Operações Especiais de Marinha

• 523 Respostas
  • 242306 Visualizações
*

M@rkoz

• 13
  • +0/-0
Re: Operações Especiais de Marinha
« Responder #210 em: Outubro 01, 2011, 03:09:20 pm »
O que eu sei é que pessoal dos DAE é pessoal dos QP's e recentemente entraram muitos praças para os QP's; eu fui um deles, desde de alguns praças das especialidades antigas como V até às novas especialidades incluindo muitos FZ's! Por isso creio que o pessoal que foi se formando para ser DAE deve ter entrado agora nos QP's, penso eu!

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +19/-0
« Responder #211 em: Outubro 01, 2011, 08:03:19 pm »
Boas,

Nem por isso, não te esqueças que não abriram vagas para praças FZ's...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo

*

zionTrue

• 11
  • +0/-0
« Responder #212 em: Novembro 27, 2011, 10:43:38 am »
Encontrei hoje este fórum e li um pouco.......isto é só rir!

de 1986 ate aos dias de hoje para isto!

enfim

*

Cabecinhas

• Investigador
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
« Responder #213 em: Novembro 27, 2011, 07:32:16 pm »
Citação de: "zionTrue"
Encontrei hoje este fórum e li um pouco.......isto é só rir!

de 1986 ate aos dias de hoje para isto!

enfim

Se é só rir, corrige-nos!
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---

*

zionTrue

• 11
  • +0/-0
« Responder #214 em: Novembro 30, 2011, 10:43:05 pm »
não posso! corrigir.........

só posso corrigir a quem trabalha!
a quem brinca as guerrinhas e não posso!

em tantos anos só uma taskforce de OE e 1 ou 2 trabalhos por ano a serio!!!!! é pouco para o valor que pintam aqui.

mas a culpa não é vossa

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11528
  • Recebeu: 2601 vez(es)
  • Enviou: 3798 vez(es)
  • +985/-1118
« Responder #215 em: Novembro 30, 2011, 11:07:56 pm »
em tantos anos só uma taskforce de OE e 1 ou 2 trabalhos por ano a serio!!!!! é pouco para o valor que pintam aqui.

mas a culpa não é vossa

Mas que eu saiba, as unidades militares não fazem as operações militares que querem, fazem as que o poder político manda, por isso o DAE faz o que lhes mandam, mas isso não quer dizer que não possam fazer mais, tal como todas as restantes unidades militares portuguesas.

*

zionTrue

• 11
  • +0/-0
« Responder #216 em: Dezembro 01, 2011, 01:11:06 pm »
Tens toda a razão!Mas infelizmente não a missões de operações especiais em Portugal! OU externa que se justifique ter Dae ou o quer que seja......
Internas nem vou comentar pois a realidade é triste.( Apesar de haver situações que podiam ser empregues a OA, mas como no passado rejeitaram, pois o subsidio de embarque é curto "e nos somos MUITO BONS não podemos embarcar EM CORVETAS" . e também não da medalhas nem reconhecimento, e como da  muito trabalho, nao é para nos.

Externo;
 Somália: não justifica OA, pois as missões efectuadas são de equipas de abordagem, resgate a reféns (tanto em mar como em terra) o governo não autoriza, recuperações de outras tropas no terreno , não estão credenciados pelas nato. logo não se justifica elementos de operações especiais.

Afeganistão:Actualmente a UPF são Comandos, as vezes que foi Fuzileiros não cabia ao Dae, pois não é uma missão de OA. Foram elementos isolados, pois como estão no desemprego alguém decidiu que deveriam ir!As mentorias também não sao missões de OE, sei que também o Dae tem como missão mentorar as cooperações, mas Afeganistão não é cooperação e também não vou mentorar OA( quem o faz sao o New Zelandeses e Ranger Airborn( EUA)) , logo também não deveria ir.Mas como mais uma vez só pensam em $$$, andam a "Roubar" missões aos militares do Corpo de Fuzileiros.

