Notícias da FAP

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1290 em: Maio 18, 2024, 12:42:07 pm »
Cinco navios russos foram monitorizados por uma aeronave da Força Aérea à saída da área de responsabilidade portuguesa. As embarcações encontravam-se a navegar em direção a Norte vindo do mar Mediterrâneo. Esta é a oitava missão de monitorização a navios russos que a Força Aérea realiza desde o início do ano, totalizando 14 navios russos.

https://www.emfa.pt/noticia-4614-forca-aerea-monitoriza-cinco-navios-russos


É por esta razão também que importa reforçar rapidamente as capacidades tanto da Força Aérea, como da Marinha.

Sim... MQ-9B, P-8A e C-295....
Cps

Se for P3, C295 modernizados e MQ-9B, já era bom. Os P8 devem vir é em segunda mão no fim da década de 30
 

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goncalobmartins

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1291 em: Maio 22, 2024, 10:27:36 pm »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1292 em: Maio 23, 2024, 03:16:48 pm »
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NATO Allied Air Command Public Affairs Office
PORTUGAL HOSTS TWO MULTINATIONAL AIR EXERCISES AT BEJA

RAMSTEIN, Germany - The Portuguese Air Force, hosts two simultaneous live-flying exercises at Beja Air Base from May 22 to June 5. The high-level tactical air exercise Real Thaw 2024 and the helicopter exercise Hot Blade.

Designed in synergy with Real Thaw, Hot Blade 24 aims to increase the interoperability of helicopter operations among participants exposing them to a complex operational environment in which they can train and prepare for real-world missions

“Both traditional exercises will put into practice the tactics, techniques and procedures of Portuguese armed forces and participants from international forces enhancing interoperability and multi-domain operation skills”, said Major Cláudio “IPod” Peixeiro, the officer coordinating exercise activities at Beja.

“The Portuguese Air Force conducts exercise Real Thaw annually. The scenario creates a theatre-realistic operational environment for combined joint missions at the tactical level,” he continued to say. “Participants come together working on integration, interoperability and training in large force packages, to achieve mission accomplishment with maximum safety and efficiency,” he added.
Hot Blade 2024 is a helicopter exercise organized by the Portuguese Air Force under the new umbrella of the Multinational Helicopter Training Centre based at Sintra Air Base.

“Designed in synergy with Real Thaw at Beja Air Base, exercise Hot Blade 24 aims to increase the interoperability of helicopter operations among participants, exposing them to a complex operational environment in which they can train and prepare for current theatres of conflict and humanitarian support mission,” he added.

In this year's combined edition of Real Thaw and Hot Blade, there will be a day and night flying windows dedicated to specific package tactics development and training involving fighter jets, transport aircraft and helicopters. Additionally, at least one flying window per day will be committed to Composite Air Operations type missions, providing an extra layer of complexity in coordinating and integrating the requirements and objectives of the different packages, in order to be mission successful.

https://ac.nato.int/archive/2024/HotBlade_RealThaw_Beja_PRT
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1293 em: Maio 27, 2024, 10:09:10 pm »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1294 em: Junho 06, 2024, 03:24:48 pm »
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Ministra da Saúde quer "refundar" o INEM, mudar direção e recorrer à Força Aérea
05 junho, 2024 às 12:01

A ministra da Saúde afirmou esta quarta-feira que é preciso "refundar o INEM" e que, independentemente dos resultados da auditoria que foi pedida, "é muito possível que tenhamos alterações nos próximos tempos na direção do INEM". Governo está a estudar usar os meios da força aérea na emergência médica.

Ana Paula Martins esclareceu que as mudanças não serão contra ninguém, mas a favor do INEM. "Se há algo que precisa de ser refundado é o INEM", assegurou. Minutos depois, esclareceu que a tutela não está à procura de exonerar mais ninguém, mas se for preciso mudar a direção falo-á em acordo com o atual presidente. Adiantando que Luís Meira se mostrou disponível para sair se essa for a vontade do Governo, a ministra disse que está a ser avaliada "a possibilidade de poder ter uma transformação na direção" do INEM, considerando ser "muito importante ter pessoas que possam reiniciar uma rota porque esta direção está há nove anos" e "há algum desgaste".

