Muito bem, estão a falar da área onde trabalho já à 23 anos!
Tenho pena que ambos não possam ter estado no 3º Congresso das Escolas, que se realizou no Altice Fórum de Braga, que reuniu os responsáveis de todas as escolas nacionais: Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, Associação Nacional de Directores de Agrupamentos de Escolas Públicas, Associação Nacional de Directores de Escolas e a nossa Associação Nacional de Escolas Profissionais.
Compreendo e concordo com a larga maioria das observações que fazem sobre o momento da Educação no país, mas refiro vários aspectos que a realidade não é bem como a que imaginam:
- Os sindicatos e os professores querem recuperar todo o tempo de serviço congelado no tempo da Troika! Para mim não faz o menor sentido, porque toda a gente perdeu com a vinda da Troika, desde cortes salariais, congelamento de carreiras, até aos despedimentos! Porque motivo têem os professores de recuperar tudo, como se nunca tivéssemos uma crise em Portugal? E os outros portugueses não têem direito?
- Colocação dos professores. Vão desculpar-me mas são os próprios os principais responsáveis, por variadíssimos motivos: Então os directores, sub-directores das Escolas não são professores? Não são os professores a quererem que seja o Ministério a colocar os professores nas Escolas a nível nacional? Os professores recusam que sejam as Câmaras ou a própria Escola a recrutar os próprios professores!!!!! Então entendam-se, querem contratação a nível nacional ou a nível local (quer o STOP quer a Fenprof recusam que sejam as Câmaras a poderem contratar).
Ainda e sobre as contratações e para perceberem o nível de falta de profissionalismo que reina na classe, uma Escola aqui ao meu lado, tem uma professora quase na iminência de se reformar, o que é que a senhora faz para forçar a reforma? Mete baixas, mas por 26 ou 28 dias, para poder ainda trabalhar 1 ou 2 dias por mês. Desta forma a Escola não pode lançar um concurso para pedir um novo professor, porque só o podem fazer quando a baixa for de pelo menos 1 mês. Conclusão, os alunos desta senhora têem 1 ou 2 aulas por mês e falta nos outros tempos lectivos todos!!!!! Onde está aqui defendido o superior interesse do aluno? Pois sim……
- Agora o horário de trabalho. Meus caros, os professores com contrato a tempo inteiro, têem de trabalhar 49 a 50 semanas das 54 semanas que tem o ano e as restantes são férias! É verdade que o ano lectivo só tem 30 a 32 semanas, mas as restantes 22 semanas de férias, são-no para os alunos, não é para os professores!!!!!!
Outro aspecto relacionado com o horário de trabalho. Um professor do quadro e com horário completo, trabalha no máximo 22 horas, incluindo as horas não lectivas atribuídas em horário (por exemplo os Directores de turma, Coordenadores, etc). Mas uma semanas não tem só 22 horas!!!! A semana na Função Pública, de 2ª a 6ª tem 5 dias a 7 horas por dia e com um total de 35 horas de trabalho semanal. Por isso, quando um professor queixa-se que corrige testes em casa e não recebem, isso não é verdade, porque o professor normalmente só está na Escola 22 horas, mas ainda tem mais 13 horas que não estão no seu horário, que o professor gere como bem entender. Um professor dizer que corrige testes em casa sem receber por isso eu respondo claramente que isso não é verdade!!!!!!
- Outro aspecto que eu entendo não fazer qualquer sentido e que não existe em lado nenhum, é a exigência titânica de que todos os professores têem de chegar ao topo da carreira!!!!!! COMO!?!?! Já que estamos num Fórum de Defesa, essa reinvindicação é equivalente como se fizessem o mesmo nas FA e exigissem que todos chegassem a General/Almirante no fim de carreira!!!! Mas isto faz algum sentido? Em que sector ou área isto existe!?!?!??! Talvez só numa República Bolivariana!!!!!
E já agora que falamos na progressão de carreiras. Porque é que apenas o tempo de serviço serve para progredir na carreira? Isso é minimamente justo que um bom professor progrida o mesmo na sua carreira profissional do que a professor que referi umas linhas a cima, quando apenas leciona 1 ou 2 dias por mês e abandona os alunos nas restantes?
É esta sociedade que queremos? Para mim é um disparate!
E já agora, os professores que sabem tão bem avaliar os outros, porque não aceitam ser avaliados?
- Para concluir os aspectos que eu acho que enfermam as Escolas Públicas, reside na forma de gestão das Escolas. O Corpo Directivo de uma Escola Pública é eleito de entre os professores, funcionários, alunos e entidades externas como por exemplo os Municípios. Outra aberração! É verdade que o Ensino Superior tem o mesmo modelo, mas por lá os RH são muito mais instruídos, com muito mais conhecimento e têem uma dimensão incomparavelmente superior!
