Atenção que os países da EPAF (e mais alguns) enviam o pessoal para receber formação nos EUA através do ENJJPT. Eles lá fazem a formação e instrução em T-6 Texan II e T-38. Não saltam do Saab MFI-17 ou do PC-7 e dos simuladores directamente para os F-16. Alguns deles (p.e. os noruegueses) também são "clientes" habituais do centro de treino no Canadá; onde voam no T-6 e no Hawk. O que basicamente aconteceu é que vários países já decidiram fazer o
outsourcing do treino avançado, e até mesmo básico, enquanto nós conseguimos com os Alpha-Jet reter alguma capacidade e independência no treino.
Não sei até que ponto é que também é possível comparar a performance e os sistemas de um MFI-17, PC-7 ou de um Super Tucano a de um
PC-21 ou outro avião de reacção a jacto. O Super Tucano continua até a ser principalmente um avião de COIN e é nisso que ele se tem provado bom. Países como a Indonésia compraram outro avião para instrução e têm o Super Tucano apenas para COIN.
Quanto à instrução avançada em Portugal: ver este
post e a restante discussão no tópico sobre a substituição dos Alpha-Jet: «
Re: Substituição dos Alpha-jet»
Cumprimentos,