Força aérea pode ser alternativa a hélis privados

Sobre os helicópteros de emergência médica, operados por uma empresa privada, a ministra anunciou que o Governo está a estudar a alternativa de recorrer aos meios da força aérea bem como aos respetivos serviços de peritagem. "Está a ser estudado, por iniciativa deste Governo, uma alternativa a esta prestação de serviço, usando os meios e a peritagem da força aérea", declarou Ana Paula Martins, justificando a avaliação com o facto de os concursos ficarem sistematicamente desertos ou de haver poucos interessados. "Precisamos de sair desta encruzilhada, deste labirinto, daí ter falado na refundação do INEM", referiu. 

O serviço de helitransporte do INEM está a ser assegurado, este semestre, pela empresa Avincis através de um ajuste direto. Foi a solução encontrada depois do concurso público ter tido apenas duas empresas interessadas, uma que apresentou uma proposta acima do valor e ficou de fora e outra que cumpriu a verba mas com redução do serviço prestado e que foi aceite. O atual contrato com a Avincis prevê a redução de quatro para dois hélis no período noturno (Évora e Viseu não voam durante a noite) e tem suscitado muitas dúvidas. O acordo celebrado com a empresa termina a 30 de junho e, embora não satisfaça as necessidades do INEM, poderá ter de ser alargado. "Vamos possivelmente ter de fazer mais um ajuste direto para ter meios nos próximos meses, não haja dúvidas sobre isso".

"Situação de urgência em relação à emergência"

Ana Paula Martins referiu que, nos últimos dois meses, deu resposta àquilo que o conselho diretivo do INEM pediu, mas quer uma estratégia de fundo para o instituto. "Estamos numa situação de urgência em relação à emergência", sublinhou, alegando que não descarta a possibilidade da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) "poder intervir para ajudar a quantificar os problemas" do INEM."Neste momento não tenho uma estratégia para o INEM e precisamos muito rapidamente de uma estratégia de recursos humanos, mas também em termos de gestão administrativa e financeira e por isso pedimos a auditoria", sustentou, adiantando que a avaliação vai incidir sobre um período temporal longo.

Aprovada dedicação plena para médicos do INEM

Ana Paula Martins adiantou que o concurso para a contratação de 200 técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) está dependente de um parecer da Direção-Geral da Administração Pública e anunciou foi aprovado o regime de dedicação plena para os médicos do INEM, bem como alargado o regime de trabalho suplementar dos TEPH para 80%.

https://www.jn.pt/6756395935/ministra-quer-refundar-o-inem-mudar-direcao-e-recorrer-a-forca-aerea/
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1295 em: Junho 06, 2024, 03:53:55 pm »
Se tal acontecer, vai ser desde logo preciso aumentar o número de helicópteros, e o orçamento da FAP. E mais pilotos também.
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1296 em: Junho 06, 2024, 04:27:24 pm »
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Ministra da Saúde quer "refundar" o INEM, mudar direção e recorrer à Força Aérea
05 junho, 2024 às 12:01

A ministra da Saúde afirmou esta quarta-feira que é preciso "refundar o INEM" e que, independentemente dos resultados da auditoria que foi pedida, "é muito possível que tenhamos alterações nos próximos tempos na direção do INEM". Governo está a estudar usar os meios da força aérea na emergência médica.

Ana Paula Martins esclareceu que as mudanças não serão contra ninguém, mas a favor do INEM. "Se há algo que precisa de ser refundado é o INEM", assegurou. Minutos depois, esclareceu que a tutela não está à procura de exonerar mais ninguém, mas se for preciso mudar a direção falo-á em acordo com o atual presidente. Adiantando que Luís Meira se mostrou disponível para sair se essa for a vontade do Governo, a ministra disse que está a ser avaliada "a possibilidade de poder ter uma transformação na direção" do INEM, considerando ser "muito importante ter pessoas que possam reiniciar uma rota porque esta direção está há nove anos" e "há algum desgaste".