Reparem, faz algum sentido uma instituição ter alguém à frente que é eleito pelos próprios? Uma instituição não é uma democracia! Uma democracia é o país como um todo, as instituições têem de ter pessoas que possam ser responsabilizadas mas que também tenham o poder de bater com a porta a alguém!!!!
Nunca escondi que faço parte da Administração de uma Escola Profissional. O nosso mandato é dado pelos accionistas (por acaso uma instituição pública controla 99,5% do capital social). Mas se tivermos de despedir um professor, é muito rápido e nenhum sindicato lhe vale!!!! Só a lei e os tribunais podem valer! Eu próprio, posso não ser reconduzido e sou demitido em qualquer altura. E no máximo levo 1 ano de indemnização e até logo se nos virmos!!!!!
Bem, também assino garantias bancárias quando eu nem sequer tenho 1 acção! É no fundo gerir com uma arma apontada à cabeça, se correr mal posso perder os bens pessoais!!!!
Mas o que queria referir é, temos um poder imensamente superior a um Director de Uma Escola Pública, mas também muitas mais responsabilidades. Mas uma coisa é certa, todos remamos para o mesmo sentido, quer queiram quer não queiram. Quando o acionista achar que chegou o nosso fim, vamos embora!
Ah, outro pormenor, nós não temos a enorme mais valia de enviar as facturas ao Medina para pagar. Mas também verdade seja dita que não sabemos o que são cativações, temos total autonomia financeira e administrativa e grande autonomia pedagógica.
Agora um Director de uma Escola Pública ter o poder de despedir um professor baldas….. isso é do ramo da ficção! No nosso caso é pão o pão nosso do dia-a-dia, ou trabalham ou vão embora. Ninguém tem o seu lugar perpetuamente e garantido. Hoje estou eu, amanhã pode estar outro!
Greves, aqui e em 23 anos nunca tivemos nenhuma!!!! Só paramos com a pandemia!
Nós somos certificados pela Qualidade (modelo Europeu EQAVET). O nosso principal objectivo são os alunos e são eles que têem tudo e mais alguma coisa. São os nossos clientes e é deles que dependemos e que nos garantem os nossos salários! Também e ao contrário do que possam imaginar, há uma capacidade instalada nas Escolas que ultrapassa o cada vez menor número de alunos.
Também não sei o que é isso de notas inflacionadas! Existe e acredito, que existe apenas nas Escolas que preparam alunos apenas para o Ensino Superior, que não é o nosso caso. Os nossos alunos são preparados para iniciarem a sua vida activa, a trabalharem, assim que acabarem o 12º ano e posso dizer que temos mais empresas (uma delas as Forças Armadas que vêem cá todos os anos falar com os nossos alunos do 12º ano) do que alunos finalistas. Ainda agora, antes de escrever este texto, estive a falar com um Administrador de 2 Hotéis com centenas de quartos que queria já os nossos alunos todos de Restaurante/Bar e de Cozinha/Pastelaria! Obviamente interessa-nos distribuir o máximo possível por outras entidades, não podemos colocar todos os alunos num só local…..
Também lhes dou razão quando afirmam que os alunos são mais mal criados. É verdade, hoje em dia são muito mal formados. E os motivos são vários, desde a pandemia que os deixou em ambientes….. alguns deles tóxicos, às famílias desestruturadas a pais que passaram dificuldades e acham que a melhor maneira de educarem uma criatura é dizerem que sim a tudo!!!!! Eu não tenho qualquer problema em dizer que não aos meus filhos! Todos os dias eles ouvem um não! Não têem tudo o que querem e quando há algum conflito, sei que a verdade nunca está sempre na versão que eles me contam! Como já cá estou há muitos anos, sabemos que os filhos mentem e manipulam facilmente os pais!
E é verdade que a escola não pode ser o depósito das crianças, mas não nos podemos alhear delas, porque afinal o nosso salário depende deles gostarem de vir estudar para a nossa Escola. Mas as ervas daninhas não têem grande futuro por aqui……
Outro aspecto importante de referir é que nunca estudaram tantos jovens como agora. Agora estuda quem quer quem não quer quem não sabe o que anda cá a fazer…… e temos de dar resposta a todos!
Mas também não tenho dúvida de que se eles estudarem o máximo que for possível, no futuro, vão ser melhores profissionais!!!!
Bem, vou almoçar!