Concurso para o SEF

• 507 Respostas
  • 259946 Visualizações
*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
(sem assunto)
« Responder #315 em: Maio 22, 2009, 11:19:14 pm »
Mas o ainda mais estranho num fórum português é conseguir encontrar licenciados que escrevam correctamente português, isso é que é...

*

antigona

• 6
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #316 em: Maio 22, 2009, 11:27:18 pm »
Receio que o meu post tenha levantado alguns problemas. Peço desculpa mas não era essa a minha intenção. Aliás ao newflyer, e outros não desanimem nem deixem de concorrer. Devemos sp querer mais e melhor para nós.
No entanto, acreditem que é verdade as únicas polícias com acção em Portugal são a PJ, PSP e GNR, e mts aí tem que fazer trabalho de secretária. O meu post referia-se aqueles comentários que referiam o SEF co andar aos tirinhos, presseguições, etc.
O Sef tem uma componente civil e outra criminal, mas ambos investigam, cooperando entre si, avaliam documentos (essencialmente) e verificam in loco o que foi declarado pelos estrangeiros. Aliás, e os inspectores que participam no forúm podem responder melhor, mas os inspectores do SEF trabalham na maior parte das vzs em conjunto com PSP, GNR e até PJ, pois não têm autoridade para prender seja qm fôr, certo?
Vão fazer esporadicamente umas extradições, vão treinando o tiro, mas se não caírem na secção criminal é secretaria. E acreditem que cocós é o que lá há mais!Sem querer insultar, mas os cocós que alguns falarm existem e mt no SEF (co em outros locais), licenciados em química, economia ou até Relações Internacionais e Linguas! Mas até os cocós têm valor e o trabalho tem que ser feito, se não fôr por um de nós que vai já desistir porque está desde já consciente que não vai andar armado nem em presseguições vai ser outro qq!Acordem!
Até que sem querer puxar a brasa a minha sardinha, na carreira de inspector no SEF, PJ e PJM só deviam ser admitidos licenciados em Direito, pois só estes se encontram plenamente preparados para as funções!
Claro que todos as outras licenciaturas cabem lá, aprendem! E os c 12º também para já. Mas já há mt se falava que a escolaridade mínima obrigatória para o SEF seria a licenciatura. Tvz pq no curso anterior cerca de 98% era licenciados.  
Qt á avaliação acho todas arbitrárias, não é um Cooper, nem a avaliação de um psicologo que afere a capacidade de uma pessoa para o cargo.Acredito que 50% é sorte.Qts capacitados para o cargo já foram rejeitados.
Só para rematar, e sem querer levantar falsos testemunhos, a minha questão é: até que ponto estas vagas não abriram para integrar no Sef pessoas que foram aprovadas no estágio anterior e não foram incorporadas?Pelo que sei nem todos ficaram no SEF....

*

antigona

• 6
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #317 em: Maio 22, 2009, 11:40:59 pm »
Os erros podem ser dados por toda a gente!Deixem de perseguir os licenciados!è claro que usamos mt abreviaturas, puderá!
Já agora Kawabunga, és inspector onde?
Qt a preparação para já foi 0!Falta de tempo, falta de € para esses cursos marados de preparação. Sem uma data de exames marcada, não tenho incentivo para estudar, se é que me entendem?!

*

alexcosta25

• 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #318 em: Maio 23, 2009, 12:09:09 am »
Citação de: "antigona"
Os erros podem ser dados por toda a gente!Deixem de perseguir os licenciados!è claro que usamos mt abreviaturas, puderá!
Qt a preparação para já foi 0!Falta de tempo, falta de € para esses cursos marados de preparação. Sem uma data de exames marcada, não tenho incentivo para estudar, se é que me entendem?!

:twisted: )aquela seca pk depois podes ñ ter mto tempo...o curso de preparação acho um absurdo, mas é apenas a minha opiniao :twisted:
abraço

*

Pipinhas

• 152
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #319 em: Maio 23, 2009, 12:26:11 am »
Olhe antigona, eu sou licenciada em economia e não me considero cóco! Nós temos de puxar e muito pela cabeça, muito raciocínio, muito trabalho de lógica. Já os licenciados em direito... Marrar é a palavra de ordem!
Mas enfim, por mim podem todos pensar o que quiserem, estava apenas a tentar alertar para a não linearidade das coisas. E como disse um forista, os cursos de línguas também são importantes!

Quanto ao estudo... Alguém sabe quais as primeiras provas a serem feitas? Desculpem a ignorância, mas eu não sei. Ainda não comecei a estudar nada, vou entrar em exames :|

Quanto ao treino físico, é mesmo começar já a trabalhar, porque, pelo menos para mim, as provas são puxadas. Há coisas que não entendi muito bem sobre como efectuar, mas terei de ver isso melhor...

Cumps
« Última modificação: Maio 23, 2009, 12:27:56 am por Pipinhas »

*

Xameco

• 16
  • +0/-0
...para rematar...
« Responder #320 em: Maio 23, 2009, 12:26:55 am »
Só para rematar, e sem querer levantar falsos testemunhos, a minha questão é: até que ponto estas vagas não abriram para integrar no Sef pessoas que foram aprovadas no estágio anterior e não foram incorporadas?Pelo que sei nem todos ficaram no SEF....

