Eu quando falei nos E-99 adquirido em conjunto com um par de ERJ145, era por ambos terem por base o mesmo avião, logo o processo e contrato de manutenção seria em tudo idêntico, à excepção dos equipamentos específicos da versão AEW. Quanto a um KC, era de facto algo muito útil (diria até essencial, dada a nossa extensão marítima e distância para os arquipélagos), e segundo sei, muitos, senão mesmo todos, têm capacidade de transporte de pessoal, por isso não vejo porque razão se iria obter um tipo de avião para transporte VIP, e depois outro modelo para KC se um dia fizesse parte dos planos da FAP. Acho que seria falta de visão.
Mas também, ficamos todos contentes com o KC-390 por poder executar reabastecimento em voo... quando nós não temos praticamente aeronave nenhuma que aceite aquele tipo de reabastecimento. Só seria viável se o C-295, EH-101, etc viessem equipados com a lança de reabastecimento, e os F-16 modernizados para V tivessem os tais CFTs modificados com a lança.

Tem que ser o mais configuravel possível e o processo tem que ser simples, à imagem do C295, aquilo dá para ser transporte táctico, transporte VIP, vigilância marítima, instrução de navegadores, fotografia aérea, várias dessas configurações são paletes que se inserem pela rampa do avião.
Sim, tinha conhecimento dessa valência do C-295. Infelizmente para os nossos políticos o C-295 não deve ser bom o suficiente para transporte VIP.

Aliás, o próprio 295 tinha em desenvolvimento uma versão AEW!