É como cá. Só têm é mais carros económicos a circular devido à maior população.
É verdade que no Brasil ou nalguma cidade em especifico, em certos dias circulam carros com certos números de matricula e nos outros dias os restantes?
Não sei explicar melhor porque quando me disseram não fez qualquer sentido.
Afirmativo HSMW. Na verdade trata-se do
sistema de rodízio de veículos na cidade de São Paulo, a maior metrópole da América do Sul. A medida visa diminuir o tráfego de veículos melhorando o trânsito e a qualidade do ar nos horários de maior movimento. A proibição de circulação atinge automóveis e caminhões.
O sistema funciona somente nos dias de semana no período da manhã das 7h às 10h e, no período da tarde, das 17h às 20h. Cada dia da semana são proibidos de rodar, nesses horários, veículos com finais de placa: Na segunda-feira é proibido rodar veículos com placas finais 01 e 02, na terça-feira placas finais 03 e 04, na quarta-feira placas finais 05 e 06, na quinta-feira placas finais 07 e 08 e, na sexta-feira, placas finais 09 e 00.
FONTE: http://www.emsampa.com.br/sp_rodizio.htm
Lembrando que o município de São Paulo tem uma população de cerca de
11 milhões de habitantes, e sua região metropolitana tem cerca de 18 milhões de habitantes (maior que a população de muitos países, inclusive, Portugal).
FONTE: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=355030
Portanto, é natural que o trânsito de São Paulo seja um caos nos horários de
rush e uma das medidas adotada pelas autoridades daquela metrópole é o rodízio de veículos para se obter maior fluidez do tráfego. Vale ressaltar que a frota de veículos emplacados na cidade de São Paulo é de 8 milhões (dentre carros, motocicletas, caminhões e ônibus), que dá uma média de 2,03 habitantes por veículo.
FONTE: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/05/sao-paulo-bate-marca-de-8-milhoes-de-veiculos.html
Por conta do trânsito caótico, muitos senhoras e senhores (privilegiados) daquela cidade optam por se locomoverem de helicópteros (alguns são proprietários das aeronaves, outros usam os serviço de táxi-aéreo). Uma alternativa de luxo, diga-se de passagem, para se esquivar dos gigantescos engarrafamentos no caótico trânsito. Em consequência disto, São Paulo possui a maior frota de helicópteros executivos no mundo inteiro. Há cerca de
411 aeronaves registradas que dá uma média de, a cada cinco minutos, pelo menos 4 pousos ou decolagens de helicópteros na capital paulista, ou 1.300 pousos e decolagens diários.
FONTE: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/14/politica/1468519702_827813.html
