Actividade Operacional/Exercícios

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HSMW

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #390 em: Maio 02, 2015, 10:12:42 pm »





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Pilotos da Força Aérea fazem voo solo no A-29 Super Tucano.
Foi no dia 30 de Abril que os 2 Pilotos Portugueses, que se encontram no Brasil no âmbito de relações bilaterais, realizaram o seu primeiro voo solo aos comandos do A-29 Super Tucano.
Este intercâmbio entre a Força Aérea Portuguesa (FAP) e a Força Aérea Brasileira (FAB), possibilitam à FAP ter 2 Pilotos na Base Aérea de Natal, a frequentar dois cursos. O primeiro, denominado "Programa de Qualificação Operacional e de Instrutor em A-29" e o outro o "Curso de Especialização Operacional em Aviões de Caça".
O A-29 é uma aeronave Turbo-hélice, concebida para Ataque Ligeiro e Instrução Avançada, sendo especialmente vocacionada para operações de combate à droga e contrainsurgência. Esta aeronave está equipada com uma sofisticada panóplia de equipamentos, que permitem a simulação de ameaças aéreas e terrestres.
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Edu

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #391 em: Maio 02, 2015, 11:02:47 pm »
Não me admira nada que o substituto do Alpha-Jet seja o Super Tucano. Aguardemos.
 

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nelson38899

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #392 em: Maio 03, 2015, 12:04:08 am »
Engraçado, que o piloto que aparece na foto é da esquadra os caracóis, ou seja, a unidade que treina no alpha jet.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Lightning

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #393 em: Maio 03, 2015, 12:08:22 pm »
Esse capitão piloto deve ser instrutor na esquadra 103, e muito certamente foi enviado ao Brasil para se confirmar ou não, se o avião e curso dado no Brasil de conversão de aviões de caça é capaz de substituir o curso dado em Portugal no Alpha Jet.

Não creio que seja para comprarmos Super Tucano, mas sim para enviarmos mais pilotos para fazer formação lá, além da formação básica, agora também a formação avançada que tem sido feita no Alpha Jet.

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"Curso de Especialização Operacional em Aviões de Caça"
 
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night_runner

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #394 em: Maio 03, 2015, 04:58:25 pm »
Citação de: "nelson38899"
Engraçado, que o piloto que aparece na foto é da esquadra os caracóis, ou seja, a unidade que treina no alpha jet.
Engraçado? Oh camarada Nelson, então que unidade da FAP é que trata de assuntos como, por ex, "Curso de Especialização Operacional em Aviões de Caça"?
 

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Crypter

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #395 em: Maio 03, 2015, 06:28:10 pm »
Os Tucano à substituir alguma coisa não seriam os Épsilon??
Tem Mais lógica que substituir os Alpha...
 

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nelson38899

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #396 em: Maio 03, 2015, 07:13:55 pm »
Citação de: "night_runner"
Citação de: "nelson38899"
Engraçado, que o piloto que aparece na foto é da esquadra os caracóis, ou seja, a unidade que treina no alpha jet.
Engraçado? Oh camarada Nelson, então que unidade da FAP é que trata de assuntos como, por ex, "Curso de Especialização Operacional em Aviões de Caça"?

Podia ser alguém ligado aos F16, ou em Monte Real não há instrução?
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #397 em: Maio 03, 2015, 08:25:05 pm »
Não seria um luxo demasiado grande estar a enviar pilotos de F-16 para o Brasil em vez destes estarem a voar em Portugal, a receber formação nos EUA ou na Bélgica, ou a fazer um exchange num outro país NATO?

Qual é o conteúdo do "Curso de Especialização Operacional em Aviões de Caça" e como será que difere do de conversão operacional? Pode ser que incluía treino na fase IIB/III e outras tácticas que um piloto que vá para Monte Real já deveria ter conhecimento.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Alvalade

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #398 em: Maio 03, 2015, 08:58:18 pm »
Citação de: "Get_It"
Não seria um luxo demasiado grande estar a enviar pilotos de F-16 para o Brasil em vez destes estarem a voar em Portugal, a receber formação nos EUA ou na Bélgica, ou a fazer um exchange num outro país NATO?

