Votação

Quem deveria ser o próximo Líder do PSD

António Neto da Silva
0 (0%)
José Pacheco Pereira
0 (0%)
Aguiar Branco
0 (0%)
António Borges
6 (19.4%)
Rui Rio
10 (32.3%)
Luís Filipe Menezes (se for candidato)
3 (9.7%)
Manuela Ferreira Leite
4 (12.9%)
Marcelo Rebelo de Sousa
3 (9.7%)
Santana Lopes
2 (6.5%)
Pedro Passos Coelho
3 (9.7%)

Votos totais: 31

Votação encerrada: Abril 18, 2008, 10:37:05 pm

Eleições Internas no PSD

  • 50 Respostas
  • 10085 Visualizações
*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-63
    • http://forumdefesa.com
Eleições Internas no PSD
« em: Abril 18, 2008, 10:37:05 pm »
Como todos sabemos, o líder do PSD (Luís Filipe Menezes) demitiu-se e convocou eleições internas para dia 24 de Maio.

Dado o PSD ser um partido de alternância do poder, e dado o panorama do actual Governo PS (área da defesa incluída) qual a vossa opinião e preferência para um putativo Primeiro-ministro de Portugal.

Espero uma discussão séria deste assunto. :wink:
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11141
  • Recebeu: 2377 vez(es)
  • Enviou: 3306 vez(es)
  • +747/-1037
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 18, 2008, 10:42:09 pm »
Fui o primeiro a votar :D .
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-63
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 18, 2008, 10:47:37 pm »
Bom, o meu candidato já todos devem conhecer: António Borges.

Seria uma pena que não aproveitasse esta oportunidade e se candidatasse. Aliás, penso que se não for agora, dificilmente voltará a ter condições para o fazer.

As oportunidades e os momentos são para se “agarrar” c34x
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8597
  • Recebeu: 1683 vez(es)
  • Enviou: 715 vez(es)
  • +968/-7472
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 19, 2008, 12:18:22 am »
O Ângelo Correia também se poderia chegar mas ele é mais de manobrar na sombra.
Votaria nele.

Não votaria em nenhum professor universitário.

O Jorge que me perdoe mas o António Borges é mais um jogador que não dá a cara e tem medo. Depois é de altos voos e está demasiado tempo lá fora. Pior ainda também foi ou é professor universitário: blá blá e pouca tarimba suja aqui na terrinha. Depois tenho receio do pessoal da alta finança: demasiados números e pouca micro-economia que é onde a porca torce o rabo;

Marcelo é advogado e tende a defender uma coisa e o seu contrário numa mesma frase sem nunca se comprometer;

Pacheco é o intelectual olhos de tubarão que diz coisas acertadas, sem grande emoção, foi deputado por Aveiro e que eu saiba ninguém o viu por cá. E é pela moralização da política: pois...
Foi maoista e isso não se perdoa;

O Rio cada vez me parece um Sócrates com sabor a laranja e é - argh! - advogado, logo com tendência a relativizar demasiado. Hostiliza desnecessáriamente o melhor dirigente desportivo português de todos os tempos e brilho da Nação e o melhor clube do mundo;

A Manuela Leite, está em todas, foi ministra da educação e a ela também se deve parte desta bagunça. Nas finanças também. Não percebo o porquê da mportância que lhe dão. Será do estilo?

Passos Coelho: tem a voz muito bem colocada. Até demais. Andou numa escola de crime (uma jota) mas para mérito seu, abandonou a política e foi trabalhar com Ângelo Correia, pessoa que eu muito admiro. E se Correia o escolheu, por alguma coisa foi. Já estive num colóquizeco em que ele foi orador e pareceu-me um tipo relativamente normal.
Até o conhecer melhor dou-lhe o benefício da dúvida.

Menezes: plastic man;

Santana: menino guerreiro;

Os outros: quem?
« Última modificação: Abril 19, 2008, 02:35:46 pm por Luso »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-63
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 19, 2008, 12:36:56 am »
Interessante análise Luso. Concordo principalmente com uma questão: Ou o António Borges vai agora à luta, ou então terá no futuro grandes dificuldades para ser compreendido da próxima vez que aparecer a criticar seja lá o que for. Mesmo que não se tenha nada garantido, há que arriscar de vez em quando.

O Rui Rio é Economista formado na FEUP :wink: . Também é um peso pesado. Tem uma forma germânica de enfrentar as coisas que me agrada. Seria a minha segunda escolha.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8597
  • Recebeu: 1683 vez(es)
  • Enviou: 715 vez(es)
  • +968/-7472
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 19, 2008, 12:50:21 am »
Então já dou algum desconto ao Rio. :wink:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Lusitanus

  • 193
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Abril 19, 2008, 12:39:43 pm »
Mas voces ainda acreditam nos nossos politicos??

É tudo da mesma "familia",não sabem disso??
"Cumpriu-se o mar e o império se desfez
Senhor, falta cumprir-se Portugal"
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20559
  • Recebeu: 3092 vez(es)
  • Enviou: 2300 vez(es)
  • +1469/-3484
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 19, 2008, 03:03:10 pm »
Pessoalmente tanto me faz quem vai ser o próximo "boss" do PSD. Na minha perspectiva o PS vai ganhar as próximas eleições e por isso o lider que surgir deste congresso está condenado a ser "queimado".

A única pessoa que realmente não gosto é do playboi do Santana "Flopes".
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-63
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #8 em: Abril 19, 2008, 10:54:07 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Pessoalmente tanto me faz quem vai ser o próximo "boss" do PSD. Na minha perspectiva o PS vai ganhar as próximas eleições e por isso o lider que surgir deste congresso está condenado a ser "queimado".