Força aérea pode ser alternativa a hélis privados

Sobre os helicópteros de emergência médica, operados por uma empresa privada, a ministra anunciou que o Governo está a estudar a alternativa de recorrer aos meios da força aérea bem como aos respetivos serviços de peritagem. "Está a ser estudado, por iniciativa deste Governo, uma alternativa a esta prestação de serviço, usando os meios e a peritagem da força aérea", declarou Ana Paula Martins, justificando a avaliação com o facto de os concursos ficarem sistematicamente desertos ou de haver poucos interessados. "Precisamos de sair desta encruzilhada, deste labirinto, daí ter falado na refundação do INEM", referiu. 

O serviço de helitransporte do INEM está a ser assegurado, este semestre, pela empresa Avincis através de um ajuste direto. Foi a solução encontrada depois do concurso público ter tido apenas duas empresas interessadas, uma que apresentou uma proposta acima do valor e ficou de fora e outra que cumpriu a verba mas com redução do serviço prestado e que foi aceite. O atual contrato com a Avincis prevê a redução de quatro para dois hélis no período noturno (Évora e Viseu não voam durante a noite) e tem suscitado muitas dúvidas. O acordo celebrado com a empresa termina a 30 de junho e, embora não satisfaça as necessidades do INEM, poderá ter de ser alargado. "Vamos possivelmente ter de fazer mais um ajuste direto para ter meios nos próximos meses, não haja dúvidas sobre isso".

"Situação de urgência em relação à emergência"

Ana Paula Martins referiu que, nos últimos dois meses, deu resposta àquilo que o conselho diretivo do INEM pediu, mas quer uma estratégia de fundo para o instituto. "Estamos numa situação de urgência em relação à emergência", sublinhou, alegando que não descarta a possibilidade da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) "poder intervir para ajudar a quantificar os problemas" do INEM."Neste momento não tenho uma estratégia para o INEM e precisamos muito rapidamente de uma estratégia de recursos humanos, mas também em termos de gestão administrativa e financeira e por isso pedimos a auditoria", sustentou, adiantando que a avaliação vai incidir sobre um período temporal longo.

Aprovada dedicação plena para médicos do INEM

Ana Paula Martins adiantou que o concurso para a contratação de 200 técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) está dependente de um parecer da Direção-Geral da Administração Pública e anunciou foi aprovado o regime de dedicação plena para os médicos do INEM, bem como alargado o regime de trabalho suplementar dos TEPH para 80%.

https://www.jn.pt/6756395935/ministra-quer-refundar-o-inem-mudar-direcao-e-recorrer-a-forca-aerea/

Pode ser uma boa forma de treinar CSAR sempre que os Merlin forem chamados pelo INEM  :mrgreen:
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1297 em: Junho 06, 2024, 05:11:06 pm »
Se tal acontecer, vai ser desde logo preciso aumentar o número de helicópteros, e o orçamento da FAP. E mais pilotos também.

Bom, vão ser formados 60 pilotos até 2029, principalmente para o DECIR.

https://observador.pt/2023/09/14/formacao-de-60-pilotos-de-helicopteros-ate-2029-vai-custar-mais-de-43-milhoes-de-euros/

Os supostos 9 UH-60A e 7 AW119 até poderiam de alguma cumprir esta missão, desde que devidamente equipados para voo noturno ou em condições atmosféricas adversas. Se os AW109 e AW139 do INEM o fazem dia e noite, hipoteticamente usar meios da FAP significa que terão de possuir capacidades semelhantes. E muito provavelmente terá de se descartar o Merlin devido às suas dimensões, ainda hoje incompatíveis com a grande maioria dos heliportos nacionais.