Este texto todo, para fazer pensar se justifica nos ultimo 4 anos um aumentos de 35 a 40 homens no Dae,Material , formação, e no esforço económico que o CF faz para
manter uma unidade em que as missões atribuídas a mesma, não traz uma rentabilidade desejada!
Cada elemento em formação sai caro! os subsídios mergulho e para-quedismo.
É que se pensarmos bem, se pedirem um TForce de 30 a 40 Homens o Dae não tem capacidade de resposta.faz como fez no passado, não sei se o CF vai na mesma cantiga!

continua.....vou almoçar agora :)

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23701
  • Recebeu: 4411 vez(es)
  • Enviou: 3130 vez(es)
  • +3535/-4636
« Responder #217 em: Dezembro 02, 2011, 02:25:58 pm »
Caro zionTrue, peço desculpa mas eu tenho alguma dificuldade de ler o que escreve por causa da forma como escreve. Tente rever os textos antes de enviá-los, assim todos conseguiram percebê-lo. :wink:

Agora vou comentar o que eu acho que seja o conteúdo dos seus textos. Na sua opinião não vale a pena ter uma unidade como o DAE porque são pouco utilizados, certo? Deixe-me que lhe faça a seguinte pergunta, para quê o GOE da PSP, os Rangers do Exército, o GIOE da GNR, ... quantas vezes é que eles são usados? Poucas vezes (presumo). Então porque é que os temos? Talvez porque precisamos dessas unidades quando são necessárias. É que estas unidades demoram muito tempo até atingirem um grau de operacionalidade satisfatório e os seus elementos também. Se fossemos levantar este tipo de unidades sempre que precisássemos era ruinoso economicamente e bastante difícil (tendo em conta a exigência das missões para os quais foram criados estas unidades).

Já agora a rentabilidade ou não de uma unidade não se mede na quantidade de vezes que é usada, mas sim nos resultados operacionais. A última vez que eu li algo sobre o DAE, eles tinham "abarbatado" um navio cheio de droga (isto foi à muito pouco tempo).
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

zionTrue

• 11
  • +0/-0
« Responder #218 em: Dezembro 02, 2011, 08:13:27 pm »
Caro Cabeça de martelo!antes demais tem razão os meus texto não sou o melhor, também não estou a escrever algo importante, mais vou tentar melhor para que se perceba, alguma duvida eu também dentro das minhas capacidades tentarei explicar melhor!

o Srº falou na Goe, Rangers, Gioe.Sobre os Rangers nem vale a pena falar pois tem um emprego muito muito muito reduzido, o Goe e Gioe(conhecia por outro nome),sao totalmente diferentes do Dae, pois são policias e têm como missão principal a segurança interna do pais,também tem missões externas com missões secundarias mas em numero reduzido  (embaixadas no estrangeiro e em Timor, como por exemplo).

O Dae tem imensas missões que poderá ser empregue, mas actualmente e sempre e nulo o seu empenho!vou tentar numerar( posso errar mas se tiver mais informação e quiser ou poder dizer,fico mais culto e contente)
1ºApoio ao BLD, ( batalhão ligeiro desembarque),não existe, pois não existe um batalhão de Fuzileiros completo, e também na realidade o pelotão de reconhecimento e quem faz esse trabalho (nos exercícios pois não Há missões para o batalhão),
2º acções directas em terra??!Quais?quando?onde?Nada de nadinha , claro para alem de exercícios.......:shock: )

Sobre a missão que referiu e bem, foi o Dae.Mas na semana anterior tinha havido outra da Policia Marítima,PJ e Fuzileiros(BF1) nos mares dos Açores durante uma operação SAR.Tal como outras que acontecem diariamente e não sao divulgadas.

Podia alargar mais o texto de exemplos e das minhas interpretações das noticias,pois  como contribuinte preocupo-me com gestão do NOSSO dinheiro ( que cada vez é mesmo),e que tem que ser bem empregue.

O papel do Recon Dos Fuzileiros neste momento é nulo,nem sao tropa de elite nem sao operaçoes especiais, não sao nada!

Bom jantar a todos e continuo a explicar-me melhor!existe mais para dizer mas se escrever muito perco-me no texto! :D

*

Digo

• 44
  • Recebeu: 7 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #219 em: Dezembro 02, 2011, 08:22:35 pm »
Não é por nada mas tu estás ligado ou ja estiveste ligado ao corpo de fuzileiros?É só mesmo para saber

*

zionTrue

• 11
  • +0/-0
« Responder #220 em: Dezembro 02, 2011, 11:32:44 pm »
Caro Digo!SE estou ou estive acho que não é relevante....Mas estou a dizer alguma mentira!

