Notícias da FAP

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goncalobmartins

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1815 em: Junho 25, 2025, 12:29:03 pm »
 

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goncalobmartins

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1816 em: Junho 26, 2025, 04:02:48 am »
Força Aérea paga 80 mil euros para uma empresa mostrar drones luminosos

https://paginaum.pt/2025/06/25/forca-aerea-paga-80-mil-euros-para-uma-empresa-mostrar-drones-luminosos
 

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PTWolf

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1817 em: Junho 26, 2025, 11:44:00 am »
Força Aérea paga 80 mil euros para uma empresa mostrar drones luminosos

https://paginaum.pt/2025/06/25/forca-aerea-paga-80-mil-euros-para-uma-empresa-mostrar-drones-luminosos

As FA são peritas em dar tiros nos pés, depois querem que se invista dinheiro em equipamentos, quando se esbanja dinheiro em coisas nao essenciais
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1818 em: Junho 26, 2025, 09:31:02 pm »
https://eco.sapo.pt/2025/06/26/forca-aerea-assegura-transporte-de-emergencia-medica-a-partir-de-1-de-julho/

Força Aérea assegura transporte de emergência médica a partir de 1 de julho
« Última modificação: Junho 26, 2025, 09:31:15 pm por yuwanko »
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1819 em: Junho 27, 2025, 12:47:57 pm »
https://eco.sapo.pt/2025/06/26/forca-aerea-assegura-transporte-de-emergencia-medica-a-partir-de-1-de-julho/

Força Aérea assegura transporte de emergência médica a partir de 1 de julho

Ainda gostava de saber como, com que meios e com que efetivos.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1820 em: Junho 27, 2025, 02:26:24 pm »
Deve ser os EH101, e com a chegada dos kits medevac, os BH.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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yuwanko

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1821 em: Junho 27, 2025, 05:09:00 pm »
Deve ser os EH101, e com a chegada dos kits medevac, os BH.

Mas já chegaram?

E há EH101 suficientes?
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1822 em: Junho 27, 2025, 05:56:29 pm »
Deve ser os EH101, e com a chegada dos kits medevac, os BH.

Para terem de começar já, só poderão ser os Koala digo eu.

Os Black Hawk ainda estão numa fase inicial de operação (IOC+ a ser alcançada no próximo mês de Novembro, salvo erro), e os Merlin têm de estar reservados para SAR.

Daí que antes tenha perguntado como, com que meios e efetivos é que esta brincadeira se vai fazer. Delegar o transporte médico urgente na FAP, mesmo que temporariamente, sem conferir condições a uma satisfatória execução dessa missão, é meio caminho andado para depois alguma coisa correr mal. E não será pela FAP e seus pilotos, que naturalmente responderão à chamada sem quaisquer hesitações.
« Última modificação: Junho 27, 2025, 05:57:38 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1823 em: Junho 27, 2025, 06:02:31 pm »
Deve ser os EH101, e com a chegada dos kits medevac, os BH.

Para terem de começar já, só poderão ser os Koala digo eu.

Os Black Hawk ainda estão numa fase inicial de operação (IOC+ a ser alcançada no próximo mês de Novembro, salvo erro), e os Merlin têm de estar reservados para SAR.

Daí que antes tenha perguntado como, com que meios e efetivos é que esta brincadeira se vai fazer. Delegar o transporte médico urgente na FAP, mesmo que temporariamente, sem conferir condições a uma satisfatória execução dessa missão, é meio caminho andado para depois alguma coisa correr mal. E não será pela FAP e seus pilotos, que naturalmente responderão à chamada sem quaisquer hesitações.

Vai ser provavelmente de forma atabalhoada.
Equipamento médico vai ser providenciado pelo INEM, até aí não haverá problema. Para transporte dos doentes não sei como vão fazer, mas provavelmente com uma maca qualquer improvisada.
Na volta põem uma maca amovível no helicóptero e está a andar
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1824 em: Junho 27, 2025, 11:15:45 pm »
Deve ser os EH101, e com a chegada dos kits medevac, os BH.

Para terem de começar já, só poderão ser os Koala digo eu.

Os Black Hawk ainda estão numa fase inicial de operação (IOC+ a ser alcançada no próximo mês de Novembro, salvo erro), e os Merlin têm de estar reservados para SAR.

Daí que antes tenha perguntado como, com que meios e efetivos é que esta brincadeira se vai fazer. Delegar o transporte médico urgente na FAP, mesmo que temporariamente, sem conferir condições a uma satisfatória execução dessa missão, é meio caminho andado para depois alguma coisa correr mal. E não será pela FAP e seus pilotos, que naturalmente responderão à chamada sem quaisquer hesitações.

