Caro Luso posso garantir-lhe que se um navio não cumpre esses aspectos tal se deve a erros de concepção e desenho e nada mais. Um estaleiro quando recebe um projecto executa-o em conformidade e todas as fases de construção são vistoriadas de acordo com o desenho. Apenas são autorizdas modificações ao desenho original depois de inspecionados e considerados vitais para o navio.
É frequente problemas em projectos novos e quase sempre por erros de desenho. O que me intriga é que certamente esses problemas foram detectados muito antes e proseguio-se com a obra.
Quem percebe um pouco da parte técnica, facilmente chega a conclusões....
Até que convêm referir que tb existem as sociedades de classificação (DNV, Loyds, Bureau Veritas, Rinave, Germanischer Loyds, etc ), contratadas pelo cliente que acompanham o processo todo e garantem o cumprimento das normas técnicas conforme projecto, a isso ninguém foge.
Não esquecer que o navio está abaixo da VM 13%...... é muito, imenso e temos que contar que os projectistas terão sempre o seu coeficiente de cagaço...
Acho que os ENVC deveriam repetir os testes em tanque, para tirar duvidas..
O projecto foi contratado pelo cliente, o fornecedor, por ânsia de ganhar o contrato ou por mera incúria, assina o compromisso dos 19 nós e da estabilidade em avaria, etc.............. acho que está visto não?
Edu, o seu colega até pode trabalhar na construção naval, mas das duas uma, ou não percebe muito da coisa ou então é uma grande má lingua....
O caro amigo sabe o que é o lastro fixo ou correcções de equilibrio, necessárias depois de tantas alterações...?
Isso é mera maledicência, em que é que afectaria isso a velocidade máxima? Umas poucas toneladas a mais? seria qto? 0,001%?
Que eu saiba, em qualquer empresa e por muito mal gerida que seja, a sucata vende-se pois dá uns valentes €uros....
Se os ENVC tivessem que esconder toda a sucata e desperdicios nos navios que constroem, tavam feitos ao bife

lol
já agora passou no programa Nós por Cá de hoje e nota-se bem a preocupação e simplicidade daquela gente
http://sic.aeiou.pt/programasInformacao/scripts/videoplayer.aspx?ch=nos por ca&videoId={7CFE0177-8C01-4FF6-BEF5-9911287AFD2E}n sei pq o url n fica activo...