China apresenta primeiras imagens do J-20 - O caça de 5ª geração.Sites sobre defesa da China, publicaram imagens de uma aeronave aparentemente furtiva, que poderia ser a primeira evidência concreta do avançado estágio de desenvolvimento de aviões de quinta geração pela China. As imagens mostram a aeronave estacionada sendo inspecionada e executando testes de rolagem ao longo de uma pista de taxiamento.
Analistas dos Estados Unidos vêem as imagens com algumas dúvidas, por acreditarem que as fotos sejam reais, mas os aviões e suas capacidades nem tanto, embora as fotos publicadas hoje (31.12.2010) parecam genuínas. Notícias recentes vindas da China mencionam que a companhia Chengdu recentemente completou dois caças stealth J-20 demonstradores de tecnologias furtivas, sendo um exemplar usado para ensaios de integração no solo e o outro para ensaios em vôo, para acelerar o programa do caça chinês de quinta geração.
Esta imagem é a mais recente e que parece ser a representação mais realista do novo caça de 5 ª Geração multi-funcional J-20, sendo preparado para corridas de táxi. Pelas evidências, o primeiro vôo poderia ocorrer no próximo ano, contrariando todas as previsões dos analistas ocidentais. O desenvolvimento de tal programa era conhecido há algum tempo, mas nunca foi oficialmente atribuído a um determinado tipo de aeronave ou fabricante.
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Em 2009, o vice-comandante do Exército Popular de Libertação da Força Aérea, Elee Weirong, declarou em uma entrevista na TV que a China tinha vários programas em andamento neste sentido e que um ainda não designado, referia-se a um caça de quinta geração desenvolvido conjuntamente pela Chengdu Aircraft Corporation e pela Shenyang Corporation e estaria em serviço entre 2017 e 2019.
Segundo a avaliação da inteligência dos EUA, aeronaves chinesas de quinta geração podem se tornar operacionais até a virada da década, contrariando previsões anteriores.Pela análise comparativa, os analistas ocidentais concluíram que o caça stealth de quinta geração da china poderá ser radicalmente diferente do caça americano F-22 e do Russo T-50.
"A impressão que temos é que se trata de um avião grande, longo, talvez um pouco maior que o caça russo SU-35, o que faria sentido por um número de razões". Em vários detalhes, o J-20 está mais para o protótipo do Mig 1.42 do que para o F-22 ou o T-50. Rob Hewson, em Jane's informou que a China contratou junto a Rússia a entrega de 117 motores de £32.000 de empuxo para o futuro caça J-20.
"Estes motores seriam adequados para uma aeronave na classe de 80.000 libras - com capacidade supercruise, talvez com menor agilidade do que um F-22, mas com baias de armamento maiores e mais combustível interno", escreve o analista aeroespacial Bill Sweetman, editor da DTI / Aviation Week.
Fontes chinesas afirmam que as aeronaves de produção serão impulsionadas por dois motores turbofan (WS-10) de 13.200 kg de empuxo, juntamente com tubeiras de escape com vetoração de empuxo, ambos feitos na China, com assistência da Rússia.
Tem sido especulado que a Rússia forneceu motores turbofan da Classe Salyut - 14.000 Kg para alimentar os protótipos. Os chineses também podem ter recebido a ajuda da Rússia no desenvolvimento de seções da fuselagem com vistas a redução da RCS (seções retas radar), indispensável a uma aeronave stealth.
Por enquanto, pela análise das imagens, não está claro qual será o sistema de vetoração de empuxo do J-20, se será um sistema com tubeiras móveis igual ao sistema russo ou se será um sistema com lâminas defletoras similar ao F-22, ou ainda, se os Chineses planejam por o caça em serviço sem a vetoração do empuxo e só depois instalar o sistema, que além da parte mecânica, envolve complexas simulações, ensaios e ajustes de software, sendo esta notoriamente, a principal causa de atraso no programa de caças avançados.
Fonte: Defense-update