Pois, entraram todos os que não chumbaram ou desistiram.

Quanto ao resto da conversa...

Parece que na cabeça de alguns "iluminados" deste forum, tal como no resto do país, existem polícias de 1.ª, que fazem aquele trabalho divertido e atraente, digno de filmes de Hollywood, e polícias de 2.ª que fazem o resto do trabalho, que mais ninguém quer fazer, administrativo, oficinas, cozinhas... (Ah!! estavam-se a esquecer que na GNR e na PSP há policias que fazem trabalho de mecânico e de cozinheiro???).

Pois bem, no SEF também há pessoal que faz trabalho de investigação criminal, (sim, também prendem pessoas e sem a colaboração de outras forças, mas se alguém ainda não sabe disso é porque não estudou nem o mínimo para os testes), pessoal que faz fiscalização, (aqui também prendem pessoas sem colaboração de outras forças), e pessoal que trata de assuntos mais administrativos, mas nem por isso menos importantes, (e aqui também prendem pessoas).

De qualquer modo, mesmo esses que hoje estão a tratar da parte administrativa, amanhã podem estar a fazer trabalho de investigação ou de fiscalização, pois estão preparados para fazer tudo.

O SEF é a força de segurança deste pequeno País que mais lucro dá ao Estado, paga-se a si mesma e ainda ajuda outras forças e serviços do MAI. E tudo graças à tal vertente menos atractiva para uns, mas importante, muito importante.

É o SEF quem sabe e quem pode responder a todas as outras forças, sobre a situação documental de qualquer cidadão estrangeiro em Portugal. Tal só é possível graças a toda a máquina administrativa que documenta os cidadãos estrangeiros.

Se lessem a lei orgânica, a missão, a natureza e as atribuições do SEF, percebiam o que digo. Mas pelos vistos o pessoal anda a estudar outras coisas...

Está tudo em http://www.sef.pt

E não falem do que não sabem, principalmente se for para falar mal.

*

rubiaindian

• 14
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #321 em: Maio 23, 2009, 12:31:35 am »
Ola Alex, quanto ao Acordo Shengen, hás-de reparar que as perguntas da prova de 2003 não são mt aprofundadas, daí não deves stressar, envio-te um link k serve de óptima fonte de estudo, até porque o tratado de Nice, roma, amesterdão etc etc são demasiado massudos e só interessam coisas básicas..

http://www.deg.uac.pt/~noronha/direitoc ... 0final.pdf

espero ter ajudado, se souberes estas linhas gerais, chega para a prova de conhecimentos, muito bom estudo.
Cumprimentos
RubiaIndian

*

Xameco

• 16
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #322 em: Maio 23, 2009, 12:39:38 am »
Citação de: "rubiaindian"
Ola Alex, quanto ao Acordo Shengen, hás-de reparar que as perguntas da prova de 2003 não são mt aprofundadas, daí não deves stressar, envio-te um link k serve de óptima fonte de estudo, até porque o tratado de Nice, roma, amesterdão etc etc são demasiado massudos e só interessam coisas básicas..

espero ter ajudado, se souberes estas linhas gerais, chega para a prova de conhecimentos, muito bom estudo.
Cumprimentos

Atenção que isto é um documento de 2005, já houve alterações, principalmente na parte dos países membros.
A Suiça, por exemplo, que não faz parte da UE, já aderiu também.
Alguns, mas não todos, dos ultimos países que entraram para a UE também já aderiram.
Bom estudo.

*

alexcosta25

• 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #323 em: Maio 23, 2009, 12:43:40 am »

Cumprimentos

mto obrigado pela tua ajuda :lol: mas se repares nos exames aquela pergunta k referia o NE BIS IS IDEM...ñ é mto elementar:) mas tb só me estou a focar mais nas datas e tentar ter uma ideia geral...se precisares de alguma coisa tenho mta informação tb :lol:

*

alexcosta25

• 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #324 em: Maio 23, 2009, 12:57:22 am »
Citação de: "Xameco"

Cumprimentos

Atenção que isto é um documento de 2005, já houve alterações, principalmente na parte dos países membros.
A Suiça, por exemplo, que não faz parte da UE, já aderiu também.
Alguns, mas não todos, dos ultimos países que entraram para a UE também já aderiram.
Bom estudo.

:) é um requsito fundamental para um país k ker aderir à UE reunir as condiçoes para cumprir o Acervo de Schengen...esta é uma das principais entraves da Turquia pela sua localização geopolitica..estão a imaginar os percursores do fundamentalismo islâmico entrarem pelo nosso pais sem controlo?? :evil: é complicado...
A suiça ratificou o Acordo em Abril deste ano salvo erro :roll:
abraço

*

antigona

• 6
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #325 em: Maio 23, 2009, 04:12:08 pm »
Pois, entraram todos os que não chumbaram ou desistiram.

Quanto ao resto da conversa...

