivos para guarnecer os dois futuros NPO's e um quinto se for construído e penso que as minhas contas não estão erradas em termos de efectivos.

Se a MdG encostasse definitivamente duas fragatas pergunto com que navios de combate cumpria os compromissos do País e simultaneamente conseguia escoltar o NPL ???

Eu penso exactamente o oposto o NPL a ser uma realidade daria à MdG oportunidade de solicitar não só mais meios Navais de escolta para o dito navio, para não empenhar uma fragata nessa missão, daí os meus posts do NPO para a futura Corveta/NCO, mais meios aéreos na forma de helis ligeiros ou ate médios AW109M e ou NH90/EH101 e os benditos meios mecanizados para os nossos Fuzos, mas isto é a minha opinião de ser menos iluminado e leigo na matéria !!

Cumprimentos
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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2735 em: Outubro 31, 2017, 10:46:37 am »
Os Abastecedores actuais podem vir com dupla função. Não faz sentido estar a adquirir um, sem capacidade para fuzos e uns veículos (a não ser que seja uma pechincha).
Citar
A joint support ship (JSS) is a multi-role naval ship capable of launching and supporting "Joint" amphibious operations. Providing sea-lift, underway support and sea-basing/logistics capability for combined army and naval missions.

For sealift deck space is required for transport of heavy equipment and passenger space for military personnel
For underway support such ships need ample fuel storage tanks and dry storage for ammunition/food and other supplies for replenishing other ships while underway.
And for sea basing command rooms for mission coordination, a helicopter deck and/or LCU's for transport to shore and other support facilities like hospital rooms.
Furthermore to fulfill the multi-role part a flexible modular design allows for configuration of temporary areas for different purposes as missions require. As such it is basically a combination of an amphibious warfare ship and different auxiliary ships like replenishment oiler, transport ship and hospital ship in one.

https://en.wikipedia.org/wiki/Joint_Support_Ship



Não existe nenhum OPV/ Corveta - Mini LPD. Apenas um navio que leva uns zebros e alguns fuzos com armas ligeiras. Não serve de grande coisa a projectar força ou em caso de tragédia para levar material pesado e suprimentos para as populações.




Citar
LCU Mk 10 e LCVP Mk 5 desembarcam fuzileiros e viaturas. Estas lanchas podem operar quer em climas árcticos quer  tropicais. Portugal não só não tem um navio tipo LPD como, por incrível que possa parecer, não tem neste momento nenhuma lancha de desembarque na componente operacional da Marinha.

http://www.operacional.pt/trident-juncture-2015-a-batalha-da-comunicacao/

Saudações
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2736 em: Outubro 31, 2017, 11:52:13 am »
mafets
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Os Abastecedores actuais podem vir com dupla função. Não faz sentido estar a adquirir um, sem capacidade para fuzos e uns veículos (a não ser que seja uma pechincha).

Seria como o Shampoo 2 em 1  ;D  Karel Doorman A833 é um bom exemplo, Comprimento 204 m, Deslocamento 27.000 t, o preço é  assim assim, 365 milhões de euros.

« Última modificação: Outubro 31, 2017, 12:09:01 pm por Daniel »
 

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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2737 em: Outubro 31, 2017, 12:11:56 pm »
mafets
Citar
Os Abastecedores actuais podem vir com dupla função. Não faz sentido estar a adquirir um, sem capacidade para fuzos e uns veículos (a não ser que seja uma pechincha).

Seria como o Shampoo 2 em 1, a Karel Doorman A833 é um bom exemplo, Comprimento 204 m, Deslocamento 27.000 t, o preço é  assim assim, 365 milhões de euros.


Tivemos um a 80 milhões e recusamos. Agora é abrir os cordões à bolsa (O JSS Karel Dorman chegou a ser proposto ainda no estaleiro por 300 milhões, mas existem opções apresentadas por diversas empresas que ficariam mais em conta, à volta dos 160 milhões de euros).





