Typhonman escreveu:
não tem logica adquirir o BlackHawk(neste caso seria o SeaHawk) visto ir-mos ter NH-90 no Exército na sua versão TTH, pode-se optar pela versão naval do NH-90, o NH-90NFH.
Nas duas B.Dias não era grande impedimento. Nas V. da Gama iam-se gastar muitos Euros para as adaptar.
Na minha opinião pessoal, a marinha só vai ter novos helicópteros quando as duas classes existentes forem abatidas. Dúvidas???
Antes que me comecem a bater deixem-me desde já dizer que também acho que a Marinha só vai ter helicópteros novos quando o meu filho de 2 anos entrar para a Universidade, na melhor das hipóteses... :twisted:
Já repararam que se as coisas correrem como planeado, Portugal vai ter que suportar 4 cadeias logísticas diferentes para hélis (EH-101, Lynx, NH-90, héli ligeiro para a FA e UALE)? Pelo menos um deles podia e devia "ir à vida" e a escolha natural é o Lynx, essencialmente porque é o mais antigo e aquele que existe em menor número. A escolha para o substituir também me parece óbvia, o NH-90, por vários motivos:
a) Já vamos ter a cadeia logística por causa do UALE.
b) É state-of-the-art e bastante mais capaz que o Lynx
c) As Bartolomeu Dias podiam ser facilmente convertidas. Aliás, a Bélgica e a Holanda estão a fazer isso mesmo.
d) Nas VdG o trabalho não seria tão simples, mas também não me parece que fosse assim tão complicado. Afinal, onde cabem 2 Lynx cabe de certeza um NH-90. Mesmo que o MLU das VdG incluísse uns radares de controlo de tiro melhorados e um VLS MK-41 com ESSM (mais uma vez "wishful thinking"), o lançador óctuplo podia sempre ir para a vante onde até já está reservado espaço desde o início, certo? (corrijam-me nisto se estiver enganado)
Portanto aqui fica a sugestão: adquiram-se 5 NH-90 depois dos MLU das fragatas e da entrega do primeiro lote para o Exército, i.e., com entrega lá para 2015/6 (por essa altura os Lynx vão ter mais de 20 anos).
P.S.- Eu tenho que deixar de fumar certas coisas que me dão alucinações...