Vai ser provavelmente de forma atabalhoada.
Equipamento médico vai ser providenciado pelo INEM, até aí não haverá problema. Para transporte dos doentes não sei como vão fazer, mas provavelmente com uma maca qualquer improvisada.
Na volta põem uma maca amovível no helicóptero e está a andar

Sindicato dos pilotos avisa que rapidez de transporte aéreo de emergência pode ficar comprometida

Citar
Em declarações à Lusa, fonte sindical explicou que, na zona Centro, em vez de estar em Viseu (como acontece atualmente), a base dos aparelhos da Força Aérea Portuguesa (FAP) fica em Ovar, assim como acontece no caso de Évora - onde está hoje baseado um dos helicópteros que faz emergência médica – que, a manter-se a atual localização do meio da FAP, ficará em Beja.

[...]
A agência Lusa questionou a Força Aérea sobre quantas aeronaves serão utilizadas nesta solução, qual o tipo específico de aeronave da FAP que será utilizado, quantas equipas médicas serão afetas a esse serviço e sobre se as aeronaves ficarão estacionadas nas bases do INEM em Macedo de Cavaleiros, Viseu, Évora e Loulé, ou se mantém as suas atuais bases, mas até ao momento não obteve resposta.

https://24noticias.sapo.pt/atualidade/artigos/sindicato-dos-pilotos-avisa-que-rapidez-de-transporte-aereo-de-emergencia-pode-ficar-comprometida?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1825 em: Junho 28, 2025, 01:03:26 am »
Deve ser os EH101, e com a chegada dos kits medevac, os BH.

Para terem de começar já, só poderão ser os Koala digo eu.

Os Black Hawk ainda estão numa fase inicial de operação (IOC+ a ser alcançada no próximo mês de Novembro, salvo erro), e os Merlin têm de estar reservados para SAR.

Daí que antes tenha perguntado como, com que meios e efetivos é que esta brincadeira se vai fazer. Delegar o transporte médico urgente na FAP, mesmo que temporariamente, sem conferir condições a uma satisfatória execução dessa missão, é meio caminho andado para depois alguma coisa correr mal. E não será pela FAP e seus pilotos, que naturalmente responderão à chamada sem quaisquer hesitações.

Vai ser provavelmente de forma atabalhoada.
Equipamento médico vai ser providenciado pelo INEM, até aí não haverá problema. Para transporte dos doentes não sei como vão fazer, mas provavelmente com uma maca qualquer improvisada.
Na volta põem uma maca amovível no helicóptero e está a andar

Sindicato dos pilotos avisa que rapidez de transporte aéreo de emergência pode ficar comprometida

Citar
Em declarações à Lusa, fonte sindical explicou que, na zona Centro, em vez de estar em Viseu (como acontece atualmente), a base dos aparelhos da Força Aérea Portuguesa (FAP) fica em Ovar, assim como acontece no caso de Évora - onde está hoje baseado um dos helicópteros que faz emergência médica – que, a manter-se a atual localização do meio da FAP, ficará em Beja.

[...]
A agência Lusa questionou a Força Aérea sobre quantas aeronaves serão utilizadas nesta solução, qual o tipo específico de aeronave da FAP que será utilizado, quantas equipas médicas serão afetas a esse serviço e sobre se as aeronaves ficarão estacionadas nas bases do INEM em Macedo de Cavaleiros, Viseu, Évora e Loulé, ou se mantém as suas atuais bases, mas até ao momento não obteve resposta.

https://24noticias.sapo.pt/atualidade/artigos/sindicato-dos-pilotos-avisa-que-rapidez-de-transporte-aereo-de-emergencia-pode-ficar-comprometida?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques

INEM adjudica dois hélis e Força Aérea vai operar quatro 24 horas por dia

Citar
O INEM adjudicou à empresa Gulf Med Aviation Services Limited a contratação de dois helicópteros de emergência médica para voos diurnos a partir da próxima terça-feira. A estes juntam-se outros quatros helicópteros e respetivas equipas médicas que vão ser disponibilizados pela Força Aérea Portuguesa (FAP) e estar operacionais 24 horas por dia, acionados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM. Esta é a solução temporária encontrada pelo Governo para ultrapassar as dificuldades de operacionalização do serviço a partir de 1 de julho. Os outros dois hélis da Gulf Med deverão entrar ao serviço, de forma gradual, até 30 de setembro.

https://www.jn.pt/2281829829/inem-adjudica-dois-helis-e-forca-aerea-vai-operar-quatro-24-horas-por-dia/#iss=https%3A%2F%2Fsso.noticiasilimitadas.pt%2Frealms%2FNI_PRD
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1826 em: Junho 28, 2025, 06:17:45 am »
Deve ser os EH101, e com a chegada dos kits medevac, os BH.

Para terem de começar já, só poderão ser os Koala digo eu.