Parece que na cabeça de alguns "iluminados" deste forum, tal como no resto do país, existem polícias de 1.ª, que fazem aquele trabalho divertido e atraente, digno de filmes de Hollywood, e polícias de 2.ª que fazem o resto do trabalho, que mais ninguém quer fazer, administrativo, oficinas, cozinhas... (Ah!! estavam-se a esquecer que na GNR e na PSP há policias que fazem trabalho de mecânico e de cozinheiro???).

Pois bem, no SEF também há pessoal que faz trabalho de investigação criminal, (sim, também prendem pessoas e sem a colaboração de outras forças, mas se alguém ainda não sabe disso é porque não estudou nem o mínimo para os testes), pessoal que faz fiscalização, (aqui também prendem pessoas sem colaboração de outras forças), e pessoal que trata de assuntos mais administrativos, mas nem por isso menos importantes, (e aqui também prendem pessoas).

De qualquer modo, mesmo esses que hoje estão a tratar da parte administrativa, amanhã podem estar a fazer trabalho de investigação ou de fiscalização, pois estão preparados para fazer tudo.

O SEF é a força de segurança deste pequeno País que mais lucro dá ao Estado, paga-se a si mesma e ainda ajuda outras forças e serviços do MAI. E tudo graças à tal vertente menos atractiva para uns, mas importante, muito importante.

É o SEF quem sabe e quem pode responder a todas as outras forças, sobre a situação documental de qualquer cidadão estrangeiro em Portugal. Tal só é possível graças a toda a máquina administrativa que documenta os cidadãos estrangeiros.

Se lessem a lei orgânica, a missão, a natureza e as atribuições do SEF, percebiam o que digo. Mas pelos vistos o pessoal anda a estudar outras coisas...

Está tudo em www.sef.pt

E não falem do que não sabem, principalmente se for para falar mal.

Xameco acho que tomaste co pessoal mt do que disse não?Sei (sim tenho a certeza absoluta do que digo!) que vários foram os inspectures estagiarios do curso anterior que estiveram até quase ao fim do estágio na dúvida se seriam incorporados ou não, na medida em que tinham ficado aprovados mts mais do que as vagas abertas!A minha dúvida era: acabaram por ser todos nomeados?!

*

Kawabunga

• 12
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #326 em: Maio 23, 2009, 06:45:24 pm »
Atenção que o Reino Unido e Chipre pertencem á UE e não aderiram a Schengen.
A Noruega, a Islandia e a Suiça pertencem ao espaço Schengen e não são UE.
No meu ponto de vista a Turquia não irá entrar para a UE enquento não abolir a pena de morte. Entrar em Schengen já são outros quinhentos.
Um abraço ao Xameco.

No SEF.

Porque entraram todos....
A abertura de vagas era para 38 IA's ... 7 que ficaram de fora e os 31 para concurso externo.

pois não têm autoridade para prender seja qm fôr, certo?
WRONG ... vão estudar a legislação que vem mencionada na abertura do concurso!

Vão fazer esporadicamente umas extradições, vão treinando o tiro, mas se não caírem na secção criminal é secretaria
WRONG AGAIN. Mais do mesmo, estudem a legislação

SEF, PJ e PJM só deviam ser admitidos licenciados em Direito, pois só estes se encontram plenamente preparados para as funções!
Claro que todos as outras licenciaturas cabem lá, aprendem! E os c 12º também para já. Mas já há mt se falava que a escolaridade mínima obrigatória para o SEF seria a licenciatura. Tvz pq no curso anterior cerca de 98% era licenciados.

Aqui não posso estar mais de desacordo. Ainda admito que o pessoal de Direito tem uma boa vantagem, mas daí até limitar os acessos aos licenciados em Direito vai uma grande distancia. É que no curso anterior eram licenciados CERCA DE METADE.
Agora vão estudar....

*

Xameco

• 16
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #327 em: Maio 23, 2009, 09:25:39 pm »
Citação de: "antigona"

Xameco acho que tomaste co pessoal mt do que disse não?Sei (sim tenho a certeza absoluta do que digo!) que vários foram os inspectures estagiarios do curso anterior que estiveram até quase ao fim do estágio na dúvida se seriam incorporados ou não, na medida em que tinham ficado aprovados mts mais do que as vagas abertas!A minha dúvida era: acabaram por ser todos nomeados?!

Como disse entraram todos, os que não chumbaram ou desistirem.

Kawabunga, um abraço.

*

Rui_L

• 122
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #328 em: Maio 23, 2009, 09:52:00 pm »
há aqui muito boa gente que parece que já está a acusar a pressão psicológica  :wink:

quanto às licenciaturas discordo em absoluto que sejam atestados de capacidade para qualquer que seja o cargo, sendo ela de Direito ou qualquer outra, conheço uma série de gente licenciada com menos conheçimentos que muitos só com o 12º!

abraço e boa sorte a todos!

*

gambit77

• 9
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #329 em: Maio 24, 2009, 09:29:38 pm »
Do que li para os exames do sef, acho que ainda não era preciso estudar impostos, ou era ...  :twisted:

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1730