Caros companheiros de forum,
Em relação ao diferendo republica/monarquia, tenho a dizer que me inclino mais para a republica, pelo facto de não ter muita lógica alguêm ter poder politico por nascer numa dada família. Mas isso é a minha opinião. Até porque se todos recuarmos na nossa árvore genealógica encontramos nobres, padres, servos, ladrões, gente de bem, etc., etc., todos sem exepção, até o pretendente ao trono. Todos somos nobres, clero, servos, burgueses e povão. É uma inevitabilidade estatistica, à qual não podemos fugir. Um dos meus bisavôs, por exemplo, era do clero, o que não deixa de ter a sua piada.
Mas de qualquer maneira não é o regime que faz um pais. Seja monarquia, república, ditadura, democracia ou outro que queiram, o que faz mover e evoluir um país é a sua cultura, educação, acção e vontade populares.
Portugal sempre esteve em crise desde que se fundou até hoje. Quem de interessa por história sabe disso, os periodos em que a crise foi menor foram excepções, não a regra. Nunca foi promovida uma industrialização do pais e por aí fora...
Isto só anda para a frente quando nos convencermos que Portugal é um pequeno país e pouco desenvolvido, mas que tem grandes potencialidades, as quais temos obrigação de desenvolver.
Em relação ao Rei D. Carlos, foi uma pena ter sido morto, porque me parece que era um líder com muita qualidade. E aqui é que mora o cerne da questão, na qualidade... dos lideres e do resto do pessoal. Aqui é que falhamos.
Mas como disse é a minha opinião.
Cumprimentos e um fim-de-semana descansado. O meu não vai ser porque vou para o mato, é que ao contrário de muitos eu com 38 anos ainda lá ando e ninguêm me obriga. Mas o que é a vida sem um pouco de desassossego?