Os Black Hawk ainda estão numa fase inicial de operação (IOC+ a ser alcançada no próximo mês de Novembro, salvo erro), e os Merlin têm de estar reservados para SAR.

Daí que antes tenha perguntado como, com que meios e efetivos é que esta brincadeira se vai fazer. Delegar o transporte médico urgente na FAP, mesmo que temporariamente, sem conferir condições a uma satisfatória execução dessa missão, é meio caminho andado para depois alguma coisa correr mal. E não será pela FAP e seus pilotos, que naturalmente responderão à chamada sem quaisquer hesitações.

Vai ser provavelmente de forma atabalhoada.
Equipamento médico vai ser providenciado pelo INEM, até aí não haverá problema. Para transporte dos doentes não sei como vão fazer, mas provavelmente com uma maca qualquer improvisada.
Na volta põem uma maca amovível no helicóptero e está a andar

Sindicato dos pilotos avisa que rapidez de transporte aéreo de emergência pode ficar comprometida

Citar
Em declarações à Lusa, fonte sindical explicou que, na zona Centro, em vez de estar em Viseu (como acontece atualmente), a base dos aparelhos da Força Aérea Portuguesa (FAP) fica em Ovar, assim como acontece no caso de Évora - onde está hoje baseado um dos helicópteros que faz emergência médica – que, a manter-se a atual localização do meio da FAP, ficará em Beja.

[...]
A agência Lusa questionou a Força Aérea sobre quantas aeronaves serão utilizadas nesta solução, qual o tipo específico de aeronave da FAP que será utilizado, quantas equipas médicas serão afetas a esse serviço e sobre se as aeronaves ficarão estacionadas nas bases do INEM em Macedo de Cavaleiros, Viseu, Évora e Loulé, ou se mantém as suas atuais bases, mas até ao momento não obteve resposta.

https://24noticias.sapo.pt/atualidade/artigos/sindicato-dos-pilotos-avisa-que-rapidez-de-transporte-aereo-de-emergencia-pode-ficar-comprometida?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques

INEM adjudica dois hélis e Força Aérea vai operar quatro 24 horas por dia

Citar
O INEM adjudicou à empresa Gulf Med Aviation Services Limited a contratação de dois helicópteros de emergência médica para voos diurnos a partir da próxima terça-feira. A estes juntam-se outros quatros helicópteros e respetivas equipas médicas que vão ser disponibilizados pela Força Aérea Portuguesa (FAP) e estar operacionais 24 horas por dia, acionados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM. Esta é a solução temporária encontrada pelo Governo para ultrapassar as dificuldades de operacionalização do serviço a partir de 1 de julho. Os outros dois hélis da Gulf Med deverão entrar ao serviço, de forma gradual, até 30 de setembro.

https://www.jn.pt/2281829829/inem-adjudica-dois-helis-e-forca-aerea-vai-operar-quatro-24-horas-por-dia/#iss=https%3A%2F%2Fsso.noticiasilimitadas.pt%2Frealms%2FNI_PRD

"Quando, em junho de 2024, Ana Paula Martins anunciou que ia recorrer à FAP para resolver o problema dos helicópteros, logo surgiram vozes a questionar sobre as aeronaves militares a alocar à emergência médica. Vários peritos, incluindo o médico Vítor Almeida que esteve na calha para ser presidente do INEM, asseguraram que os helicópteros da FAP não servem para a emergência médica. Uns porque não se adequam a missões primárias, outros porque são monomotores e não cumprem os requisitos, e outros porque não tinham a célula sanitária obrigatória para transporte de doentes."
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1827 em: Junho 30, 2025, 06:23:33 pm »
Tribunal de contas dá luz verde ao contrato do INEM para o transporte aéreo de emergência médica

https://www.dn.pt/sociedade/tribunal-de-contas-d%C3%A1-luz-verde-ao-contrato-do-inem-para-o-transporte-a%C3%A9reo-de-emerg%C3%AAncia-m%C3%A9dica


Citar
(...) Já hoje, antes do anúncio do visto do TdC, o INEM adiantou que o transporte aéreo de emergência vai ser garantido a partir de terça-feira com quatro helicópteros da Força Aérea 24 horas/dia e dois da empresa Gulf Med, que apenas voarão 12 horas/dia.

O contrato celebrado entre o Estado, através do INEM, e a Gulf Med Aviation, prevê quatro helicópteros H145 D3 com tripulações certificadas, incluindo pilotos fluentes em português. O concurso público internacional foi adjudicado à empresa com sede em Malta por cerca de 77,4 milhões de euros.

https://www.dn.pt/sociedade/tribunal-de-contas-d%C3%A1-luz-verde-ao-contrato-do-inem-para-o-transporte-a%C3%A9reo-de-emerg%C3%AAncia-m%C3%A9dica

Assim sendo, não sei até que ponto não seria melhor o Estado Português dotar a FAP de condições adequadas, de modo a assumir também a tempo inteiro a missão de transporte aéreo de emergência médica.
« Última modificação: Junho 30, 2025, 06:24:34 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1828 em: Junho 30, 2025, 07:58:02 pm »
Deve ser os EH101, e com a chegada dos kits medevac, os BH.