Estamos em crise e tem que se racionalizar os custo!

hoje não vejo a necessidade do Dae.
Amanha posso mudar de opinião.

O Dae nem ao corpo de fuzileiros quer pertencer, tanto que mudou o nome de curso e ate tentou mudar outros símbolos!

Se houve-se uma outra organização do corpo de fuzileiro, apostava-se em formação base mais baratas, com as mesmas garantia operacionais e muitos mas muito mais baratas e menos conflituosas.

cumprimentos

*

Digo

• 44
  • Recebeu: 7 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #221 em: Dezembro 03, 2011, 12:01:54 am »
Eu não estou a dizer que está a dizer mentiras

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23701
  • Recebeu: 4411 vez(es)
  • Enviou: 3130 vez(es)
  • +3535/-4636
« Responder #222 em: Dezembro 03, 2011, 05:20:50 pm »
Caro Cabeça de martelo!antes demais tem razão os meus texto não sou o melhor, também não estou a escrever algo importante, mais vou tentar melhor para que se perceba, alguma duvida eu também dentro das minhas capacidades tentarei explicar melhor!

Eu agradeço. :)[/quote]

Guiné-Bissau e Congo (que se saiba).

3ºCombate ao narcotráfico!sim senhor, tem efectuado 1 ou 2 operaçoes por ano, umas bem ou mal sucedidas( fica no segredo dos deuses as mal sucedidas).

Mas fazem-nas.

E sobre este 3ºponto existe um sobreposição de meios incrível( grande problema em Portugal),existe 5 grupos a actuar no mar no narcotráfico e fiscalização,GNR,Policia Marítima( 2 grupos ), e no CF(corpo de fuzileiros) existe a BF1( UPN,BF1 e Pelotão de Abordagem) e Dae.Se entre a GNR e PM é grave existir sobreposição, ainda é mais grave é no corpo de fuzileiros haver 3 grupos!4 unidades mas que o BF1 e UPN concorrem a mesma escala de embarques.O papel do PelBoard não se percebem bem, não faz acções directas( podem fazer todas menos resgates a reféns), mas vai para a Somália fazer acções de vestoria em combate a pirataria, logo não faz a verdadeira missão para o qual foi criado, fiscalização das aguas nacionais, pois ficam sem efectivo. o Dae nem faz em Portugal nem em missões externas,( não percebo  :shock: )

A duplicação de forças (GNR e PM) é algo sabido, mas isso são guerras entre capelinhas e pelos tipos que mandam. A duplicação entre PelBord e DAE é inexistente, já as unidades oficialmente não fazem a mesma coisa. O PelBoard foi criado depois da Armada ter feito parte do bloqueio marítimo à Bósnia. Como foi sentido a necessidade de haver uma unidade mais capaz desse tipo de missão do que o pessoal do BF1 e como o DAE tinha tão poucos elementos, essa unidade foi criada. A missão na Somália vem de encontro a isso mesmo. O DAE é o topo e como tal só faz as missões mais sensíveis ou/e mais mediáticas.

Sobre a missão que referiu e bem, foi o Dae.Mas na semana anterior tinha havido outra da Policia Marítima,PJ e Fuzileiros(BF1) nos mares dos Açores durante uma operação SAR.Tal como outras que acontecem diariamente e não sao divulgadas.

SAR com PM, PJ e Armada? Deve ter-se enganado na operação, talvez tenha sido uma abaordagem a um navio suspeito de carregar estupefacientes. Isso deve ter acontecido por uma questão de disponibilidade (€) e pelo facto de os Fuzos do BF1 já se encontrarem nos Açores.

Podia alargar mais o texto de exemplos e das minhas interpretações das noticias,pois  como contribuinte preocupo-me com gestão do NOSSO dinheiro ( que cada vez é mesmo),e que tem que ser bem empregue.

Claro que sim, a mim faz-me confusão haver tanta duplicação/triplicação de meios e missões, mas não parece-me que acabar com o DAE resolva isso. É provavel que se acaba-se com o DAE o PelBoard assumi-se essas funções em conjunto com as inúmeras unidades que mencionou anteriormente (e também o GIOE, afinal nenhuma é anti-terrorista).