Cumprimentos
« Última modificação: Outubro 31, 2017, 12:14:15 pm por mafets »
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« Última modificação: Outubro 31, 2017, 02:20:21 pm por mafets »
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2739 em: Outubro 31, 2017, 01:27:17 pm »
Parece que se pode resolver o problema da aquisição do LPD duma forma baratinha. Senão leiam
http://www.msn.com/pt-pt/noticias/portugal/pj-apreende-mais-de-uma-tonelada-de-coca%c3%adna/ar-AAugsGq?li=BBoPWjC&ocid=mailsignout
A notícia diz que o porta contentor foi apreendido.
Solução entregar à MGP e com algumas modificações transformar num pequeno LPD.
Cumprimentos
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2740 em: Outubro 31, 2017, 02:29:34 pm »
Para mim a resposta a esta questão só pode ser respondida de duas formas, há dinheiro para fazer ou só para algo em segunda mão? Se só temos dinheiro para um navio usado, então a prioridade é para um reabestecedor. Se temos dinheiro para algo novo, então peguem no projecto do NPL e modifiquem-no de forma a poder também desempenhar a tarefa de reabastecedor, mesmo perdendo capacidade de levar tanto material para uma força expedicionária. A última possibilidade seria o pessoal de Viana modificar projectos de navios já feitos, como já falei disso variadissimas vezes.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2741 em: Outubro 31, 2017, 03:14:34 pm »
As Absalon Dinamarquesas é que são mini-LPD/Patrulhas, aquilo até carros de combate leva, além claro de outras viaturas, força de infantaria e 2 helicopteros EH101.
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2742 em: Outubro 31, 2017, 04:53:36 pm »
(Suspiro profundo…..)
Sobre este tema do LPD…..
Sempre fui da opinião de que, a optar-se pela aquisição de um navio polivalente, o mesmo deveria ser um JSS ou LSS, englobando diversas valências (reabastecedor, abastecedor de esquadra, hospital flutuante e base para projeção de força de suporte civil ou expedicionária militar). Na prática, tal significa ter dois em um, ou mesmo três em um.
Sendo um País de tesos que, ainda por cima, tem uma das maiores áreas marítimas do mundo para controlar, tal só por si deveria servir de justificativo para que, na hora de pensar num investimento desta natureza, se apostasse em algo de novo, feito à medida das nossas necessidades, apetrechado com as valências necessárias para lidar com a realidade actual e com aquilo que são os cenários eventuais ou expectáveis para os decénios mais próximos.
Exercício matemático:
Um navio com estas valências custa, por alto, qualquer coisa como 300 milhões de Euros a construir. Em cima desse valor (que considera a construção do navio em si – entenda-se casco, motores, sensores e armamento), temos que colocar umas 3 a 4 LDM e uns 2 helicópteros orgânicos, tipo NH90 (e isto para tirar todo o partido da plataforma, seja qual for a missão). Ou seja, grosso modo, mais uns 75 / 80 milhões de euros, só para efeitos de aquisição de equipamentos.
Já tendo navio “equipado” e encostado à doca, acabámos de investir 380 milhões de euros. Consideremos que o Estado consegue uma taxa de juro interessante, e que vai pagar, num período de vida útil do navio de 30 anos, o equivalente ao seu custo de construção em juros (ou seja, mais 300 milhões). Total ainda sem sair da doca: 680 milhões para 30 anos de vida operacional.
Finalmente, consideremos os custos com uma tripulação base a rondar os 150 elementos (qualquer coisa como cerca de 7,5 milhões de euros ao ano), mais as manutenções e MLU. Digamos que mais uns 300 milhões para os tais 30 anos de vida útil. E como também vamos ter que manter helicópteros orgânicos e lanchas… bem, simplificando, e numas contas por baixo, cerca de 1.000 milhões para 30 anos de vida útil do equipamento, repartidos entre construção, operação e manutenção. Qualquer coisa a rondar os 30,5 milhões de Euros anuais.
A mim não me choca nada, e acho um custo perfeitamente justificado. Mas pergunto: como é que vão vender um investimento destes à opinião pública, quando para justificar politicamente a compra dos KC-390 têm de vir a terreiro argumentar que são aeronaves que vão ser utilizadas no combate a incêndios? Ou quando andam há 20 anos a discutir a aquisição de uma nova arma para as forças armadas, quando uma espingarda de assalto custa, em média, “despida” de acessórios, uns 2.500 € a unidade?

 
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Cabeça de Martelo

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2743 em: Outubro 31, 2017, 05:23:29 pm »
As Absalon Dinamarquesas é que são mini-LPD/Patrulhas, aquilo até carros de combate leva, além claro de outras viaturas, força de infantaria e 2 helicopteros EH101.

São navios bastante interessantes e tiveram um custo baixissimo.
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Stalker79

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2744 em: Outubro 31, 2017, 05:38:35 pm »
A verdadeira questão com o reabastecedor é o que se pode esperar do Mister 20 milhões!? Porque penso que todos sabemos que essa quantia é uma anedota e muito provavelmente nunca irá  haver dinheiro para um novo, por isso o que possivelmente poderão ir buscar!?
 max1x1