Não estou sinceramente a ver este ou qualquer outro Governo a adquirir mais helis caso a missão de evacuação médica passe do INEM para a FAP. E se os Koala já fazem SAR, evacuação médica de vez em quando, transporte de orgãos, etc, e os Black Hawk à partida terão também a missão de MEDEVAC, dificilmente estou a ver-nos comprar mais meios de asa rotativa para as Forças Armadas apenas por esta razão.
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1298 em: Junho 06, 2024, 05:17:19 pm »
Quando disse mais meios, incluía a possibilidade/necessidade de aumentar precisamente as frotas de UH-60 e Koalas. O número actual de UH-60 "civis" e Koalas não deverá ser suficiente.
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1299 em: Junho 06, 2024, 06:38:05 pm »
Quando disse mais meios, incluía a possibilidade/necessidade de aumentar precisamente as frotas de UH-60 e Koalas. O número actual de UH-60 "civis" e Koalas não deverá ser suficiente.

Sim d, eu percebi o que quiseste dizer. E sim, também poderá ser por aí eventualmente (espero que sim). Só contrariei o que disseste porque atentei ao exemplo da verba dos helicópteros de evacuação, por exemplo, que até desceu dos 53 para 50M€, e esta malta do Governo pode até argumentar que o número de helicópteros ainda em processo de aquisição é suficiente e pronto. :-\

À partida os futuros helicópteros de evacuação (mesmo que se destinem de facto à Força Aérea), bem como os hipotéticos meios aéreos para a UALE, não deverão ser metidos ao barulho neste assunto, e por isso restarão para já os Black Hawk e Koala.
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1300 em: Junho 06, 2024, 07:46:06 pm »
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Ministra da Saúde quer "refundar" o INEM, mudar direção e recorrer à Força Aérea
05 junho, 2024 às 12:01
Nada que já não tivéssemos andado aqui a discutir e divagar nos últimos... dez anos.

À partida os futuros helicópteros de evacuação (mesmo que se destinem de facto à Força Aérea), bem como os hipotéticos meios aéreos para a UALE, não deverão ser metidos ao barulho neste assunto, e por isso restarão para já os Black Hawk e Koala.
Ai vão, vão. Não se esqueçam da conversa deles das forças armadas de duplo uso.

Até o LAA vai ser metido ao barulho. Deve ser capaz de fazer transporte de órgãos.

Cumprimentos,
« Última modificação: Junho 06, 2024, 07:48:22 pm por Get_It »
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1301 em: Junho 15, 2024, 11:08:55 am »
De acordo com o site da NATO Tiger Association, o Tiger Meet do ano que vem terá lugar em Beja.  :D

https://www.natotigers.org/tiger-meet/ntm2025
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« Responder #1302 em: Junho 19, 2024, 09:22:33 am »
 

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« Responder #1303 em: Junho 29, 2024, 03:54:45 pm »
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1304 em: Julho 08, 2024, 10:14:45 pm »

https://cnnportugal.iol.pt/inem/forca-aerea/emergencia-medica-governo-contrata-avioes-e-helicopteros-da-forca-aerea/20240708/668c3eb4d34e04989222e749

Se estas missões de MEDEVAC se concretizarem no Continente a FAP terá que ter além dos onze novos, só alguns, helicópteros, dos FF, pelo menos ter de adquirir, no minimo mais um quarteto de helis médios, de preferência do mesmo modelo, ou seja quatro blackhawk UH-60, mas de versoes mais recentes, as LIMA ou MIKE, além de pelo menos mais dois C295, afim de cumprir, minimamente com as missoes de Evacuação/transporte.

A mando dos Políticos de pacotilha e com a anuência/concordância das altas chefias, FAP continua na sua transformação de empresa de carga aérea e agora, também de evacuações aeromedicas, deixando a sua missão primária como RAMO das FFAA, O COMBATE, para as Calendas Romanas.

Mais um prego no caixão dos já muito pouco prováveis F35  na FAP, que a continuar por este caminho a breve prazo irá perder a sua aviação de CAÇA.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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