Por um lado os Galegos querem livrar-se de Madrid
Debe de ser por isto que dos 75 deputados do parlamento galego só 13 destes son nacionalistas (do BNG). E nin sequera os do Bloque piden esta barbaridade.
Galicia é Espanha e os galegos somos espanhois o fumos no pasado e o seremos no futuro, temos unha capital en Santiago (capital da Comunidade) e outra en Madrid (capital do Reino) e así queremos que sexa, deixen de decirnos o que queremos e o que non queremos.
Coitado de ti rapaz, que já estás castelhanizado. 
E queres também aportuguesa-lo??
Eu próprio tenho sangue Galego, descendo de um dos muitos imigrantes Galegos que veio para Portugal no princípio do séc XX. e finais do séc XIX. Podem assim pensar que concordo com esta ideia... Muito pelo contrário, acho que a cultura, língua e maneira de agir e estar na vida já se modificou muito. Não digo que sejam incompatíveis, apenas não acho que esteja correcto subjugar um povo que o tem sido ao longo de 900 anos de história.
No papel até podia ser muito bonito, mas quando passasse-mos à acção acabaria-mos por ser outra Castela.... Como também tenho sangue galego não acho que isto esteja correcto.
Se não vejamos... O grande problema actual da Galiza é o facto de não terem autonomia linguística (a pouca que é feita, é sempre no sentido de Castelhanizar), este problema é grave pois joga com o direito de identidade cultural a que os Galegos também têm (tal como os Kosovares o tiveram recentemente), e este é o principal problema no que toca a Castela. Noutros tempos (e infelizmente os galegos actuais parece que já se esqueceram) eram vistos dentro de Espanha como cidadãos de 2ª (incluindo por Bascos e Catalães), a pobreza e a miséria (que apenas começou a desaparecer durante o Franquismo, nos anos 80 ainda era mais pobre que a média de Portugal) e o facto de serem segregados levou muitos (incluindo o meu antepassado) a emigrar.
Se a Galiza se unisse a Portugal.... lamento, mas seriam aportuguesados, e aconteciria ainda mais depressa do que com os Castelhanos, devido ao facto de a Língua ser quase idêntica, acho que em duas ou três gerações falariam português em vez de Galego, e logo o galego que é das poucas coisas que ainda (mal) conservam.
Por outro lado temos a história... Pera lá, não fomos nós que abandonamos a Galiza?

Os restantes 85% do meu sangue são portugueses.... E estes são bastante mais analíticos e ríspidos e resumem-se a isto. Sinceramente acho que o D. Afonso Henriques ressuscitava para poder ver a sua mãe, D. Urraca a dar mortais encarpados à retaguarda dentro da sua Tumba, e depois dava-lhe um treco quando soubesse o motivo de tanta alegria, logo ele que guerreou Galegos, Castelhanos, Mouros e provavelmente mais uns quantos tipos que a História esqueceu.