Os republicanos ainda não perceberam que o 5 de Outubro tinha uma grande vantagem, tornar Portugal mais fraco para perder as colónias ... e depois lá teve de ir para a 1ª Guerra para as defender
A possibilidade da partilha das colonias portuguesas, ou melhor dizendo, da entrega das colonias portuguesas aos alemães para que eles se calassem e não chateassem os ingleses era uma possibilidade real.
Portugal não o poderia evitar se ingleses e alemães tivessem chegado a acordo.
Por isso compreende-se a opção pela entrada na guerra.
Note que eu digo que compreendo, não digo que justifico.
MAs já agora gostaria de uma análise sua sobre uma curiosidade.
Oliveira Marques numa das suas publicações sobre a história do Portugal contemporâneo afirma mais ou menos (e resumindo ao extremo) que com a revolução liberal, a antiga nobreza foi à falência e que foi substituida por uma nova nobreza que na prática era a burguesia com dinheiro que tinha capacidade para comprar um título.
De tal forma, que entre 1807 e 1889, o numero de nobres aumentou da seguinte forma:
Duques: Passaram de 2 para 7
Marqueses: Passaram de 22 para 29
Condes: Passaram de 28 para 174
Viscondes: Passaram de 9 para 388
Barões: Passaram de 7 para 191
Não acha que este tipo de comportamentos, que não decorrem do do regime mas sim das características do português, acabaram por ajudar a minar a credibilidade da monarquia?
Eu, pessoalmente acredito que a plebe de tias de cascais, de deputados cooptados e senhores doutores de universidades duvidosas se lançaria aos títulos nobiliárquicos, transformando a monarquia num circo !
Não teremos nós primeiro que criar condições de estabilidade suficientes para depois escolhermos de cabeça fria o regime ?
Ou melhor, a forma de governo.
Cumprimentos