O papel do Recon Dos Fuzileiros neste momento é nulo,nem sao tropa de elite nem sao operaçoes especiais, não sao nada!

O DAE não é nem nunca foi apenas uns Recon.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
« Responder #223 em: Dezembro 03, 2011, 05:41:22 pm »
o Srº falou na Goe, Rangers, Gioe.Sobre os Rangers nem vale a pena falar pois tem um emprego muito muito muito reduzido, o Goe e Gioe(conhecia por outro nome),sao totalmente diferentes do Dae, pois são policias e têm como missão principal a segurança interna do pais,também tem missões externas com missões secundarias mas em numero reduzido (embaixadas no estrangeiro e em Timor, como por exemplo).
Nas ultimas 3 décadas o GOE já teve mais missões no estrangeiro que todas as outras forças de segurança e armadas juntas.

A titulo de exemplo e abre-olhos:
Veja, neste fórum, aquele exercício de pesporrencia desmedida que foi o suposto resgate de cidadãos portugueses de Angola por parte da nossa FA/Pàras? Mas quem é que já estava no terreno, no duro, a fazer o mais dificil e por lá continuou?

Nenhuma força ou corporação tem (neste preciso momento que estou a escrever) pessoal espalhado por mais cantos deste mundo que a PSP (e concretamente a UEP).
::..Trafaria..::

*

zionTrue

• 11
  • +0/-0
« Responder #224 em: Dezembro 03, 2011, 11:35:44 pm »
Boas!Caro Trafaria.
Nao disse que o Goe não tem missões!o meus textos é que sao maus...e não me expliquei melhor  maneira.
Felizmente o Goe tem mais missões no estrangeiro que me Portugal, o nosso pais é pacifico!O que disse foi que o Goe e o Gioe sao diferentes do Dae, e que nem valia a pena falar dos Rangers( por muito respeito que tenho pela aquela unidade e grupo).

Caro Cabeça de Martelo!Os Fuzileiros foram como Companhia para Timor,e Bósnia, e não lhe foi atribuído a responsabilidade de OE, foi a rangers na altura!Afeganistão existe 1 cargo para um oficial de operaçoes especiais e tem ido um oficial do Dae em rotatividade com outros oficias dos Rangers, desde que começou o Afeganistão foram 2 oficiais!da Guiné dou de barato que o Dae foi empregue,mas o Recon também la estava.

Do congo não me façam rir!treino , treino, treino mais treino........e reconhecimentos e reconhecimentos e mais reconhecimentos!Não vou nem posso falar mais do Congo!

3º Ponto.A PM já tem uma unidade formada pela "S.w.a.t" com capacidade para actuar em qualquer cenário e situações!( não conheço muito bem, os nome e como opera), o que é certo é que já tem missões!
O pelboard já fez missões de narcotráfico pela informação que tenho (100% eficaz), o pelboard tem 10x mais missões que Dae, isto é um Dae faz 1missao o PelBoard faz 10 missões, e ambos com o mesmo numero de efectivos!E Nunca se perderam no mar ou deram tiros no Helis!
Disse algumas coisa engraçadas, mas não as critico a sua parte, deve estar a defender a sua camisola.

Não gosto de grande comparações, mas vou bater na mesma teclar, se houve-se uma racionalização do recursos humanos e financeiros,teríamos um modelos de Fuzileiros portugueses a semelhança dos EUA,que tem o Recon Marine e compre as missões do seu Corpo!Tantos a missões em terra como no Mar.Pelboard e Recon asseguravam as missões que estão atribuídas e haveria a "tal" racionalização que tanto defendo.
Estamos em Portugal, não estamos nos EUA, não há dinheiro, um elemento do Dae é caríssimo!e aproveitamento na pratica é reduzido( felizmente ou infelizmente, não estamos a julgar isso) cada homem custa 40.000€ a sua formação, ganha um suplemento de mergulho e para-quedismo ( devido aos meios de inserção que as operaçoes especiais tem que ter), quantas operação de mergulho real fez na sua existência?ZERO,ganha 250€ por mês, saltos de para-quedismo?ZERO,varia conforme o posto, varia de 150€ a 350€( números redondos). Para o corpo de fuzileiros é um esforço muito grande com pouco resultados!

Peço um favor não me venham falar do Navy Seals, pois não há comparação possível!

P.s: Gosto muito de Call of duty  :D