As sondagens e o ambiente que se vive na sociedade mostram precisamente o contrário.

Se o PSD apresentar um bom candidato, o PS perde quase de certeza. Esse é o grande drama, tanto do PS como do PSD.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8597
  • Recebeu: 1683 vez(es)
  • Enviou: 715 vez(es)
  • +968/-7472
(sem assunto)
« Responder #9 em: Abril 19, 2008, 11:09:16 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"
Se o PSD apresentar um bom candidato, o PS perde quase de certeza. Esse é o grande drama, tanto do PS como do PSD.


É exactamente essa a minha percepção. É tudo menos favas contadas. O pessoal está mesmo à procura de alternativa.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Abril 19, 2008, 11:15:16 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Pessoalmente tanto me faz quem vai ser o próximo "boss" do PSD. Na minha perspectiva o PS vai ganhar as próximas eleições e por isso o lider que surgir deste congresso está condenado a ser "queimado".

As sondagens e o ambiente que se vive na sociedade mostram precisamente o contrário.


??
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1731
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8597
  • Recebeu: 1683 vez(es)
  • Enviou: 715 vez(es)
  • +968/-7472
(sem assunto)
« Responder #11 em: Abril 20, 2008, 10:56:05 am »
Lurker, pode-me acusar de autismo mas em sondagens já não me acredito nada.
Nem no Instituto Nacional de Estatística :roll: , Banco de Portugal, etc.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Abril 20, 2008, 02:03:54 pm »
Bem, isso depende do que você quer dizer com isso.
Em altura de eleições, as sondagens costumam dar resultados fiáveis q.b. Fora do período de eleições, valem o que valem. Pouco ou nada.

Mas de qualquer maneira, era apenas uma pequena achega ao comentário do Jorge Pereira. :)
 

*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Abril 20, 2008, 04:26:42 pm »
A minha preferencia, primeira e longe de outros, seria a mesma do  :Bajular: , mas a personalidade em causa não parece  dispôr-se a isso...portanto não vale a pena insistir (e é verdade que se mantivesse com  coerência as suas propostas anteriores, arriscaria ter contra si mais de um terço dos eleitores portugueses, que como é sabido, estão por via directa ou indirecta dependentes da 'mamadeira  pública' e  receariam lógicamente ver os seus lugares em perigo).

Restam... António Borges, que face ao seu (re)conhecimento partidário interno precisaria absolutamente de uma personalidade forte e ao mesmo tempo consensual no interior do PSD como Secretário-Geral, pois a  preocupação base, urgente e quase exclusiva  do novo Presidente será a elaboração e apresentação um programa credivel para o Governo,  que incluiria a escolha de um elenco de personalidades (em Portugal não se usa  o conceito de Governo sombra) discretas, não demagógicas,  competentes e capazes de propor opções simultâneamente aceitáveis e  eficientes.
Rui Rio...porque não? talvez fosse uma boa possibilidade (mas ignoro o seu peso efectivo/afectivo dentro do PSD) mesmo que ( ou apesar de :|  .Mantenho em relação a ele as mesmas, e até reforçadas, reservas feitas sobre Antonio Borges  e acredito que aceite mais fácilmente o desafio para a liderança que este.Se concorrer(em) o apoio das diferentes figuras partidárias locais ( que não os 'barões'), poderão vir fazer a diferença...

Manuela Ferreira Leite seria outra possibilidade, se bem que pessoalmente a veja mais num cargo ministerial  (vice-PM) com forte gestão de controle financeiro,  que enquanto condutora de uma politica governamental global...

Temos também a questão de 'carisma' (honestamente nenhum deles me faria vibrar, se fosse um eleitor vulgar), que  também é importante em termos de 'mediatização' junto do cidadão...

Enfim...repito que se trata de uma opinião muito pessoal, porque se houvesse Congresso, até quem sabe pudesse aparecer uma personalidade diferente e motivadora como um certo Cavaco que duas décadas atrás foi 'desprendidamente' fazer a rodagem do seu Citroën até a Figueira da Foz...mas nem sequer como hipótese esse tipo de renovação é possível agora.
« Última modificação: Abril 20, 2008, 05:40:24 pm por JoseMFernandes »
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4929
  • Recebeu: 419 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +278/-6126
(sem assunto)
« Responder #14 em: Abril 20, 2008, 05:40:00 pm »
Para mim o "eleito" é o Judice :mrgreen:

Júdice defende fusão PSD/PS e criação de novo Partido de Direita


O antigo bastonário da Ordem dos Advogados José Miguel Júdice defendeu hoje a criação de um novo partido de direita, resultante da fusão entre o PSD e o PS, em entrevista ao programa «Discurso Directo», uma parceria TSF/Diário de Notícias.
Júdice, que foi um dos dirigentes social-democratas durante a liderança de Marcelo Rebelo de Sousa, disse que actualmente não se revê «no papel estratégico do PSD», partido que não tem dito «coisa com coisa», disse.

«O PSD deveria transformar-se num partido mais à direita», porque o PS também o fez, sendo que neste momento existem «dois partidos social-democratas a defender as mesmas soluções» alertou, considerando que, «para o sistema político, é importante que os partidos sejam diferentes».

Para Júdice, «era melhor que os dois partidos se fundissem» e «deixassem formar à direita um partido significativo».

Questionado sobre o perfil de Rui Rio para liderar o PSD, o social-democrata afirmou que não gosta do autarca do Porto «como político» e «nunca votaria nele», por considerar «apresenta características psicológicas perigosas para o país».

Diário Digital
20-04-2008 12:36:00
Potius mori quam foedari