Ingresso nas Forças de Segurança

• 11610 Respostas
  • 1956396 Visualizações
*

pxcastro

• 276
  • +0/-0
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #7515 em: Abril 26, 2010, 03:18:28 pm »
Citação de: "Aoki"
Citação de: "Rui_L"
E pelo que me disseram aqui que acabas o curto podes imediatamente escolher uma especialidade sem teres de cumprir tempo mínimo de serviço, é um vantagem, por exemplo, eu que gostava de ir para as BIR ou CI, acabo por estar "parado" 2 anos, secalhar aproveitando o embalo do curso era logo mais fácil.

Por mim gostava muito de entrar na PSP, no entanto, candidato-me também à GNR e se entrar nesta não fico desiludido!

abraço

Caso entres para a PSP e para a GNR, não vais conseguir ocupar os 2 lugares e vais roubar o lugar a alguém. Queres uma farda vai para Segurança!
Santa ignorância!
Niguém rouba nada a niguém. (Quanto muito, é um furto. Pois, roubo implica violência.)
Caso não saiba! Quando os cursos começam, são sempre chamados candidatos a mais. Normalmente, esses candidatos são para substituir os que desistem ou os que nem comparecem ao curso.
E nos concursos há sempre um grupo de pessoas que não consegue entrar e fica na RESERVA.
Eu também vou concorrer às duas forças.
E quer saber uma coisa?
Do pessoal que eu conheço que concorre, 80% faz isso.

*

NomeFicticio

• 50
  • +0/-0
« Responder #7516 em: Abril 26, 2010, 03:22:25 pm »
Aproveitando esta discussão, falo por mim, sempre quis pertencer a uma força de segurança, e por em prática a sua função, nao tanto olhando ao ordenado pois neste momento ganho o mesmo e gosto do que faço :) ! Mas pessoalmente, por vezes fico um pouco indeciso entre que força escolher, pois á parte das àreas de actuação, e o facto de ser militarizada ou nao, desconheço mais diferenças entre estas 2 forças ! Seria interessante abrir um topico cujo assunto fosse qual a diferença entre estas 2 forças mais genericamente, para orientar os mais desorientados !

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
« Responder #7517 em: Abril 26, 2010, 03:34:13 pm »
Esse assunto já aqui foi abordado neste mesmo topico mais que uma vez.
Dá uma olhadela lá mais para trás...

Metam isto na cabecinha: As diferenças entre a PSP e GNR vão muito para alem da farda e da áreas de responsabilidade.
Informem-se.

Para alguns essas diferenças poderão no fim não fazer diferença nenhuma; para outros podem fazê-la toda.
Repito: INFORMEM-SE!
::..Trafaria..::

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #7518 em: Abril 26, 2010, 04:57:52 pm »
Citação de: "Trafaria"
Metam isto na cabecinha: As diferenças entre a PSP e GNR vão muito para alem da farda e da áreas de responsabilidade.
Informem-se.

Para alguns essas diferenças poderão no fim não fazer diferença nenhuma; para outros podem fazê-la toda.
Repito: INFORMEM-SE!
:G-Ok:

*

CPC

• 101
  • +0/-0
« Responder #7519 em: Abril 26, 2010, 06:16:43 pm »
Apesar de a minha opção recair pela PSP, à que tirar o chapéu há GNR, em algumas coisas está uns passos à frente.
Já tinha visto mas como se fala em diferenças agora, mostro uma sobre um assunto do meu especial interesse:

"Concurso externo de ingresso, para admissão ao curso
             de Formação de Guardas
   da Guarda Nacional Republicana — 2008/2009

.......

d) Não ter menos de 20 nem ter completado 28 anos de idade em 31 de
Dezembro do ano de ingresso (sendo o ano de ingresso aquele em que
terminam com aproveitamento o curso de Formação de Guardas, pelo
que só poderão candidatar-se os indivíduos nascidos entre os anos de
1982 e 1989, inclusive);"

Como podem ver não existe ali qualquer margem de dúvida! E vai até os 28 anos! PSP 25 anos porque? ... Mais uma daquelas perguntas sem resposta..
O facto de ser uma instituição militarizada, cá na Madeira não ter qualquer expressão entre outras coisas, fazem-me escolher a PSP sem sombra de dúvida. Mas que havia muita coisinha que a PSP podia aprender com a GNR lá isso havia.........

Digo eu....