Para terem de começar já, só poderão ser os Koala digo eu.

Os Black Hawk ainda estão numa fase inicial de operação (IOC+ a ser alcançada no próximo mês de Novembro, salvo erro), e os Merlin têm de estar reservados para SAR.

Daí que antes tenha perguntado como, com que meios e efetivos é que esta brincadeira se vai fazer. Delegar o transporte médico urgente na FAP, mesmo que temporariamente, sem conferir condições a uma satisfatória execução dessa missão, é meio caminho andado para depois alguma coisa correr mal. E não será pela FAP e seus pilotos, que naturalmente responderão à chamada sem quaisquer hesitações.

Vai ser provavelmente de forma atabalhoada.
Equipamento médico vai ser providenciado pelo INEM, até aí não haverá problema. Para transporte dos doentes não sei como vão fazer, mas provavelmente com uma maca qualquer improvisada.
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Em declarações à Lusa, fonte sindical explicou que, na zona Centro, em vez de estar em Viseu (como acontece atualmente), a base dos aparelhos da Força Aérea Portuguesa (FAP) fica em Ovar, assim como acontece no caso de Évora - onde está hoje baseado um dos helicópteros que faz emergência médica – que, a manter-se a atual localização do meio da FAP, ficará em Beja.

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INEM adjudica dois hélis e Força Aérea vai operar quatro 24 horas por dia

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O INEM adjudicou à empresa Gulf Med Aviation Services Limited a contratação de dois helicópteros de emergência médica para voos diurnos a partir da próxima terça-feira. A estes juntam-se outros quatros helicópteros e respetivas equipas médicas que vão ser disponibilizados pela Força Aérea Portuguesa (FAP) e estar operacionais 24 horas por dia, acionados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM. Esta é a solução temporária encontrada pelo Governo para ultrapassar as dificuldades de operacionalização do serviço a partir de 1 de julho. Os outros dois hélis da Gulf Med deverão entrar ao serviço, de forma gradual, até 30 de setembro.

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"Quando, em junho de 2024, Ana Paula Martins anunciou que ia recorrer à FAP para resolver o problema dos helicópteros, logo surgiram vozes a questionar sobre as aeronaves militares a alocar à emergência médica. Vários peritos, incluindo o médico Vítor Almeida que esteve na calha para ser presidente do INEM, asseguraram que os helicópteros da FAP não servem para a emergência médica. Uns porque não se adequam a missões primárias, outros porque são monomotores e não cumprem os requisitos, e outros porque não tinham a célula sanitária obrigatória para transporte de doentes."

A principal limitação que faz com que os Kualitas civis não possam, devam ser utilizados, sob pena da FAP ser penalizada posteriormente pelas CIAS, que concorrem para este serviço, é  mesmo o facto de ser monomotor !!

A redundância em termos de turbinas é requesito mandatório a ser cumprido pelo fornecedor do serviço a ser prestado, faz parte do CE.

Há uns anos atrás quando da aquisição dos Kualitas civis, devo ter sido, senão o único, dos muitíssimo poucos foristas, que se insurgiram e continuo com a mesmíssima opinião, contra esta trampa de aquisição deste brinquedo monomotor.
Na altura fartei-me de comentar, alertando para as limitações da aeronave devido a esse facto, e também quanto à sua muito pequena capacidade de transporte devido ao seu reduzido PMD.

A FAP, actualmente quase com 40% mais  helis do que tinha há cinco anos, continua com limitações enormes nesta área, impossibilitando o desempenho adequado desta missão.

Mesmo se já estivessem ao serviço os nove UH-60, tal missão a ser atribuida, seria desempenhada com grandes lacunas, em termos de aeronaves.

Os IrResponsaveis Politicos com esta decisão revelam estar no seu apogeu de completa ignorância quanto à realidade da FAP em termos de meios aéreos, o os Militares, claro, vão atrás destes crápulas, assumindo a sua quota parte de culpa nesta situação!!

Abraços
« Última modificação: Julho 01, 2025, 09:00:27 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1829 em: Junho 30, 2025, 07:59:04 pm »
https://eco.sapo.pt/2025/06/26/forca-aerea-assegura-transporte-de-emergencia-medica-a-partir-de-1-de-julho/

Força Aérea assegura transporte de emergência médica a partir de 1 de julho

Ainda gostava de saber como, com que meios e com que efetivos.

Nenhuns, não tem helis adequados a estas missões.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!