UM MLU A GRANDE E A PORTUGUESA:mrgreen:

Fragata M portuguesa de volta a Portugal após anos de modernização em Den Helder
Por: Tobias Kappelle
Post Postado: 29/10/2021 | Última modificação: 29-10-2021
A fragata M portuguesa NRP Bartolomeu Dias regressou ao porto de Lisboa na segunda-feira. O navio passou por um programa de conservação em Den Helder por mais de três anos, fornecido pela Damen. De Bartolomeu Dias foi conhecido em uma vida passada como Hr.Ms. Van Nes e foi vendido à Marinha Portuguesa em 2009.

Bartolomeu Dias
NRP Bartolomeu Dias na subida ao porto de Lisboa. (Foto: Marinha Portuguesa)
O Van Nes não foi a única fragata M vendida aos portugueses em 2009. Também Hr.Ms. Van Galen foi transferido e desde então denomina-se NRP D. Francisco de Almeida. Em 2016, os Países Baixos, a Bélgica e Portugal chegaram a acordo sobre um Memorando de Entendimento (MOU) relativo à manutenção das duas fragatas.
No MOU foi acordado que os Países Baixos realizariam uma grande manutenção nas duas fragatas e que ambos os navios seriam parcialmente renovados. A razão para isso é que De Schelde Groep construiu as duas fragatas em 1994. A Schelde Groep foi adquirida pela Damen em 2000, então este estaleiro cuidou da manutenção.
As fragatas M holandesa e belga foram modernizadas antes das variantes portuguesas, através das fragatas M do Programa de Manutenção (IPM). Portugal decidiu então seguir a Bélgica e os Países Baixos e submeter as suas fragatas M também a um programa de conservação em Den Helder. Este é um programa mais limitado do que para os navios holandeses e belgas. No dia 30 de abril de 2018, o Bartolomeu Dias chegou a Den Helder para o IP.
O objetivo deste programa é garantir a vida dos navios até 2035. A propulsão foi totalmente reformulada, 40 km de cabos foram substituídos, os sistemas de ar condicionado foram renovados e, claro, o navio foi pintado. O mais impressionante é o novo mastro que se encaixa no IPM, mas o número de sensores no mastro é limitado. O Thales Seastar, ou Sea Watcher 100 como o nome internacional é chamado, é um radar de banda X para imagens do mar de alta resolução e está instalado no mastro das fragatas M holandesa e belga. A Marinha Portuguesa não comprou este radar, também falta o Thales Vigile APX ESM. No entanto, o Bartolomeu Dias recebeu novos sistemas de comunicação por satélite.

Fragatas M
Uma foto tirada em fevereiro deste ano. Da esquerda para a direita: Hr.Ms. Van Amstel, o português Bartolomeu Dias (ex -Hr.Ms. Van Nes), o belga Leopold 1 (ex -Hr.Ms. Karel Doorman) e Hr.Ms. Van Speijk. (Foto: Jasper Verolme / Defesa)

Fragatas M
Encontre as diferenças neste fragmento da foto acima. Aqui você pode ver que o feixe vertical no mastro está faltando (Thales Seastar) e o recesso triangular para o Gatekeeper abaixo dele foi movido para cima na fragata portuguesa. Além disso, nenhum sistema ESM pode ser visto onde o Vigile APX pode ser visto na fragata M holandesa. (Sob o radar SMART-S um pequeno bloco semicircular). E os novos orbes satcom não foram colocados. (Foto: Jasper Verolme / Defesa)
O plano era inicialmente concluir o programa no final de 2019, após o que o navio regressaria a Portugal no início de 2020, mas houve um atraso.
O D. Francisco de Almeida, que atualmente reside em Den Helder, estará provavelmente pronto para regressar a Lisboa em 2022. A manutenção deste navio foi iniciada em julho de 2020.
https://marineschepen.nl/nieuws/Portugees-M-fregat-terug-in-Portugal-na-modernisering-in-Den-Helder-291021.html