*

PauloAlmeida

• 4
  • +0/-0
« Responder #7520 em: Abril 26, 2010, 07:22:43 pm »
Boa tarde. Gostava que me dessem uma informação, isto das idades por vezes faz-me confusão. Eu nasci a 04/12/1983, como o curso abre este ano e eu ainda tenho 26, posso concorrer? Eu só faço 28 em Dezembro do próximo ano, ou seja, se conseguir entrar e concluir o curso, termino a formação com 27 anos.
Gostava me tirassem essa duvida. Obrigado

*

CPC

• 101
  • +0/-0
« Responder #7521 em: Abril 26, 2010, 07:26:06 pm »
Citação de: "PauloAlmeida"
Boa tarde. Gostava que me dessem uma informação, isto das idades por vezes faz-me confusão. Eu nasci a 04/12/1983, como o curso abre este ano e eu ainda tenho 26, posso concorrer? Eu só faço 28 em Dezembro do próximo ano, ou seja, se conseguir entrar e concluir o curso, termino a formação com 27 anos.
Gostava me tirassem essa duvida. Obrigado

Sim, poderás concorrer apenas para a GNR. A PSP o limite é 25 anos.

d) Não ter menos de 20 nem ter completado 28 anos de idade em 31 de
Dezembro do ano de ingresso (sendo o ano de ingresso aquele em que
terminam com aproveitamento o curso de Formação de Guardas, pelo
que só poderão candidatar-se os indivíduos nascidos entre os anos de
1982 e 1989
, inclusive);"

*

pxcastro

• 276
  • +0/-0
« Responder #7522 em: Abril 26, 2010, 07:34:41 pm »
Atenção ao novo estatuto da GNR:

Artigo 267.º
Condições gerais de admissão
Podem concorrer ao curso de formação de guardas os cidadãos que satisfaçam as condições seguintes:
a) Tenham nacionalidade portuguesa;
b) Possuam qualidades morais e comportamento cívico que se ajustem às características expressas no artigo 2.º;
c) Não tenham sido condenados por qualquer crime doloso;
d) Não tenham menos de 18 nem tenham completado 27 anos de idade em 31 de Dezembro do ano de publicação do aviso de abertura do concurso no Diário da República;
e) Tenham reconhecida aptidão física e psíquica e cumprido as leis de vacinação obrigatória;
f) Tenham como habilitações literárias mínimas o 11.º ano de escolaridade ou equivalente; (2010 é o último concurso com o 9ºano, funciona em regime transitório)
g) Não estejam inibidos do exercício de funções públicas ou interditos para o exercício das funções a que se candidatam;
h) No caso de se encontrarem a prestar ou terem prestado serviço militar efectivo, estejam na situação disciplinar exigida nas condições especiais de admissão ao concurso;
i) Sendo militares em regime de contrato ou voluntariado, sejam autorizados a concorrer e a ser admitidos na Guarda pelo respectivo chefe do estado-maior;
j) Não estarem abrangidos pelo estatuto de objector de consciência;
k) Tendo cumprido a Lei do Serviço Militar, não ter sido julgados como incapazes para o serviço militar, não terem sido considerados inaptos na respectiva junta de recenseamento, no caso de a ela terem sido submetidos ou, tendo sido julgados incapazes ou inaptos, as causas objectivas entretanto forem sanadas;
l) Não tenham prestado serviço militar nas Forças Armadas, nos regimes de contrato ou voluntariado, como oficiais.

*

pxcastro

• 276
  • +0/-0
« Responder #7523 em: Abril 26, 2010, 07:39:24 pm »
Então em 2010, concurso para admissão ao Curso de Formação de Guardas, será para candidatos que nasceram entre 1984 e 1992.

*

PauloAlmeida

• 4
  • +0/-0
« Responder #7524 em: Abril 26, 2010, 07:44:58 pm »
Então pelo novo estatuto já não posso concorrer, certo?

*

Açoriano

• 720
  • +0/-0
« Responder #7525 em: Abril 26, 2010, 07:55:48 pm »
Citação de: "pxcastro"
d) Não tenham menos de 18 nem tenham completado 27 anos de idade em 31 de Dezembro do ano de publicação do aviso de abertura do concurso no Diário da República;
Acho essa idade no novo estatuto da GNR muito mal, então não ter menos de 18 anos a 31 de Dezembro do ano de concurso? Isso quer dizer que um puto de 17 anos pode concorrer, tem é de fazer os 18 antes do último dia do ano e no ano a seguir tira o curso e vai para a rua trabalhar com 18/19 anos.

*

pedro.p

• 48
  • +0/-0
« Responder #7526 em: Abril 26, 2010, 08:22:44 pm »
tenho uma dúvida

tirei um curso nivel 3 posso concorrer a gnr?

*

Açoriano

• 720
  • +0/-0
« Responder #7527 em: Abril 26, 2010, 08:29:35 pm »
Nível 3?
O concurso da GNR este ano ainda vai pedir o 9ºano.
Se tem o 9ºano pode.

*

pedro.p

• 48
  • +0/-0
« Responder #7528 em: Abril 26, 2010, 08:32:20 pm »
nivel 3 que corresponde ao 12 ano

*

Açoriano

• 720
  • +0/-0
« Responder #7529 em: Abril 26, 2010, 08:43:18 pm »
Pode sim e se tiver dentro da idade pode também concorrer à PSP, porque eles pedem o 11º ou equivalente e esse curso nível 3 dá equivalência ao 12º por isso pode.