Esse navio seria só para missões "operacionais" ou também para missões "logísticas" como o transporte de blindados para missões internacionais do ponto A para o ponto B (Portugal - Kosovo), sem oposição, tipo isto?

Penso que com um bom sistema de gruas também se conseguia missões operacionais. O problema é que agora também não temos lanchas de desembarque.
Sempre tendo em conta as capacidades da nossa Marinha, claro. Oposição baixa, pois não temos meios para um desembarque onde exista forte oposição, penso que ninguém hoje em dia faria um desembarque tipo ilhas do pacifico na 2ªGM, nem mesmo com LAV e veículos desse genero.
Estou a pensar cenários tipo, Angola ou Moçambique entrarem em guerra civil e termos de segurar um zona tampão para evacuação de Portugueses. Governo de Marrocos ser tomado pela ISIS e termos de actuar de alguma forma, Piratas Nigerianos tomarem de assalto navios Portugueses e termos de fazer uma operação amfibia de resgate, etc etc...
O que é interessante é que tacticamente, só ter um navio deste tipo quer dizer que um possível inimigo tem de se preparar para ele, mesmo que nós não tenhamos a intenção de fazer desembarques!!