Qual é o conteúdo do "Curso de Especialização Operacional em Aviões de Caça" e como será que difere do de conversão operacional? Pode ser que incluía treino na fase IIB/III e outras tácticas que um piloto que vá para Monte Real já deveria ter conhecimento.

Cumprimentos,


Não faz muito sentido com os aliados que temos estar a mandar pilotos para ser treinados em terceiros.
 

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raphael

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #399 em: Maio 03, 2015, 09:31:39 pm »
Citação de: "Crypter"
Os Tucano à substituir alguma coisa não seriam os Épsilon??
Tem Mais lógica que substituir os Alpha...

Até podiam substituir ambos...
Um abraço
Raphael
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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #400 em: Maio 03, 2015, 09:47:17 pm »
Citação de: "raphael"
Citação de: "Crypter"
Os Tucano à substituir alguma coisa não seriam os Épsilon??
Tem Mais lógica que substituir os Alpha...

Até podiam substituir ambos...

Ok, eu realmente não percebo nada de aviação. Mas é "natural" o nível imediatamente antes de pilotar um caça F-16 ser um avião a hélice?

Não irá isso de alguma maneira prejudicar a normal evolução da aprendizagem de um piloto?
 

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Alvalade

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #401 em: Maio 03, 2015, 10:06:50 pm »
Nos países da EPAF só nós e a Bélgica é que usamos aviões a reação para treino (Alpha Jet). Os outros usam o Saab MFI-17 Supporter ou o Pilatus PC-21.
 
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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #402 em: Maio 04, 2015, 01:18:45 am »
Atenção que os países da EPAF (e mais alguns) enviam o pessoal para receber formação nos EUA através do ENJJPT. Eles lá fazem a formação e instrução em T-6 Texan II e T-38. Não saltam do Saab MFI-17 ou do PC-7 e dos simuladores directamente para os F-16. Alguns deles (p.e. os noruegueses) também são "clientes" habituais do centro de treino no Canadá; onde voam no T-6 e no Hawk. O que basicamente aconteceu é que vários países já decidiram fazer o outsourcing do treino avançado, e até mesmo básico, enquanto nós conseguimos com os Alpha-Jet reter alguma capacidade e independência no treino.

Não sei até que ponto é que também é possível comparar a performance e os sistemas de um MFI-17, PC-7 ou de um Super Tucano a de um PC-21 ou outro avião de reacção a jacto. O Super Tucano continua até a ser principalmente um avião de COIN e é nisso que ele se tem provado bom. Países como a Indonésia compraram outro avião para instrução e têm o Super Tucano apenas para COIN.

Quanto à instrução avançada em Portugal: ver este post e a restante discussão no tópico sobre a substituição dos Alpha-Jet: «Re: Substituição dos Alpha-jet»

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #403 em: Maio 04, 2015, 04:41:03 am »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "night_runner"
Citação de: "nelson38899"
Engraçado, que o piloto que aparece na foto é da esquadra os caracóis, ou seja, a unidade que treina no alpha jet.
Engraçado? Oh camarada Nelson, então que unidade da FAP é que trata de assuntos como, por ex, "Curso de Especialização Operacional em Aviões de Caça"?

Podia ser alguém ligado aos F16, ou em Monte Real não há instrução?
Poder até podia mas assim tem mais "lógica". Em Beja aprende-se a caçar e em Monte Real a caçar com F-16.
 

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raphael

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #404 em: Maio 04, 2015, 03:56:06 pm »
Estamos a desvirtuar o tema pois até já foi indicado qual o tópico onde poderíamos continuar o debate...
Neste momento como temos Alpha-Jet os pilotos que se destinam ao F-16 fazem um curso complementar...quando acabar, não fazem...haverá uma aeronave de base mais capaz tipo super tucano que permitirá essa transição.
Então como é que é nos hélis? Não há um curso inicial no alouette antes do EH? E quando acabar o alouette?
Um abraço
Raphael
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