Boas,
Serei o único a pensar que o Navio Polivalente Logístico deveria ter uma concepção mais orientada para substituir o NRP Bérrio enquanto abastecedor e com capacidade de actuar em casos de catástrofe, evacuação de cenários de guerra ou convulsão civil (quero dizer algo como o que aconteceu na Guiné-Bissau e outros equiparáveis) e não tanto as concepções que vou vendo sugerir aqui a base de um Navio de desembarque/LSD?
Não estou a dizer que um Navio de desembarque não faça falta ou que um futuro NPL não possa ter essa componente.
Para mim um Navio Polivalente Logistico devia centrar as suas capacidades enquanto Navio:
1º Abastecedor da nossa frota Naval, ou frotas amigas quando usado ao serviço de uma força internacional, e de emergência em termos de combustíveis, agua e viveres.
2º Modularidade no transporte de carga que podia ser conseguido pelo transporte de contentores no convés ou porão especificamente construídos conforme a necessidade da missão, com meios próprios de carga/descarga.
Por exemplo se a missão é servir de abastecedor numa emergência ou catástrofe, complementar o espaço de carga descrito acima com contentores frigoríficos com viveres ou contentores cisternas com combustíveis, podendo ser descarregados em terra.
Caso o abastecimento não seja fundamental pode-se facilmente transportar um hospital de campanha embarcado, com possibilidade de ser desembarcado, ele próprio assente no uso de contentores.
Caso o cenário seja uma evacuação podem usar contentores configurados como camaratas.
Etc...... Não é preciso procurar muito no google para descobrir que já existem contentores marítimos de uso militar adaptados as mais diversas utilizações.
3º Ter capacidade de operar helicópteros.
4º Possuir uma rampa RORO que permita o desembarque de veículos estivados ao nível do convés e porões.
5º Na minha opinião e em detrimento de qualquer uma das 4 anteriores possuir uma doca de desembarque seja para embarcações "pequenas" tipo zebro ou embarcações maiores tipo "lancha".
São os meus 5centimos.
Cumprimentos,