«(...) Godoy precisava de alguma coisa para não cair no ridiculo de ter invadido Portugal e não receber absolutamente nada em troca e Olivença ficou na posse de Espanha unica e simplesmente para salvar a honra de um homem que se verificou ser um traidor, mesmo para os próprios espanhóis.
Além de que, Olivença tem tido uma única função: Criar problemas entre Portugal e Espanha.
É um problema dormente, que só quem não conhecer os portugueses é que acha que está terminado».
Estou a citar o moderador "Papatango" porque aprecio bastante o que escreve aqui e em outros temas do Forum. Mas não o percebo neste assunto.
Então se, ao tempo, a cavalaria de Elvas não recuperou -à força, militarmente- o território, e se a Praça, ocupada há duzentos anos (duzentos!) tem tido a única função de criar problemas entre Portugal e Espanha, como é que é um "problema dormente" ? O que é que quer dizer um "problema dormente" ? Quer dizer que tem servido para criar problemas entre Portugal e Espanha ? Qual é então a solução ? Ainda por cima os autóctones preferem a Espanha e falam português como segunda língua, a "cereja em cima do bolo". Seria a solução o Rei de Espanha reunir em Cortes e promover a devolução da Praça e território circundante a Portugal, num gesto magnânimo de amizade para com o velho vizinho ? Conhecendo-o, e conhecendo a sua amizade por Portugal, talvez até o quizesse e não possa. Mas é, de novo, o beco sem saída.
O que é então que perspassa pela cabeça dos portugueses que "não largam o osso" ? Não consigo perceber. Se há um projecto de solução, qual é ?
Sinto um pesar na alma e já não sei se é por causa do incumprimento - se não me engano - do Tratado de Viena de 1815, ou se é por me sentir, como Português, ridículo, em face desta questão ... que ráio !