Boas tardes. desde já peço desculpa por não ter entrado mais cedo para este fórum.
Desde já quero mostrar o meu descontentamento para com esta situação, que se gerou em volta do alojamento.
Eu já vivo alguns anos na zona de Lisboa alguns anos devido a ter ido para lá estudar, e por isso sei bem pelos vocês vão passar. Tendo em conta que muitos de vocês vem como possibilidade única alugar casa, em conjuntos ou em separado.
Peço já desculpa, e se o entenderem podem retirar o meu comentário, caso o considerem desmotivante ou por falar em valores monetários. Mas isto está a dar-me a volta a barriga porque até para mim acho os valores que nos vão fornecer demasiado baixos.
Na zona de Lisboa existem vários estabelecimentos prisionais, mas não faço a mínima ideia quais estão aptos a nos receber para a formação. Segundo uma fonte citada aqui neste fórum, não interessando se e verdade ou não( pelo menos na data acertou), e seguindo essa linha de pensamento, terá lugar na zona da Amadora. Ai os preços de alojamento variam entre os 200e e os 400e, estes valores devem-se ao facto de ser uma zona velha e onde colocaram todas as famílias com menos posses.
Quanto aos que ficarem a viver nessa zona o passe mensal do autocarro ronda os 20/30e, e ainda tem de viver com o receio de o carro que apenas usam para ir passar uns dias a terra seja vandalizado. Sei que isto do carro depende da zona onde vão ficar, mas para quem vem de fora não se vão dar ao luxo, quando faltam apenas alguns dias para iniciar o curso, de andar a escolher onde querem fica.
Bairros a evitar perto da amadora, zambujal e boavista, ou outros conhecidos como damaia, reboleira e buraca, são muito relativos, é uma questão de sorte. não quero ofender ninguém destes bairros, pois conheço pessoas desses bairros e são impecáveis.
Para quem ficar já em lisboa, os quartos rondam os 200e e os 300e. Casas começão no 250e(são raras) e a partir dai e sempre a subir. A isso junta-se o passe de lisboa e o passe da amadora com valores em conjunto a irem entre os 38e e os 50e, apesar de haver valores acima imagino que o lema seja poupar.
A vida em lisboa não e assim tão cara em relação ao resto, e quando digo o resto estou a referir-me a comida e a todo o que e prioritário para alem da casa.
Agora que falei dos valores envolvidos, vou falar da minha situação. actualmente vivo na margem sul. Tenho carro que está em fim de vida, deram-lhe 2 meses de vida, ou seja quando iniciar a formação não terei carro o que me vai levar a fazer todo o percurso em transportes públicos o que leva cerca de 2h. Todo bem eu consigo sobreviver, mas quanto ao resto, não poderei fazer 1pequena viagem só para ir buscar a minha namorada porque teve que sair mais tarde e por isso não tem transporte. e isto que me preocupa. Porque viagens à terra para visitar os pais tenho como lá chegar mesmo sem carro. Agora digam-me como e que uma relação pode evoluir se não dispomos de meios, como e que a relação pode suportar a vida de GP se não existir compensações. Eu não quero saber de quantas horas tenho de passar longe dela, porque sei que ela aceita isso com todo o prazer, de tal maneira que até fiquei surpreendido. Agora digam-me como e que querem que nos sintamos bem se o governo e o ministério se estão claramente aproveitar de nos.
quando iniciamos o concurso vinha em DR que iríamos receber 816 base, fora subsídios( e nos recursos humanos disseram-me que era o valor que íamos receber) . Eu nessa altura fiz as contas e dava fiz as minhas contas e dava para orientar a minha vida, sem nenhum luxo, mas com um carro novo( na minha mão), porque mesmo novo continua a ser impossível. Pelo menos até tanto eu como a minha namorada estabilizar-mos a nossa vida profissional. E para alem disso posemos a ideia de casar de lado. Pois não dispomos de fundo monetário e pelo que tem acontecido a nossa volta, com amigos avisarem no trabalho que iam casar e a serem despedidos passado pouco tempo sem razão aparente. Uma posso mesmo garantir isso pois e meu colega de trabalho e a conversa aconteceu a minha frente.
Peço que me perdoem a extensão do texto, mas precisava de mostrar que este curso, esta profissão de GP já nos está afectar mesmo antes de passar a ser a nossa vida.
Um abraço a todos.
Continuem a lutar contra esta situação que me deixa triste.
E se o pessoal de lisboa não tiver direito a alojamento eu não me importo, a minha situação pode ser triste, mas eu hei de sobreviver, mas para os que vivem fora de lisboa e completamente irreal.
LUTEM PELO QUE E VOSSO POR DIREITO.