Plot twist: à semelhança do que aconteceu com os B-17, que quando recebidos foram usados para SAR, vamos receber B-52 para essa função.

Agora a sério. Depende de definição de extra longo alcance. Por cá também chamam os KC de cargueiros estratégicos, portanto...
Se o alcance extremamente elevado for de facto um critério, os actuais drones da Tekever não correspondem. A velocidade de cruzeiro do AR5 de 100 km/h, e endurance de 20h, demora 10 horas a atingir uma distância de 1000km, e outras 10 para voltar. Para isso, um C-295 VIMAR faz melhor o trabalho, indo mais longe e mais rápido.
A ser um drone, teria que ser algo na classe do MQ-9 Reaper, ou mesmo um Global Hawk/Triton.
Caso contrário, terá que ser uma aeronave tripulada. E aí, não sei se podemos considerar o KC-390 como uma opção de "extra longo alcance".
Se a ideia de "longo alcance" for mais contida, e o objectivo ser apenas ter algo que exceda os Merlin, então, deverá ser entre KC-390 e C-295. Tirando os P-3 alemães, não estou a ver irmos comprar ainda outro modelo de aeronave para uma missão tão específica.
Assim sendo, sem contar com a hipótese teórica P-3, nem drones MALE/HALE, nem com o sonho do P-8, ia para mais C-295. É muito mais barato que o KC, e serve perfeitamente para a função, podendo ainda ser adquirido com a lança de abastecimento.